Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
O Véu
Autor: Luis Eduardo Matta
Protagonista: Araci Quintanilha
Ano: 2009
Número de Páginas: 560
Editora: Primavera Editorial

Sinopse: Araci Quintanilha, proprietária da Casa Quintanilha de leilões, no Rio de Janeiro, vive dias de expectativa com a aproximação de um leilão, no qual estará à venda a tela, O Véu. A obra, que todos acreditavam ter sido destruída em um incêndio, havia sido condenada por lideranças muçulmanas, por retratar uma mulher seminua, usando o véu islâmico. O quadro é associado a inúmeras mortes, inclusive a do pintor, Lourenço Monte Mor. Segredos ligam o quadro ao assassinato de Abu al-Horiah, na Árabia Saudita, líder de uma organização conhecida por Azadi - responsável por atentados terroristas. Com a morte de Abu al-Horiah e de seu filho Arsalan, tido como sucessor na organização, acreditava-se que a atuação da Azadi estivesse extinta. No entanto, a organização se rearticula sob o comando de uma mulher, Umm al-Hakika. Rumores sobre o ressurgimento da Azadi coincidem com a chegada ao Brasil de Mohsen Khajepour. Às vésperas das eleições presidenciais iranianas, Mohsen Khajepour é assassinado em circunstâncias misteriosas. Quando o leilão é anunciado e a opinião pública toma conhecimento de que a obra não sucumbiu ao incêndio, Araci Quintanilha se vê arrastada para um redemoinho de acontecimentos nos quais sua segurança está em risco. Ameaçada por terroristas, Araci é tragada por uma conspiração internacional, na qual o quadro se torna a chave de um segredo que pode mudar a geopolítica do mundo.

Fatos: Luis Eduardo Matta é carioca e tem mais de 20 anos de experiência na carreira literária, inclusive seu primeiro thriller, Conexão Beiture-Teeran, recebeu prefácio de Mansour Challita, ex-embaixador da Liga dos Estados Árabes. Na mesma linha de mistério com intrigas políticas e crimes internacionais seguiram-se "Ira implacável" e "120 horas", este pela editora Planeta do Brasil. Paralelamente à ficção dirigida ao público adulto, Matta é autor de ficção juvenil com os títulos Roubo no paço imperial, Morte no colégio e O rubi do Planalto Central, todos pela Editora Ática.

OBS: Legal, mais um romance brasuca \o/. Pena que não sou chegado a thriller com enredos sobre terroristas. =/

Boas leituras

3 comentários:

Dee disse...
27 de fevereiro de 2010 às 11:01

Sinopse muito confusa. O.o

Anônimo disse...
2 de março de 2010 às 17:29

Acabei de ler O véu, gostei muito. Não tem terroristas no livro, é um romance de misterio que fala do mundo da arte e do Irã (mas sem terrorista).Lembrou um pouco Ken Follett e Joseph Finder, mas é diferente.Recomendo para quem gosta de policial.Juliana.

Laura disse...
30 de março de 2010 às 00:44

Obrigada pela dica desse livro. Li e adorei O Véu. Há muito tempo eu não lia um suspense tão bom. A trama é super bem montada. Vou procurar os outros livros do autor.

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails