Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Livro dos Mortos (Book of the Dead)
Autora: Patricia Cornwell
Protagonista: Kay Scarpetta
Ano: 2010
Número de Páginas: 440
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Quando uma famosa jogadora de tênis de dezesseis anos é encontrada morta em Roma, mutilada e com areia nos olhos, a médica legista Kay Scarpetta é chamada pelos Carabinieri para participar da investigação. O capitão Ottorino Poma ativa a exibição das fotografias tridimensionais do cadáver, numa inovação tecnológica da polícia italiana, e pede que a dra. Scarpetta analise os indícios em seu laboratório particular. A partir da análise meticulosa dos elementos do crime, Scarpetta descobre conexões com a morte de um garoto não identificado, que aparentemente sofria de maus-tratos, e com um festivo churrasco de carne humana numa casa de praia, seguido do rapto de um cachorro manchado de sangue. Esses eventos têm relação com a mesma pessoa, um jovem com antecedentes psiquiátricos que se denomina Homem de Areia. Paradoxalmente, as pistas também levam à velha inimiga de Scarpetta, a maníaca dra. Marilyn Self, que parece guardar alguma relação com o caso.

Fatos: Patricia Cornwell nascida em Miami, em 1956, é uma das escritoras de maior sucesso nos Estados Unidos. Sua personagem Kay Scarpetta foi premiada em 1999 com o Sherlock Award de melhor detetive criado por um autor americano, e é protagonista da série que inclui Post-mortem (Grande Prêmio Francês de Literatura Policial) e Desumano e degradante (Gold Dagger Award de 1993).

OBS: Como vocês podem ver abaixo nos comentários da Amazon, o livro é ame-o ou odeie-o. Eu achei a sinopse interessante, acho que valeria a pena arriscar.

Comentários na Amazon

Média dos Votos
3.2 / 5

703 Votos
5 estrelas:
(300)
4 estrelas:
(62)
3 estrelas:
(38)
2 estrelas:
(78)
1 estrela:
(225)

Boas leituras

13 comentários:

Josiana Rezzardi disse...
5 de fevereiro de 2010 às 13:51

Parece interessante, acho que vou arriscar! Já conhecia o título, mas é a primeira vez que leio a sinopse. Boa dica :)

Thiago Carvalho disse...
5 de fevereiro de 2010 às 14:05

Eu nunca li nada da Cornwell..
Esse me parece interessante. Acho que começarei por ele!! ;)

Natália Alexandre disse...
5 de fevereiro de 2010 às 14:31

Eu li Post Morten, é bom, mas é esquecível, rs, se é que me entende.

A Alê me contou que viu num site que faraão um filme com a Kay Scarpetta... e adicinha quem representará ela??

Angelina Jolie.

A Cornwell está com muita moral, rs.

bjs

Thiago Carvalho disse...
5 de fevereiro de 2010 às 14:36

Pois é!!
Tô sabendo disso, inclusive postei por aqui também essa notícia!!

Foi uma bela escolha!! Muito bela...rsrsrs

Beijos

Anônimo disse...
5 de fevereiro de 2010 às 15:14

Impressão minha ou finalmente estão liberando os lançamentos, Thiago?

Thiago Carvalho disse...
5 de fevereiro de 2010 às 15:23

É.. pelo menos esse é um!! =)

Fiquei sabendo também que em Março a Companhia das Letras vai lançar um da P.D. James, O Crânio sob a Pele.

O nome é legal!! rsrsrs

Beijos

Josué de Oliveira disse...
5 de fevereiro de 2010 às 16:14

As tramas são todas boas. A narração dela que não me agrada. Ah, os personagens unidimensionais também.

La Sorcière disse...
5 de fevereiro de 2010 às 20:13

Gosto muito de Patricia Cornwell e de seus thrillers médicos. Acho que a autora é só para quem é realmente fã do gênero, já que thrillers médicos tem um estilo diferente dos romances policiais.
O gozado é que a descrição de Kay Scarpetta nos livros é bemmmmmm diferente de La Jolie...
Bjs:)

MARCINHOW disse...
6 de fevereiro de 2010 às 12:14

Já peguei um livro dessa autora... mas decidi levar outro livro... E agora acabo de me arrepender... se for tão bom quanto o que você escreveu sobre ele, eu fiz um grande erro, pois o livro que peguei é uma porcaria... devia ter pego esse!

Dee disse...
6 de fevereiro de 2010 às 12:53

Eu não gosto da Cornwell. Li Post-Mortem só Deus sabe como! Odeio assassinos daquele jeito!

Mas dessa sinopse eu gostei...

Norma disse...
10 de fevereiro de 2010 às 12:52

Foi como a Alexandra disse. Scarpetta não é pra qualquer leitor. Os livros dela são muito fortes. Eu estou fazendo a coleção e quase terminando. Como toda coleção, sempre tem 2 livros que desagradam.

Mais ainda sim, Patricia é uma das minhas autoras favoritas pois eu sou apaixonada pelo tema forense e acho que ela descreve com muitos detalhes suas tramas.

Qt ao filme, eu postei minha opinião no meu blog qt a escolha da Scarpetta e na minha humilde opinião, amaria que fosse a Ashley Judd no papel da legista.

Odiamos e amamos a legista Kay.

Bye moço.

Dayane disse...
14 de março de 2010 às 11:56

Eu amo os livros da Patricia cornwell,li primeiro corpo de delito e me apaixonei é meu preferido,logo em seguida li contagio criminoso na minha opiniao maravilhoso agora terminei post-mortem e desumano e degradante tbm perfeito.
Estou louca pra comprar esse novo mas ainda ñ vi nenhum comentario de alguem q tenha feito a leitura,mas vou comprar assim mesmo.rsrs
E como já disseram Patricia ñ é pra qualquer um nunca vi ninguem escrever como ela perfeita recomento esses todos q eu li.pretento ler todos logo.

Anônimo disse...
8 de fevereiro de 2011 às 14:33

Scarpetta não é mesmo pra qualquer um!
E quanto ao filme, como também ja disseram as descrições dela nos livros não condizem com a Jolie. Preferia que fosse a Julia Roberts ou a Kate Hudson. Mas como não sou eu quem decide, agora é aguardar para ver se não estragarão a história do livro com o filme! :*

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails