Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quinta-feira, 22 de abril de 2010
A Equipe de homicídios liderada por Goran Gavila, um criminologista que mesmo civil tem mais influência sobre ela que o próprio inspetor-chefe Roche, um líder preocupado somente com holofotes, encara seu pior desafio: seis braços direitos de meninas entre 9 e 13 anos são encontrados em um bosque. Cinco dessas crianças identificadas desapareceram na última semana, restanto apenas a última menina, que a equipe acredita estar viva.

Conforme a investigação evolui, ao invés das pistas encontradas levarem ao serial killer responsável pelas atrocidades, elas conduzem os investigadores a diferentes caminhos. Cada cadáver que emerge faz com que os policiais tenham que investigar outros crimes cometidos no passado, o que dificulta e atrasa o rumo das investigações. Para ajudar a equipe formada por: Gavila, um criminologista e pai solteiro que luta para esquecer a dor do abandono repentino de sua esposa; Stern, o agente durão famoso por suas balinhas de menta; Boris, o galanteador e atrapalhado, porém prestativo, especialista em interrogatório e Sarah Rosa, a fria e ciumenta agente especialista em tecnologia, Mila, uma misteriosa e fechada especialista em encontrar pessoas desaparecidas é recrutada de última hora.

Os personagens da trama são bem entrosados, até porque já trabalham juntos há bastante tempo, sendo Mila a única novata, que chega com uma certa desconfiança da equipe, principalmente por parte de Sarah Rosa, que parece se incomodar por deixar de ser a única mulher no time. Porém, assim que descobrem as qualidades da moça, aos poucos, a "abraçam" na equipe, principalmente Goran, por quem a moça passa a ter grande admiração e Boris, que se encanta com a novata ( romance? leia o livro e descubra! =D ).

Agora, depois de apresentar um pouco da história a vocês, falarei mais sobre minhas impressões sobre o livro. Já adianto que no geral, achei-o muito interessante. O autor logo na primeira página nos apresenta o primeiro de diversos relatórios que vão aparecendo na trama sobre um misterioso detento cujos habitos são bem estranhose além disso, a investigação foi muito bem conduzida, o que me manteve preso durante toda a leitura. Fora o fato de que o tema principal nos instiga a pensar sobre o que pode ou não ser considerado crime e o quanto alguém pode ser culpado mesmo não tendo encostado um único dedo na vítima.

Como todo bom romance policial, várias reviravoltas marcaram presença no livro, o que é sempre ótimo para evitar monotonia e desinteresse. As tramas paralelas, como um antigo caso mal sucedido da equipe, o problema de Goran e sua ex-mulher e um suspense envolvendo o passado de Mila, só aumentaram a tensão e a vontade de chegar logo ao final do livro, que tenho que admitir que ainda não sei se gostei. Explicarei o porquê abaixo.. rsrsrs

Como nem tudo são flores e nada é perfeito, "O Aliciador" também tem suas falhas, na minha opinião. Não sei se por problema de tradução ou do autor, boa parte das reviravoltas pareceram meio confusas para mim. Tudo bem que em no máximo 5 páginas essas dúvidas eram sanadas, mas é meio chato ter a impressão, mesmo que momentânea, que não entendeu alguma passagem e ter que voltar o texto. Talvez seja um recurso do autor para surpreender na surpresa da reviravolta, se é que me entendem ( meio confuso isso... rsrs ).

Outro fator que me incomodou foi incluir elementos que não estavam previstos na sinopse nem em informações sobre o livro, e exagerando um pouquinho diria que poderia até mudar o "estilo" ou "classificação" do livro. Não quero citar o fator para não "spoilear", apesar de não considerar dessa forma ( tem gente que é chata com isso ), mas parece que o autor não sabia sair da sinuca de bico que se enfiou e tirou uma carta da manga. Resumindo, achei desnecessário.

Agora o final, o tão esperado final, rsrs. Como disse acima, não sei se gostei ou não, pois achei-o surpreendente em parte, mas não como um todo. Quando finalmente o desfecho da história aparece, o livro acaba e fica aquela impressão de algo solto. Pode ser porque o livro tenha uma continuação prevista pelo autor, não sei, o que é totalmente viável de acontecer, até pelo sucesso que o livro fez. Mas no geral, como disse acima, o livro é muito interessante e vale o dinheiro investido

Minha grande dúvida após a leitura do livro é: qual o principal objetivo de uma equipe de homicídios? Será que esse objetivo realmente foi atingido? Deixo essas perguntas no ar para vocês me responderem depois que lerem também. ;)

OBS: Sim, são 3:30 e eu ainda to acordado. =P. Culpa desse livro, que me fez varar madrugada lendo e resenhando.

Nota Final: 9.2

Para mais informações sobre o livro, clique aqui.

Boas leituras

41 comentários:

Simone Santiago ( Luka ) disse...
22 de abril de 2010 às 08:07

Thiago,
Ganhei esse livro no blog da Alê.
Adorei passar por aqui e conhecê-lo um pouco mais.
Depois que eu ler, volto aqui e compartilho com você.
Beijos
Luka.

Miriam disse...
22 de abril de 2010 às 09:21

Oi, Thiago!

Estou com muita vontade de ler esse livro. Ele está na 'fila' e assim que ler te conto o que achei...

um beijo!

Anônimo disse...
22 de abril de 2010 às 11:20

Hahaha você ficou confuso e agora eu é que não sei se quero ler ou não o livro. Mas acho que sim, vou dar uma chance a ele! :P

Thiago Carvalho disse...
22 de abril de 2010 às 11:25

Ok meninas,

Estou aguardando a opinião de vocês também!! ;)

Lilian,

Dá uma chance sim, vale a pena!!
O fato de não saber se gostei ou não do final não é ruim. É até legal ter essa dúvida, faz a gente refletir um pouco sobre a leitura.

;)

Leninha Sempre Romântica disse...
22 de abril de 2010 às 14:07

Esse é um daqueles livros fortes!
Qem sabe ainda topo com ele pela vida, boas indicações que não faltam!
Adorei a resenha!

Leitura Nossa disse...
22 de abril de 2010 às 15:16

Thiago, mas que resenha é essa?? Conseguiu me deixar ainda mais curiosa pra ler esse livro...

beijos,
Dé...

Thiago Carvalho disse...
22 de abril de 2010 às 17:35

Leninha e Débora,

Obrigado pelos comentários.
Recomendo o livro sim, e se forem ler, espero que gostem tanto quanto eu.

Aguardarei aqui a opinião de vocês também.

Bjos

Deya Broto disse...
23 de abril de 2010 às 15:58

Thiago,

Comecei a ler esse livro ontem. Estava super ansiosa pra lê-lo, pois todas as resenhas que vi até agora sobre ele foram ótimas. E você conseguiu me deixar com mais vontade ainda de ler. Quando eu terrminá-lo, volto a comentar aqui minhas impressões sobre ele.

Abraços,

Thiago Carvalho disse...
23 de abril de 2010 às 16:47

Ok Deya!

Vou aguardar sua opinião. Espero que goste dele também. ;)

Bjoss

Bonespedia disse...
25 de abril de 2010 às 12:27

Moço, a resenha bem que me lembrou as histórias apresentadas na série Criminal Minds. A equipe sempre faz uma mega análise comportamental das cenas de crime e acaba chegando ao verdadeiro culpado antes dele cometer o próximo crime. O foco maior nesse caso é mesmo estudar o criminoso e chegar até ele por esses "dotes" da equipe. Juro que ao final de alguns episódios o meu cérebro já havia virado pudim e eu tinha que ficar pensando em como, porque, razão e circunstância eles conseguiram chegar ao "x", pois é demasiadamente complicado só de olhar.

Como sempre ótima dica. Bjo.

Thiago Carvalho disse...
25 de abril de 2010 às 12:52

Moça,

Também assisto Criminal Minds, e confesso que as vezes acho os episódios meio forçados. A maneira que eles chegam à solução nem sempre é convincente, tipo: "O assassino deixou o corpo de barriga pra baixo, então ele deve morar na rua X número Y." (isso é só um exemplo tosco que inventei.. rsrs). Mas mesmo assim é uma ótima série.

Como sempre, um ótimo comentário seu. ;)

Beijos moça

Anônimo disse...
27 de abril de 2010 às 19:04

Oi thiago muito legal a sua resenha. E tenho que concordar com vc em vários aspectos. O livro é surpreendente e realmente nos prende na leitura. Mas as inúmeras guinadas que o livro dá realmente nos "descolam" do decorrer dos fatos. Às vezes nos surpreendendo com fatos completamente novos,nos deixando um tanto atordoados e alheios, mas, como vc disse, o Carrisi logo engata um novo fôlego e ficamos presos atéo fim. Olha,sinceramente acho que deve haver uma continuação...o final deixa muito essa impressão, não é? tomara!!!! bjs Laís

Ivson disse...
30 de abril de 2010 às 08:42

Oi Thiago, blz?
Acabei de ler o livro e concordo com sua resenha. Achei a "carta na manga" um pouco forçado. De qualquer forma é um bom livro e recomendo. Espero uma continuação...rs.
Abraços. Ivson

Anônimo disse...
3 de maio de 2010 às 17:54

Terminei de ler o livro essa semana! Fiquei confuso em algumas partes .. tipo cronologia dos fatos... mas nada como uma boa releitura com mais calma .. rs. muito bom o livro!

Unknown disse...
4 de maio de 2010 às 20:16

Sem palavras para definir o livro....achei ótimo ! final com gostinho de quero mais e nada previsivel ! ;)

Marcílio Guimarães disse...
7 de maio de 2010 às 18:30

Estou lendo o livro, antes de começar a ler vi esta resenha e fiquei meio decepcionado. Mas estou lendo e estou achando ótimo!

Thiago Carvalho disse...
7 de maio de 2010 às 18:38

Marcilio,

O livro é ótimo, sem dúvidas!
Mas como acredito que não exista nada perfeito, tive que citar os pontos negativos também!! =)

Espero que continue gostando da leitura!

Abração

Marcílio Guimarães disse...
17 de maio de 2010 às 11:14
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcílio Guimarães disse...
18 de maio de 2010 às 10:29

Finalmente acabei de ler (semana passada). Concordo com você que no final do livro fica um pouco a desejar. Quando eu estava no meio, eu olhava quantas paginas faltava e pensava: "será que vai dar para ele continuar a história neste livro?". Achei muito engenhoso, e as cenas muito fortes (olha que tenho experiência com coisas assustadoras). Acredito que não esteja apto a avaliar, ainda tenho pouca experiência no gênero policial. Mas foi um dos melhores livros que já li. Até despertou mais meu interesse pelo Romance Policial do que a literatura fantastica de terror, como Stephen King.
Acho totalmente recomendável, para os não fracos.

Anônimo disse...
20 de maio de 2010 às 01:36

Poo acabei de le, na verdade semana passada !
O livro é muitooo bom!!!
O final realmente .... mas ta bom tbm , o livro em si se supera!
Espero q tenha uma continuação , mas vale muito a pena !
Um livro que te prende , mas a historia do cara rico lá é a mais impressionante!!!
Comprem já!

Anônimo disse...
20 de maio de 2010 às 02:05

Brilhante!!!
Uma obra-prima.

Anônimo disse...
24 de maio de 2010 às 14:53

Alguem sabe me indicar um livro similar ou tao bom qnto e sobre sirial killer??

De Tudo um Pouco disse...
3 de agosto de 2010 às 13:24

Para mim o livro foi bem até a metade depois desandou com muitas estórias paralelas sem que o autor conseguisse criar um vínculo. O final encontrado de uma forma atrabalhoada (Crim.Gavila) foi desastroso. Como é o primeiro livro do autor esperemos melhoras no futuro, se tiver.

Unknown disse...
10 de agosto de 2010 às 20:31

Acabei de ler este livro faz 7 dias...não consigo tirar os detalhes da memória. É um suspense do inicio ao fim, seu desfecho é perfeito. Recomendo, ótimo livro!

Anônimo disse...
23 de agosto de 2010 às 10:36

Oi Tiago, entrei aqui por acaso... mas não é por acaso que vou continuar te visitando,rs, pois adorei sua forma de expressão. Adoro este tipo de leitura, forte, impactante, e vou correndo comprar o livro. Ah, você já leu a chelsea cain? Aposto que sim, rs, li dela o Coração Ferido e o Coração Apaixonado. Dizem que o terceiro 'Coração Magoado' ainda vai sair, e estou ansiosa à espera. Você a conhece? Adorei te conhecer e virei sempre te visitar, ok. Beijos no coração.

Thiago Carvalho disse...
23 de agosto de 2010 às 11:08

Olá Anônima,

Que bom que gostou do blog. Fico muito feliz. =D
Conheço a Chelsea Cain sim. Não tive a oportunidade de ler Coração Apaixonado, mas li Coração Ferido e o achei muito bom. O terceiro livro será chamado aqui no Brasil de Coração Maligno e deve ser lançado em Novembro. Essa trilogia tem feito bastante sucesso.

Espero ter ajudado. Volte sempre!
Beijos

Lorran Feital disse...
12 de setembro de 2010 às 12:08

Cara, quero muito ler esse livro.
Você só me deixou com mais vontade ainda.
Adoro livros que não nos deixam dormir; :P
Abraço

Anônimo disse...
10 de novembro de 2010 às 00:50

O terceiro livro CORAÇÃO MAGOADO já está nas livrarias, mas não tive tempo ainda de ler. Tenho certeza de que terá o mesmo sucesso dos outros dois que fazem parte da trilogia.

Não deixe de ler, amigo, pois tenho certeza de que você vai adorar a autora e seu jeito inteligente de escrever.
Beijos,

Daniel disse...
24 de dezembro de 2010 às 02:52

muito bom o seu blog. Eu comprei esse livro por acaso, mas não li ainda, mas assim que terminar "O Jogo do Anjo" vou ler. Abraço

Isabela disse...
17 de janeiro de 2011 às 03:27

Tb entrei no seu blog por acaso e gosto muito! Vai a dica para quem gosta de livros sobre seriais killers recomendo Grau 26 de Anthony E.Zuiker, o Cirurgião de Tess Gerritsen! O livro Aliciador é excelente! Lavoura de corpos de PATRICIA DANIELS CORNWELL! Recomendo o livro de leitura básica da Ilana Casoy, Serial killer:louco ou cruel, este último dá pra baixar gratuitamente!O livro "Não conte a ninguém" tb é bem legal! Abraço à todos!

Isabela disse...
17 de janeiro de 2011 às 03:39

Ah sim...esqueci de falar do livro Detetive de Arthur Hailey! Muito bom tb...vale a pena. Abraço a todos

Mary Zombie disse...
20 de setembro de 2011 às 14:44

Estou tentando conseguir esse livro em uma troca no skoob e a resenha me animou ainda mais. \o/
Todas as pessoas q eu perguntei sobre esse livro falaram q ele é ótimo, mas q realmente tem esse "probleminha" no final do livro. Mas pela resenha eu vejo q não é nada q sacrifique a qualidade do livro.
Ótima resenha! ;)

Anônimo disse...
26 de março de 2012 às 17:20

este livro e bom. ja li, mas tem melhores

Marise disse...
29 de junho de 2012 às 16:36

Estou lendo...
Tô achando muito interessante, principalmente porque o suposto assassino, suicidou!pensei...uai..o que vai rolar agora, como vai ser isso??!!!?
mas as reviravoltas estão em cada página!!
as "sugestões" de hipóteses desenvolvidas pelos investigadores prende muito a atenção..a parte que a garota "se" descreve no cativeiro, e como foi parar lá ... é muito sinistro..
Até agora tô amando!!

Marise disse...
5 de julho de 2012 às 15:10

Oi Thiago
Tô amando o seu blog...achei ele por acaso,gosto muito..muito de ler,romance policial, de investigação..adoro um crime...um serial killer.. uma trama bem elaborada, que prende atenção..e faça com que a gente não tenha vontade de parar de ler. Aqui encontro ótimas dicas e comentários.
Aí..acesso a estantevirtual,e faço minhas compras.
Parabéns.
Você vai me ver sempre por aqui dando "palpites".

Marise disse...
25 de julho de 2012 às 09:42

Adorei o livro..muito bom mesmo!!!
também procurei outros do autor :[
Vamos aguardar....
Já tô de olho nesse " Sopro do mal" de cara já gostei do título!

Thiago Carvalho disse...
25 de julho de 2012 às 11:33

Pessoal, só para esclarecer, O "Sopro do Mal" é o "Aliciador" porém, em português de Portugal!

Cuidado pra não comprarem livros repetidos.

Fiquem atentos!

Marise disse...
27 de julho de 2012 às 09:58

Ahhh...que alívio!!!!
Obrigada pelo esclarecimento

Anônimo disse...
31 de julho de 2012 às 10:04

Oi!

Li o livro essa semana e me parece que tudo converge para a "redenção" da personagem...mas que parece incompleto parece...

Unknown disse...
28 de janeiro de 2013 às 14:15

Estou lendo e simplesmente adorando!

Anônimo disse...
19 de abril de 2013 às 10:57

História pesada que me deixou perplexo em certos trexos, mas é assim que eu gosto... SENSACIONAL!

Depois de "Grau 26" e "O aliciador" eu embarquei numa história mais leve para limpar a mente...rsrs

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails