Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Não é de hoje que me interesso pela Suécia. Não sei explicar o porquê, mas desde pequeno sempre gostei de lá, apesar de nunca ter ido. Durante a minha infância e adolescência, quando jogava futebol no videogame com meus amigos, enquanto eles brigavam para ver quem escolheria o Brasil, eu optava pela Suécia. Ninguém entendia, e na verdade, nem eu. Talvez fosse pelos nomes estranhos dos jogadores, ou pela cor do uniforme ser parecida com a do Brasil, mas a verdade é que não há uma explicação lógica.

Essa simpatia por esse país não ficou só na infância. Até hoje tenho muita vontade de viajar pra lá, o que novamente me coloca como "doido", pois enquanto a maioria quer conhecer os EUA, França, Itália e etc, eu ainda prefiro a Suécia.

Vocês devem estar pensando: "Tá, mas porque ele está falando isso tudo?". Pois bem, de uns tempos pra cá, não sei se todos perceberam, está surgindo uma "moda sueca" na literatura policial. Como sou novo, 23 anos, não posso dizer se esse movimento é antigo, mas creio que depois do sucesso do Stieg Larsson, as editoras brasileiras começaram a abrir os olhos para as bandas de lá procurando novos "fenômenos" editoriais.

Por coincidência ou não, os dois últimos livros que eu postei são de autores suecos, Jan Guillou e Klas Ostergren, e em breve teremos mais, como por exemplo: Traição, da Karin Alvtegen; Ecos dos Mortos, do Johan Theorin, aquele que eu comparei com o Stieg Larsson há alguns meses atrás e outros livros da dupla Roslund e Hellstrom, que ainda não tem nome em português. Além desses, que estão praticamente certos para esse ano, ainda chutaria que Hakan Nesser e Karin Fossum também aparecerão nos lançamentos de 2010.

Quem ganha com isso somos nós, que temos a possibilidade de fugir um pouco dos clichês americanos e conhecer novos ares, estilos e culturas sem precisar sair de casa, somente viajando através das páginas dos livros.

Boas leituras

10 comentários:

La Sorcière disse...
3 de fevereiro de 2010 às 20:12

Oi Thiago!
Também fiquei interessada nos talentos suecos!! O duro é que quando vc lê o livro, os nomes dos personagens são esquisitos, difíceis de guardar e com uma grafia complicada!!
Seu formulário de comentários está ok!
Bj ;)

Anônimo disse...
3 de fevereiro de 2010 às 20:14

Muito legal seu post!!!
É dificil alguém valorizar a literatura nórdica. Acho que o universo deles é tão diferente do nosso: tropical, americanizado, muito voltado pra europa ocidental tb...os escandinavos se destacam muito no cinema tb. Eles mostram, por meio de sua arte, uma particular forma de ver a vida e isso pode ter muito a nos acresentar. A literatura, do mesmo modo que o cinema, pode nos causar estranhamento, em primeira instância, mas se formos em frente, vamos nos deparar com um universo novo e maravilhoso.

abs

Laís Alcantara

Dee disse...
3 de fevereiro de 2010 às 21:33

Hahahaha, daqui a pouco aparece Lilian pra concordar. ;-)

Fora o Stieg, acho que não li nada de lá ainda.

Mas com certeza vale a pena essa mudança de ares.

Anônimo disse...
3 de fevereiro de 2010 às 21:54

Muahauhauhau cheguei, cheguei, cheguei!

Thiago, compartilho totalmente desse inexplicável amor pela Suécia. E eu não fico só na literatura: minha banda preferida é sueca (os 'meus' meninos lindos do Eskobar) e ainda tem o Deus Nórdico mor, o Alexander Skarsgård. (Alguém AINDA não sabe que ele é o Eric Northman de True Blood?)
E claro, os livros. Pretendo ler mais desses autores em breve. (Já que estou órfã do Larsson né.)

Hej då!

MARCINHOW disse...
3 de fevereiro de 2010 às 22:37

Pois é, concordo com a La Sorcière, estou lendo "A Menina que Roubava Livros" que se passa na Alemanha, e tem uns nomes e uns termos meio complicados e acabo puxando a pronuncia pro inglês!

Bom mais quanto a literatura sueca, nunca me interecei e muito menos me indicaram... A um tempo a atras quando frequentava mais a biblioteca, eu via a estante de literatura sueca, mas nunca nem peguei um livro de lá pra dar uma olhada, acabo de perceber que perdi muito com isso!
E você que disse que está cansado dos clichês, uma prima minha me indicou romances policiais russos... eu ainda não tive a oportunidade de ler um, mas fica a dica!

Norma disse...
10 de fevereiro de 2010 às 12:37

Moço, eu amei o seu post. Sério!
A idéia de compartilhar com seus leitores as suas preferências é muito bacana. Bom, eu também não fui à Suécia.
Quando viajei à Alemanha, dei uma passadinha na Áustria e te digo, me surpreendi. Eu não dava nada por lá e acabei adorando. Não sou fã da idéia de seguir o padrão de querer conhecer USA, países europeus de elite e tal. Os paises nórdicos são incrivelmente lindos.

Quanto a literatura sueca esta ganhando espaço internacionalmente, acho que o falecido Stieg abriu muitas portas para escritores que já tinham vontade de ganhar o mundo o fizessem depois de seu sucesso. Estou em busca de um livro maravilhoso para este ano. Quem sabe não seria de um autor suéco... Amo a idéia de ler algo fora dos padrões.

Bjão moço!!! Blog tá lindo!

Anônimo disse...
5 de abril de 2010 às 19:34

Gostaria de saber algumas sugestões de livro para romances policiais
Obrigada
Bjos

cristina-t disse...
2 de setembro de 2010 às 20:29

Olá!
Sou portuguesa, e absolutamente deslumbrada pela literatura sueca! Eu tive a sorte de tropeçar na magnífica Selma Lagerlof quando tinha 14 anos e isso mudou tudo para mim.Daí fui lendo os autores suecos «clássicos», e embora haja muito poucas obras publicadas em Portugal, a internet (vulgo Amazon) deu uma boa ajuda.Depurada,sóbria mas poderosa é assim que vejo a literatura sueca.O meu sonho é aprender sueco para ler no original. Cumprimentos de Portugal!

Cristina Trabazos

Anônimo disse...
25 de março de 2012 às 10:05

Eu estou de igual modo fascinada com a literatura sueca! Ha alguns anos li Stieg Larsson (antes da euforia do filme americano) e apaixonei-me. Ainda não li nenhum que referes mas aconselho vivamente Mons Kallentoft, por muitos considerado o sucessor de Larsson. Estou no 2livro e é impossivel não gostar.
(visto que este post ja tem algum tempo, ja deves ter lido x) )

Adreine Gusmão disse...
18 de novembro de 2013 às 07:40

Thiago, também tenho uma paixão inexplicada por este país! E recomendo que leia Sangue no Inverno de Mons Kallentoft, outro sueco!

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails