Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Gentlemen (Gentlemen)
Autor: Klas Ostergren
Tradutora: Fernando Semedo
Protagonistas: Henry e Leo Morgan
Ano: 2010
Número de Páginas: 560
Editora: Record

Sinopse: Gentlemen transporta o leitor para a Suécia do pós-guerra, a era do jazz, dos combates de boxe, da poesia e da Guerra Fria, abrangendo, contudo, a conjuntura e mentalidade europeias da Europa dessa época. Um jovem escritor, arruinado, cheio de ilusões e assustado, esconde-se num apartamento em Estocolmo e decide escrever a história dos anteriores inquilinos, os carismáticos irmãos Morgan, que conhecera um ano antes. Henry Morgan, pugilista, pianista, compositor, empregado de bar, cavalheiro à moda antiga, com uma capacidade digna de Gatsby de transformar a vida numa festa e nenhum talento para guardar segredos, fora seu companheiro de boémia em Estocolmo. Até aparecer Leo Morgan, o irmão mais novo de Henry, poeta de renome, bêbado, provocador político, que arrasta o irmão e o jovem escritor para um escândalo envolvendo tráfico de armas e gangsters. De repente, os três homens vêem-se enredados irreversivelmente numa perigosa teia de intrigas.

Fatos: Klas Östergren nasceu em Estocolmo em 1955 e é autor de vários romances, incluindo o marco Gentlemen e sua continuação, Gangsters. Klas foi a estrela principal da literatura sueca por quase três décadas, quando ganhou os prêmios Piratenpriset e Doblougska. Östergren também trabalhou como tradutor, dramaturgo e roteirista para televisão e cinema. Klas também ajudou no roteiro do filme Ondskan, de Mikael Håfström, que foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Ele agora vive com sua esposa e três filhos na cidade à beira-mar de Kivik no sul da Suécia.

OBS: Autores suecos em alta, heim? Eles são a nova sensação do momento. Uma curiosidade: esse filme Ondskan, que Klas trabalhou no roteiro, foi escrito por Jan Guillou, autor do último livro que postei, Madame Terror. Concidência, não? Eu gostei desse livro, acho que vou comprá-lo. Não sei até onde vai a veia policial do enredo, mas acho que merece uma chance.

Atualização 04/02/2010
Descobri que o livro custará R$ 69,90. Depois reclamam que brasileiro não lê. Por esse preço, sem condições.

Comentários na Amazon

Média dos Votos
4.0 / 5

1 Voto
5 estrelas:
(0)
4 estrelas:
(1)
3 estrelas:
(0)
2 estrelas:
(0)
1 estrela:
(0)

Boas leituras

3 comentários:

MARCINHOW disse...
3 de fevereiro de 2010 às 15:41

É parece ser bem legal, eu achei engraçado o fato do personagem ser pugilista e pianista, afinal os pianistas em geral tomam o maior cuidado com as mãos, e o pugilista só luta com as mãos coisa que agride as mãos de quem bate!

Acho que nunca li nenhum livro sueco! Você já me deu dois bons motivos para me ingressar na literatura sueca!

La Sorcière disse...
3 de fevereiro de 2010 às 16:16

Sei lá Thiago, mas não me empolguei com este livro... e olha que gosto de boxe!! Aqui em casa é uma briga: eu quero assinar o canal Combate e meu marido acha um absurdo! kkkk!
Bj

Anônimo disse...
21 de janeiro de 2013 às 11:32

Esses autores suecos são muito bons. Estou comprando vários destes livros. Mas, realmente, R$ 70,00 é absurdo. Quais são suas últimas dicas?

Renner Cardoso

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails