Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Giallo (amarelo em italiano) é um gênero cinematográfico surgido na Itália na década de 60, mas que se tornou famoso entre as décadas de 70 e 80. Seu nome se dá devido a uma série de livros policiais da época cuja capa era amarelada, e que logo foi associada aos filmes. Inclusive, até hoje os romances policiais na Itália são tratados como Letteratura Gialla.

Os filmes desse gênero são caracterizados por se tratarem de histórias de detetives caçando serial killers cuja identidade só é revelada no final. Muitas vezes somente a mão do assassino aparece nas cenas de morte, artifício esse utilizado para manter o suspense e preservar por completa a lista de suspeitos. Além disso, outras características são: mortes chocantes, normalmente de mulheres (o que leva o gênero um pouco para o lado do terror também), e cenas de nudez.

O precursor do Giallo se chama Mario Brava, que em 1964 lançou o filme "Sei Donne per l'Assassino" (Seis Mulheres para o Assassino), considerado o primeiro do gênero. A partir daí diversos outros diretores como Sergio Martino, Lucio Fulci e, principalmente, Dario Argento - considerado por muitos o sucessor de Brava - arriscaram suas fichas no estilo e criaram obras marcantes, como "Il tuo vizio è una stanza chiusa e solo io ne ho la chiave" (O teu vício é uma porta fechada e apenas eu tenho a chave), baseada no conto "O Gato Preto" do Edgar Allan Poe.

O último filme do gênero lançado foi Giallo (sim, o mesmo nome do estilo), do Dario Argento. O filme conta a história da comissária de bordo norte-americana que conta com a ajuda de um investigador italiano para procurar sua irmã, uma modelo sequestrada por um serial killer conhecido apenas como Giallo, que faz suas vítimas passarem por dolorosas torturas.

Eu fiquei muito interessado pelo gênero e vou assistir alguns filmes para formar minha opinião. Depois voltarei aqui para contar tudo pra vocês, ok? Espero que tenham gostado também. Começarei pelo primeiro. Já estou com o "Sei Donne per l'Assassino" prontinho para assistir aqui. ;)

Boas leituras

4 comentários:

Anônimo disse...
9 de setembro de 2010 às 13:39

Já tinha escutado falar desse gênero (Quando fui à Itália, cheguei a comprar um giallo para dar uma melhorada na leitura em italiano hehehehe), mas confesso que nunca vi os filmes...
Fiquei muito curioso!
Ótima postagem, Thiago!

Abraço

Raphael Montes

Nela San disse...
21 de setembro de 2010 às 18:25

Olà, muito bem feito isso post sobre o "Giallo". Na versão literária começou em 1929 com uma série de livros publicados pela editora Mondadori, antes cada semana, pois quinzenal, chamada "Il Giallo Mondadori". (Sim, os livros tinham a capa amarela). De lá foi a definição que acabou pra ficar em Italia por os policiais, como na França os Polars ou na Alemanha Kṛimi-romane. De Mario Bava hà tbm "La ragazza che sapeva troppo", depois posso aconselhar "La casa dalle finestre che ridono (1976) de Pupi Avati.

Ciao
Nela San
PS Desculpa pra os erros no teu idioma...

Thiago Carvalho disse...
21 de setembro de 2010 às 18:32

Que legal! Temos uma visitante italiana! \o/
Vou procurar esses filmes que você listou, ok?

Obrigado pelo comentário.

Ciao!

Nela San disse...
24 de setembro de 2010 às 19:37

Obrigada, Thiago, efeitivamente sou uma visitante-seguidora deste teu blogue e agradeço que me fiz descubrir o ultimo livro do Matta, O Veu. Policial que ainda nao acabei, mas que me tem "agarrada" às paginas.

Si hà outros conselhos de livros sao bemvindos! Pena sò que trazer-os desde Brasil ao Italia nao è mt economico... seria bom devenir editoura desses talentos brasileiros na Italia mas isso é sonhar... ;-)
Ciao e ancora complimenti per il tuo blog.

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails