Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
sábado, 27 de fevereiro de 2010
A Dra. Catherine Hildebrant, uma professora de história da arte e uma das maiores autoridades quando o assunto é Michelangelo e sua obra, estava tentando colocar sua vida nos trilhos novamente. Depois de ser traída pelo seu marido ela decide pelo divórcio, porém, esse é o menor de seus problemas.

Quando Tommy Campbel, estrela de um time de futebol americano da NFL, é encontrado morto, posicionado exatamente como a escultura de Baco, de Michelangelo, ela é informada pelo FBI que a "obra de arte" feita pelo assassino foi dedicada a ela.

A polícia acredita que a pista-chave que liga o assassinato à professora é o controverso livro que Cathy escreveu sobre Michelangelo e suas esculturas, chamado "Adormecidos na Pedra", e por isso, resolvem contratá-la como consultora para acharem mais rapidamente o "Escultor", como o próprio assassino se autodenomina.

O "Escultor" é meticuloso e extremamente detalhista. Sua obra possui tanta semelhança com a original que até mesmo Cathy teve dificuldades para reconhecer que havia uma pessoa morta por trás da estátua branca pulverizada com Carrara, mesmo tipo mármore que Michelangelo utilizava em suas esculturas.

Começa então uma caçada liderada pelo Agente-Especial-Solteiro-Bonitão Sam Markham, do FBI e pela Bela-Professora-Recém-Divorciada Catherine Hildebrant (romance no ar?) visando parar o “Escultor” antes que ele faça mais vítimas.

O que achei mais interessante no livro, além da trama em si, é que em diversos momentos eu ficava tão curioso a respeito de algumas observações e curiosidades apresentadas sobre Michelangelo e seu trabalho que corria para a internet para me informar melhor e saber se era verdade mesmo. Acho que nunca aconteceu algo parecido comigo com livro algum.

Outro ponto positivo que achei foi a maneira como o autor elaborava os diálogos. De alguma forma ele parecia saber exatamente as perguntas que surgiam na minha cabeça enquanto lia a conversa entre os personagens. O mais interessante é que de repente eu era surpreendido por um deles fazendo exatamente a mesma pergunta que eu havia pensado. Quando isso acontecia eu me sentia como se estivesse participando da investigação através de um personagem que falava por mim. Bem legal.

Como não podia deixar de ser, o livro também tem seus aspectos negativos, como por exemplo, o final (poxa, logo o final?). Não que tenha sido ruim, mas achei que poderia ser melhor trabalhado e com mais surpresas. O final do final (rsrs) até é bem surpreendente (e indica uma possível continuação), mas o seu desenvolvimento nem tanto, pareceu que o autor queria terminar logo o livro, sabe?

Fora o desfecho, outro ponto negativo, que não é nem por mim, mas sim pensando de uma maneira geral, é que existem algumas passagens meio fortes, que acho que nem todos curtem ler, e que também não vou falar sobre para não estragar. =P

Por fim, digo para quem está com o inglês em dia que vale a importação e o tempo gasto, pois o livro é ótimo. Fica a dica para as editoras também. ;)

Nota Final: 9.0

Para mais informações sobre o livro clique aqui.

Boas leituras

9 comentários:

Anônimo disse...
27 de fevereiro de 2010 às 20:37

Olha, achei muito interessante, mesmo!

(Mas não espalha pra ninguém que se eu ler, será só por causa do Agente-Especial-Solteiro-Bonitão tá? =P)

Adorei sua resenha. Faça isso mais vezes. Me deixou mesmo com bastante vontade de ler o livro! =)

Josué de Oliveira disse...
27 de fevereiro de 2010 às 21:23

Putz, escreva mais resenhas, mano! Essa ficou bacana.

Marguerite Gautier disse...
27 de fevereiro de 2010 às 21:36

Também adorei sua resenha! Concisa mas com conteúdo ^^ Volto pra conferir as próximas. Até!

Anônimo disse...
28 de fevereiro de 2010 às 00:47

Qualquer semelhança com O Código Da Vinci e similares é mera coincidência... Ou não?

La Sorcière disse...
28 de fevereiro de 2010 às 18:49

Querido, vc devia resenhar mais vezes! Ficou muuuito bom:)
Dá vontade realmente de ler o livro!
Pense com carinho nisso e nos presenteie novamente com suas opiniões sobre as leituras!!!
Opinião de especialista, vale dobrado!!
Beijão
Alê

Thiago Carvalho disse...
28 de fevereiro de 2010 às 18:54

Valeu mesmo pessoal!! Fico muito feliz por terem gostado =)

A partir de agora todo livro que eu terminar de ler eu farei uma resenha e postarei por aqui!! Ok? \o/

O problema é que com a minha falta de tempo elas vão demorar um pouquinho a aparecer.. rsrs

Beijos para todos e obrigado pelos comentários!!

Lucas Paes disse...
1 de março de 2010 às 11:25

Fala ae rapaz
Parabens pela resenha, ficou boa mesmo.

Gostei do comentário sobre o autor parecer saber as perguntas q surgem na cabeça do leitor. Até pq além de simplesmente ler, o legal dos romances policiais é entrar na história pra tentar decifrar o desfecho (antes do final do livro, de preferência, rsrs)... e ter suas perguntas respondidas dá a sensação de estar no caminho certo.

Só não gostei da nota que deu: 9,0 pra um final pouco trabalhado ??
Mas blz, blz... depois me empresta pra ler, rsrs

Abraço!

Mãe de TI disse...
4 de março de 2010 às 22:56

Primeira vez no site... e estou procurando um novo livro depois que terminei a série Millenium faz umas 2 semanas... e a sua resenha me fez encomendar o livro:) Obrigada

Thiago Carvalho disse...
4 de março de 2010 às 23:01

Olá Karen,

Bem-vinda ao site!! =)
Que bom que gostou da resenha.
Espero que goste ainda mais do livro. Se você não gostar vou me sentir culpado.. rsrs

Beijos

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails