Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
domingo, 31 de maio de 2009
Olá pessoal,

Chegou a hora de liberar as perguntas que fazem parte do 1º QUIZ do blog Romances Policiais.
Se você não acompanha o blog e não sabe o porquê dessas perguntas, clique aqui.

Eis a lista:

1) Quem venceu o primeiro Edgar Allan Poe Award da história na categoria melhor romance de estréia de um autor americano? (Responda com o nome do livro e de seu autor).

2) No livro “Uma Voz na Escuridão” de Sandra Brown, qual o nome da rádio que a protagonista Paris Gibson trabalha? (Dica: O nome da rádio é a sua própria freqüência)

3) Qual o nome da irmã gêmea de Lisbeth Salander, uma das protagonistas da trilogia Millennium, do autor sueco Stieg Larsson?

4) Qual o verdadeiro nome do detetive Harry Bosch, personagem criado pelo escritor Michael Connelly, e qual era seu codinome na guerra do Vietnã?

5) Qual o nome do casal de escritores que foram os únicos a terem seus livros individuais presentes simultaneamente na lista dos mais vendidos do New York Times?

6) Agatha Christie inspirou-se em que caso real, ocorrido em 1932 nos EUA, para criar o enredo do livro Assassinato no Expresso do Oriente?

7) Qual série americana, protagonizada por 4 mulheres, transmitida pelo canal ABS, foi inspirada nos livros de James Patterson?

8) Antes de pensar no nome Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle rascunhou qual outro nome para seu mais famoso personagem?

9) Ela nasceu em Atlanta, Georgia e cresceu em Baltimore, Maryland. Já venceu os prêmios: Agatha, Anthony, Edgar, Nero, Gumshoe e Shamus. De que escritora estamos falando?

10) Antes de se tornar escritor, ele trabalhou com crianças violentadas e com problemas mentais, dirigiu limusines, foi garçom e carregou caminhões. Tem 9 livros publicados, sendo que 3 deles foram adaptados para o cinema. Um desses filmes foi indicado a 6 categorias do Oscar, vencendo 2 delas. De quem estamos falando?

11) Qual personagem de um dos livros de John Katzenbach teve seu nome tirado de um conto folclórico alemão?

12) No livro Velocidade, do escritor americano Dean Koontz, que doença deixou Barbara, a noiva do protagonista Billy, em estado de coma?

13) Qual o primeiro livro que o escritor belga Georges Simenon, criador de um dos mais conhecidos personagens da literatura policial, Jules Maigret, escreveu com seu próprio nome?

14) Qual livro, inicialmente escrito por Raymond Chandler, que escreveu seus primeiros capítulos, foi terminado por outro famoso escritor? Que escritor era esse?

15) Em quais histórias o detetive C. Auguste Dupin, personagem criado por Edgar Allan Poe, aparece?



16) Quem é o escritor da foto?







17) A foto ao lado é capa de qual livro? Quem é o(a) autor(a)? (do livro e não da capa)




18) Qual o apelido do vilão do livro A Lágrima do Diabo, de Jeffery Deaver? Em que data (dia, mês e ano) e local (casa de festas, museu, shopping, parque e etc..) ocorreu a primeira chacina no livro? O que o assassino exigia para não repetir o ato?

19) Além de Van Veeteren, seu mais famoso personagem, que outro detetive o autor sueco Hakan Nesser introduziu em 2006 com o livro Människa utan hund? Qual a nacionalidade de seus pais (do personagem, não do autor)?




20) A foto ao lado é capa de qual livro? Quem é o(a) autor(a)? (do livro e
não da capa)




21) A história do novo livro de Dan Brown, The Lost Symbol, se passa em um período de quanto tempo: 12 horas, 1 dia, 1 semana ou 1 mês?

22) Qual o nome completo da mãe do personagem Jack Reacher, protagonista dos livros de Lee Child? Em que país ela conheceu o pai de Reacher e em que país eles se casaram?



23) Quem é a escritora da foto?





24) Que autor(a) foi o(a) único(a) a conseguir vencer o Edgar, Creasey, Anthony e Macavity Awards e o French Prix du Roman d’Aventure em um mesmo ano? Com qual livro ele(a) conseguiu tal proeza?

25) Em um determinado livro da escritora inglesa Ruth Rendell, considerada por muitos a sucessora de Agatha Christie para o posto de Rainha do Crime, a autora começa a história com uma frase que esclarece de cara: o assassino, as vítimas e o “motivo do crime”. Que livro é esse e o que diz a frase?

26) Qual o verdadeiro nome do escritor Boris Akunin?

27) Qual escritora é autora da série de livros intitulada “Crimes do Alfabeto” ou “Crimes do Abecedário”, cujos títulos de seus livros seguem a ordem alfabética?

28) Como Archie Goodwin, assistente de Nero Wolfe, personagens criados pelo escritor Rex Stout, cita o peso de seu companheiro?

29) De qual filme veio a inspiração de Janet Evanovich para criar uma protagonista caçadora de recompensas, como sua famosa personagem Stephanie Plum?

30) Qual o único livro do escritor brasileiro Luiz Alfredo Garcia-Roza que seu mais famoso personagem, o Delegado Espinosa, não aparece?

Boa sorte a todos !! Aguardo as respostas de vocês



13 comentários:

Anônimo disse...
31 de maio de 2009 às 20:45

u-hu! a minha ídola Janet Evanovich tá na lista de perguntas! Stephanie Plum rules!

amei.

Mas non vou responder. Fiquei fula só de saber que a Lisbeth tem uma irmã gêmea, pow. isso é spoiler, pronto-falei.

(Brincadeira.)

Thiago Carvalho disse...
31 de maio de 2009 às 21:17

auhuahauah..

Foi um spoiler de leve.. =P
Aguardo suas respostas !!!

Bjoss

Vanessa disse...
1 de junho de 2009 às 11:06

Sério, esse sujeito da foto não existe! Diz a verdade aí, Thiago, é montagem!!!
Tô desde ontem pesquisando e nada...O pior é que não me é estranho!

Thiago Carvalho disse...
1 de junho de 2009 às 11:12

uhauhauha..

Não é não Vanessa..
É mais fácil do que você imagina

Tá até fácil acertar!! Poderia ter escolhido uns bem mais difíceis.. mas como sou bonzinho, facilitei pra vocês.. =)

Procura aí que você acha.. ;)
Boa sorte

Beijoss

Vanessa disse...
1 de junho de 2009 às 12:10

Ah, eu desisto! Já procurei foto de todos os escritores que eu conheço (e os que eu não conheço também!!!). :(

Josué de Oliveira disse...
1 de junho de 2009 às 13:37

Fiquei preso na pergunta 25, mas já descobri a resposta. A da doença da esposa do Billy tá matando - a única que não respondi até agora, e já estou na 28, que me parece meio vaga...

Thiago Carvalho disse...
1 de junho de 2009 às 14:55

Pois é Josué..

Tive que colocar algumas mais específicas pra dificultar um pouco as coisas.. senão seria fácil demais.

\o/

Dee disse...
1 de junho de 2009 às 16:26

Mais específicas = mais difíceis, vou-matar-vocês-com-a-dificuldade.

/prontofalei

Mas non vou responder. Fiquei revoltada só de saber que a Lisbeth tem uma irmã gêmea, pootz. Isso é spoiler, garoto. [2] o/

Thiago Carvalho disse...
1 de junho de 2009 às 16:41

Ahh Dee..

Spoiler?? Isso não afeta em nada a história..
Só se for um microspoiler.. rsrs

Ocorre a mesma coisa com as outras perguntas.. ex: a rádio que a mulher trabalha, o nome do irmão do jack reacher e etc..

Não tem como fazer uma pergunta sobre um livro sem contar algo sobre ele..

Josué de Olivera disse...
1 de junho de 2009 às 17:22

Na boa? Não é spoiler. Relaxem, meninas.

Christiano Pinto disse...
1 de junho de 2009 às 19:25

Affffe, Thiago. Pegou pesado!!!!!
Não sei se terei tempo para reponder o quizz. Estou muito atrapalhado com algumas coisinhas aqui, e meu computador resolver ficar de sacanaem com a minha cara...

Abrãção e boa sorte a todos!!!

Lori disse...
3 de junho de 2009 às 13:49

Se eu contar que pesquisei as duas primeiras perguntas no google e não achei....sera que alguem acredita...e olha que abri tudo relacionado...beijokas elis!!!

Nessa disse...
8 de junho de 2009 às 10:05

Cadê o resultado do Quiz?????

Quero muuuuito saber quem é o sujeito da foto... rsrsrsrs

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails