Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
domingo, 21 de março de 2010
Na falta de lançamentos, que tal falarmos um pouquinho sobre os diferentes tipos de história que encontramos na literatura de crime e mistério? Interessante, não? Por isso resolvi fazer um resumo de cada um deles que eu lembrei.


"Whodunnit", abreviação de "who done it?" (quem fez isso?), é o tipo de história cujo foco está no autor do crime, seja ele qual for. Normalmente, nesse estilo, o suspense envolvendo o responsável pelo assassinato/roubo/etc é mantido até o final, sendo revelado somente nas últimas páginas. A grande sacada utilizada pelos autores que escrevem nesse estilo é incluir falsos suspeitos e utilizar reviravoltas na história para poder prender o leitor e fazer com que a história não fique monótona, já que o grand finale só será revelado no fim.


O estilo "Noir" (preto em francês) é caracterizado por conter doses de violência e sexo, além de possuir personagens mais humanizados. Os detetives nesse tipo de história utilizam, além do cérebro, seus punhos para resolver seus problemas. Apesar de serem focados em um crime, outras tramas paralelas também são apresentadas, e são elas que normalmente humanizam o personagem ao apresentar seus problemas e defeitos.


Os "Thrillers Médicos" utilizam, obviamente, conceitos médicos no enredo de suas histórias. Normalmente os responsáveis pela investigação são médicos ou estudantes de medicina, que lutam contra crimes como: epidemias misteriosas, erros médicos, experiências ilegais e etc. Porém, não só de crimes contra a saúde vivem esse tipo de históra, muitas vezes os médicos utilizam seu conhecimento para solucionar também outros crimes fora do âmbito hospitalar.


Parecido com os thrillers médicos em sua estrutura, os "Thrillers Jurídicos" utilizam conceitos jurídicos ao invés de médicos e são protagonizados normalmente por advogados/promotores/estudantes de direito que investigam crimes envolvendo tribunais ou utilizam seus conhecimentos na área para solucionar outros tipos de casos. Grande parte desses thrillers são histórias de advogados lutando pela inocência desacreditada de seus clientes ou promotores tentando colocar atrás das grades criminosos que não foram condenados por falta de provas ou outro motivo qualquer.


Os livros de "Espionagem" tem como foco intrigas internacionais envolvendo agentes secretos em buscas de informações privilegiadas sobre a inteligência inimiga para prever ou planejar ataques . Grande parte desses livros utilizam guerra e/ou terrorismo como pano de fundo e recorrem às mais diversas tecnologias e técnicas de espionagem para entreter o leitor.


Os romances do estilo "Quarto Trancado" são interessantes pois as circunstâncias do crime são sempre misteriosas e incompreensíveis, já que são praticamente impossíveis de acontecer. Vale lembrar que esse tipo não abrange somente crimes em quartos trancados por dentro, impossibilitando a fuga do seu responsável, mas também outros. Alguns exemplos: vítimas assassinadas depois de seu assassino morrer, pessoas atingidas por tiros que percorreram trajetórias improváveis, ou seja, qualquer crime envolvendo situações inusitadas.


Nesse tipo de livro o crime possui "Suspeitos Limitados" e conhecidos, ou seja, o risco de no final aparecer um personagem responsável por eles é nula. Esse fato é o grande atrativo desse tipo de romance, já que desde o início você já sabe quem são os suspeitos, mas não qual é o verdadeiro criminoso e nem seus motivos. Normalmente as histórias desse estilo se passam em locais privados, como festas, jantares familiares, ilhas, ou qualquer lugar que não haja chance de outras pessoas, além dos presentes, terem acesso.


Esse último, mas não menos importante, estilo é autoexplicativo. Livros envolvendo "Serial Killers", ou assassinos em série, são quase sempre interessantes e normalmente envolvem corrida contra o tempo por parte dos policiais/detetives para detê-lo e evitar que ele faça novas vítimas. O mais legal desse tipo de livro é que os assassinos costumam desafiar os policiais deixando pistas para que eles possam chegar até ele. Os investigadores, geralmente profilers (pessoas que traçam perfil psicológico dos criminosos) , utilizam os padrões adotados pelo próprio serial killer para prever seus movimentos e capturá-lo.


Os "Thrillers Psicológicos" são caracterizados pelos danos mentais que os personagens estão sujeitos ao decorrer da história. Normalmente esses danos são causados por jogos que prendem os envolvidos e os levam a situações extremas. Nesse tipo de thriller o autor foca mais nas alterações do estado psicológico dos personagens do que no crime propriamente dito. Um recurso muitas vezes utilizado para explicar melhor a psique dos personagens é o flashback, onde o autor volta no tempo para mostrar acontecimentos passados que influenciaram direta ou indiretamente no comportamento deles.


Os "Thrillers Históricos" são caracterizados por retratarem personagens ou eventos históricos, sendo eles fictícios ou não. Apesar de ser ficção, a licença artística é permitida somente se os autores não desviarem muito a trama da História. Quando isso acontece, ou seja, quando o escritor decide guiar o rumo de seu livro desviando-o da realidade, ele pode acabar caindo em outro subgênero, que é a História Alternativa, conhecida por especular sobre o que teria acontecido se eventos históricos tivessem ocorrido de forma diferente.


Posso ter me esquecido de algum estilo, mas qualquer coisa é só me avisarem que eu adiciono depois (como fez o Raphael ao me lembrar dos Thrillers Psicológicos).

O interessante é que esses estilos, que não são bem estilos e sim tipos de histórias, nem sempre aparecem separados, ou seja, nada impede que um livro possua 2 ou mais deles, e não necessariamente existem separadamente.

Eu tenho os meus preferidos: "Serial Killers", "Suspeitos Limitados" e "Quarto Trancado", e você? Comente e conte-nos quais são. Aguardo a opinião de vocês.

Boas leituras

47 comentários:

Debyh disse...
21 de março de 2010 às 20:14

Com certeza meu favorito é espionagem, mas leio um pouco de td, menos thriller medico não lembro de ter lido nenhum.

Thiago Carvalho disse...
21 de março de 2010 às 20:20

Naahh.. não gosto de espionagem!! =P
Desses acima é o que menos gosto..

La Sorcière disse...
21 de março de 2010 às 21:24

Thiago, eu ia colocar aqui os que mais gosto, mas cheguei à conclusão de que gosto de TODOS os estilos!!!!!! Amo romances policiais:) Em todas as suas possibilidades,cores e glória!
Beijão!

Rodrigo Sena disse...
21 de março de 2010 às 22:25

Que maravilha de post, Thiago!
Escrevo há muitos anos... no entanto, descobri a paixão pelo romance policial há uns dois anos. Como no Brasil, a literatura policial é meio tímida, resolvi entrar para o "mundo do crime". Não sabia que eram classificados dessa forma. Gosto de todos os estilos citados acima. O livro que escrevi e que será lançado (creio eu) até julho pela Editora Multifoco, é um thriller que mistura Whodunnit, Noir, Suspeitos Limitados e Serial Killers... então, pela sua preferência, acho que vai gostar! Hehehe! Quando for lançado, envio um exemplar pra você e outro para sortear entre o pessoal que acompanha seu Excelente blog.
Abraços!

Thiago Carvalho disse...
21 de março de 2010 às 23:26

Grande Rodrigo,

Seria pretensão demais minha dizer que a literatura policial se divide assim. Até pq nunca estudei e nem pesquisei a fundo o tema. Acho que um termo melhor para dividir essas categorias seria tipo de história. Acho que exagerei quando quis dividi em estilos.

Sobre o seu livro, é uma ótima notícia!! Vou cobrar meu exemplar e o do blog, heim.. Promessa é dívida. O pessoal que acompanha vai cobrar também!! rsrs

Abração

Unknown disse...
21 de março de 2010 às 23:36

Cara um dos melhores posts que li sobre o assunto!!!

-Thiago fala ai pra galera qual dos acima é seu preferido!

-Rodrigo se sair em julho mesmo espero que tenhamos novidades sobre seu livro por aqui, pelo que descreveu vai ser ótimo!

Abraço pessoal!

Thiago Carvalho disse...
22 de março de 2010 às 00:21

Flávio..
Eu disse no próprio post os meus preferidos, que são: "Serial Killers", "Suspeitos Limitados" e "Quarto Trancado"

Você que não disse o seu!! ;)

Abraço

Unknown disse...
22 de março de 2010 às 00:36

Opa! Juro que não tinha visto! Re-li o post e achei rs.

Meu preferido é Whodunnit! São os que mais prendem minha leitura. Mas tenho uma queda por todos rsrs

Abraço e boa noite, está tarde amanhã volto pra batalha.

Boa semana!

Josué de Oliveira disse...
22 de março de 2010 às 10:09

Noir e thriller psicológico são meus favoritos.
Acho sinceramente que a força de um policial deve ser medida pela força de seus personagens (ok, principalmente pela trama, mas uma coisa sem a outra fica completamente sem noção). O noir começou com isso, humanizando os detetives mostrando caras que queriam ganhar a vida e se metiam num monte de enrascadas, e o psicológico reforçou, já que, nesse caso, o desenvolvimento deles geralmente se confunde com o da trama em si. Ando numa fase meio suspense psi., inclusive estou escrevendo as primeiras páginas de um, totalmente às cegas. u.u. Será que rola?

claudia disse...
22 de março de 2010 às 12:28

Minhas preferências, são como a sua Thiago, na verdade só acrescentaria mais 2 who donnuit(meu preferido de todos)e trillers médicos. Adorei o post, pois nunca tinha pensado nessas categorias. Sou figurinha carimbada aqui, suas dicas já me renderam excelentes compras e distração. Beijos enormes.

Thiago Carvalho disse...
22 de março de 2010 às 12:39

Josué, o q vc está escrevendo é conto ou romances mesmo? Depois conta mais pra gente. Claro que rola!! Confio nas suas habilidades.. ;)

--

Claudia, que bom que gostou do post!! Obrigado pelo comentário. Beijos pra você também

Bia disse...
22 de março de 2010 às 15:36

Olá Thiago,
Estou aqui para apresentar meu novo blog especializado em Suspenses Românticos, tanto de banca quanto de livraria.

Amor, Mistério e Sangue

Espero que goste!

Deya Broto disse...
22 de março de 2010 às 15:57

Muito bom o seu post, Thiago.
Tirando thriller médico, que ainda não li nenhum, gosto de todos os outros estilos. Aliás, livros policiais são os meus preferidos e os seus posts sempre me dão boas indicações para novas aquisições. Adoro xeretar aqui diariamente. ;P

Abraço

Dri disse...
23 de março de 2010 às 21:07

Thiago,

Adorei o post! Não tinha ouvido - ou lido - nenhuma classificação sobre os tipos de romances policiais e essa está ótima!

Dos tipos citados gosto mais do Quarto trancado, Serial Killer e thriller psicológico.

Abr.,

Bonespedia disse...
24 de março de 2010 às 09:45

Mais um post surpreendente moço. Eu sou super fanática por formatação de post e o seu ficou simplismente tão bonito que fiquei com inveja.

Eu sou fã de Serial Killers, por que será né? Rs.

Novidade não é se eu disser que o post ficou matavilhoso.

Bjão.

Thiago Carvalho disse...
24 de março de 2010 às 10:05

Poxa.. com tanto elogio assim fico até emocionado.. =)

Valeu mesmo pessoal!! É esse retorno positivo que me faz continuar com o blog e procurar cada vez mais coisas interessantes pra postar. ;)

Beijos e abraços pra tod@s vocês

Dee disse...
24 de março de 2010 às 14:23

Acho mais fácil dizer os que eu não gosto: espionagem e thrillers jurídico e histórico. Do noir, não sou FÃ, mas até que gosto.

Uma coisa que eu definitivamente não gosto, e isso em qualquer estilo, é assassino desconhecido. Ele precisa aparecer na história. Essa coisa de ele surgir do nada, no final, não me convence.

Natália Alexandre disse...
25 de março de 2010 às 07:20

Thiago adorei o post. Sou super fã dos thriller médicos. :):)


bjs

Coleção Negra disse...
26 de março de 2010 às 15:41

Thiago, adorei o post! Nota 1000 hehehe
abraços!

C. Vieira disse...
9 de abril de 2010 às 00:02

Ai, tô confusa!

Eu sei que existem vários tipos de livros para se classificar um romance policial. Mas, você não acha que (quero sua opinião particular e completamente leiga, hein? rs) para podermos classificar um romance como policial, basicamente não teria de envolver ao menos um... policial? Ou então alguém, o protagonista ou o assassino, ligado a investigações policiais?

Pegue espionagem, por exemplo, é complicado até mesmo conseguir classificar um livro como espionagem. Imagine então como policial?!

Pegue A Casa da Rússia. É um thriller de espionagem, sem tirar nem por. Mas não consegue ser policial.

Então, como fica esta confusão mental de minha parte? Help meee! :)

Thiago Carvalho disse...
9 de abril de 2010 às 00:09

Oi Stella,

Então, vamos lá..rsrs
Concordo que para ser romance policial, deveria ter pelo menos um policial envolvido. Essa é a minha opinião, porém, não sei se todo mundo segue esse pensamento.

Propositalmente, pensando nisso, que eu decidi falar dos estilos de literatura de crime e mistério, não necessariamente policiais, justamente para não generalizá-los como tal. Entendeu?

Acho que agora deu uma clareada, não?? rsrs
Qualquer coisa é só perguntar!! ;)

Bjoss

Tiago disse...
18 de abril de 2010 às 16:18

Parabéns Thiago! Muito boa sua divisão. Em breve colocarei la no site, alias ja te adicionamos como parceiro, é só la dar uma conferida. (www.sobrelivros.com.br)

Grande Abraço!

Herida Ruyz disse...
20 de abril de 2010 às 12:44

Oi Thiago!
Adorei o post! Eu gosto de todos, mas o que menos me agrada são os de espionagem. Geralmente são forçados demais. Li "A farça", livro muito elogiado, mas é inverossimil demais. O tempo todo ficava pensando...isso é impossivel, ninguém em sã consciencia faria isso, etc. Não dá p/ curtir um livro asssim né?!
parabéns!
Abraço

Anônimo disse...
5 de maio de 2010 às 09:18

A farsa é um livro legal, espionagem, suspense e muitas perseguiçoes a Jonathan.
Também escrevi um livro. Fui

Unknown disse...
10 de julho de 2010 às 10:29

"Serial Killers" e "Suspeitos Limitados"
"Whodunnit",mas eu tenho livros bem variados
pelo fato de que na hora da compre eu só via se era policial,mas agora fica até melhor para escolher, valeu fui...

Anônimo disse...
18 de julho de 2010 às 14:00

tipo,a muito tempo um li um livro que me tirou o sono.tive pesadelos e não consegui terminar.
esse livro é muito bom,e eu queria muito saber o final. eu peguei emprestado de um colega na minha antiga escola.
acontece que não me lembro o nome do livro. mas sei algumas coisas.

a história é a seguinte: uma moça [loira] morre,mas a suspeita é de assassinato. depois de algumas páginas,todos passam a ser suspeitos.filhos,irmãos,o marido e possivel amante. no livro falam várias coisas que nos leva a entender de que foi realmente assassinato.
não me lembro o nome dessa moça;é algo como ROSANA,SUZANA,CRISTINA.. a história se passa num casarão e no hall tem um enorme retrato dela.
se alguém souber.me fale por favor...quero muito saber como terminar.
alguem pode me ajudar ?

Abby disse...
4 de agosto de 2010 às 14:20

oi tudo bem em meio as minha pesquisas policiais achei seu site informativo por que eu estou fazendo meu TCC que é referente ao romance policial

Ariane Melo disse...
26 de agosto de 2010 às 15:23

Thiago..teu blog é muito bom!! Você escreve muito bem, parabéns!
Sobre o post específico, adorei!! Estava pesquisando algum livro para ler sobre thriller Psicológico e foi assim que achei teu blog e já sou seguidora! Mas uma coisa senti falta, ninguém indicou nenhum, só falou sobre os tipos e estilos que gostam.. tens algum Thriller Psicológico para me indicar? Obrigada e + uma vez: PARABÉNS!

Lobo Solitário disse...
9 de novembro de 2010 às 21:15

Um excelente autor de thriller médico é Robin Cook. Confiram "Coma".

Lobo Solitário disse...
10 de novembro de 2010 às 12:52

Mas deixe-me parabenizá-lo pelo excelente post! Eu sou fanático pelo gênero policial e já tinha feito pesquisas a respeito do mesmo, assim como já tinha tirado minhas próprias conclusões sobre determinados estilos, mas nunca tive coragem de colocar isso no papel. Por isso, acho que este post ficou realmente muito bom. Parabéns!

Eu consideraria os estilos "Suspeitos Limitados" e "Quarto Fechado" como "sub-estilos" (digamos assim) do estilo "Whudunnit". Neste estilo (criado pelo grande Edgar Allan Poe e que já foi o meu preferido), acho a Agatha Christie insuperável.

Atualmente prefiro os policiais "Noir" (curto os clássicos como Chandler e Hammett, mas acho que James Ellroy é bem mais... impactante!) e "espionagem" (John Le Carre, para uma leitura mais concentrada, e Frederick Forsyth, Ken Follett ou Jack Higgins, para uma leitura mais ágil. Só li um do Ian Fleming e achei que, perto daqueles que citei, suas tramas parecem -- com todo o respeito -- histórias da carochinha.)

Quanto a thriller jurídicos: Scott Turow.

Serial Killer, lembro de apenas dois livros: "O Espírito do Mal", do autor de O Exorcista e que também tem elementos de terror, e "Apelo ás Trevas", de Dennis Lehane, que também é Noir.

"Thriller médico", como já disse, Robin Cook.

"Thriller psicológico", acho que entraria a Ruth Rendell. E a Patrícia Hishsmith com o seu Talentoso Ripley.

"Histórico"... Seria o caso de Umberto Eco, com O Nome da Rosa?

Mario Jordão disse...
17 de novembro de 2010 às 20:23

Prefiro o gênero noir, exatamente pela humanização dos personagens. Acho importante lembrar que o gênero nasceu comum protagonista durão, o Sam Spade de Dashiell Hammett, mas se humaniza mesmo com o insuperável Phillip Marlowe de Raymond Chandler. Atualmente eu curto muito o Harry Bosch do Michael Connelly.

Gray disse...
7 de janeiro de 2011 às 21:43

Particularmente eu leio de tudo um pouco, mas eu gosto muito dos tópicos "Espionagem", "Quarto Trancado", "Thriller Médico", "Thriller Psicologico" e "Serial Killers". Eu não associo muito as histórias que leio com os tópicos, mas eu sei que já li uma grande maioria dentro do assunto.

Luciano A.Santos disse...
22 de janeiro de 2011 às 15:12

Thiago,

Já li um pouco de tudo, mas gosto mesmo é do noir. Pra mim é o que me permite uma imersão maios.

Excelente post.

Pedro Paulo disse...
25 de janeiro de 2011 às 09:02

Muito bom.
Gostaria de saber quais autores escrevem
livros com temática de Thrillers Psicológicos, Serial Killers e Thrillers jurídicos.

Anônimo disse...
9 de abril de 2011 às 01:30

Eu li "Os homens que não amavam as mulheres", que inclusive é de "Serial Killers", "Suspeitos Limitados" e "Quarto Trancado", e fiquei obcecada por romances policiais. Pesquisei na internet e descobri que os romances policiais são bem comuns na Suécia, eles até tem premiações específicas do gênero.

Se alguém estiver interessado, pesquise: Sjöwall e Wahlöö, Henning Mankell, Håkan Nesser, Åke Edwardson, Camilla Läckberg, Åsa Larsson, Kerstin Ekman, Mari Jungstedt, Liza Marklund, Jan Guillou. Mas já vou logo avisando, alguns desses autores não possuem livros traduzidos para o português.

Ana na Suécia disse...
24 de junho de 2011 às 11:14

Olá,
Adorei esta descrição de estilos e o blogue, parabéns!
Os meus estilos favoritos são: Whodunnit e Noir.
XOXO

Mariza disse...
29 de outubro de 2011 às 22:51

Eu gosto do whodunit e noir.Vc ja leu Lars Kepler?É bom?

Anônimo disse...
3 de dezembro de 2011 às 11:48

Alguem por favor me fale alguns livros do estilo Noir
Aqui meu e-mail carloshpm8@gmail.com

°•·.๓คятค disse...
19 de janeiro de 2012 às 10:26

Olá Thiago!
Gosto imenso do seu blogue! Pois os policiais fazem parte de mim, apesar de ultimamente não andar com muita oportunidade de os ler...

Achei interessante este post, mas para mim seria uma tarefa quase impossível conseguir ser tão minuciosa na divisão de um policial, e sou bem mais simplicista por forma a não correr o risco de engano, por isso acabo sempre por dividir os meus em 3 géneros: Romance Policial quando a história envolve mais do que a própria morte, e se criam relações entre as várias personagens integrantes, acho que uma autora que faz isso muito bem é Mary Higgins Clark, e que nas suas opções se encaixa em várias hipóteses. Segue-se o Policial propriamente dito, cujos intervenientes são polícias ou pessoas ligadas à área criminal, e toda a história se desenrola em torno do crime. E, por fim, os Thrillers, um género bastante abrangente, onde encaixo tudo o resto (incluindo a espionagem, que não sou grande apreciadora).

Pensando, em todos esses géneros dentro do Policial, bom seria difícil escolher os que mais gosto pois como disse é difícil diferenciar o que leio, talvez os que menos goste: espionagem, e alguns thrillers jurídicos e psicológicos, no caso destes últimos porque me deixam um pouco atormentada, e nem sempre consigo gerir o efeito que a história tem em mim, é estranho mas acontece-me, e por isso fujo um pouco deles…

Boas Leituras! ;)*

Anônimo disse...
13 de fevereiro de 2012 às 17:21

Sou loucamente viciada em "Whodunnit". De longe, é meu preferido. Mais confesso que não resisto a um "Suspeitos Limitados" e um "Serial Killers". Não recuso um "Espionagem" tbem, mas é o que menos gosto.
Na verdade, o negócio é devorar livros e alimentar o meu vicio por cenas de crime *-*

Muito bom post ;)

Anônimo disse...
15 de fevereiro de 2012 às 12:34

Thiago

could you please tell me if there are some very good serial killers books from brazilina authors ? thriller psycologico ? and thriller medico ?
as same quality than internation best sellers

thanks for your help

Anônimo disse...
15 de fevereiro de 2012 às 12:35

i am herverica@ laposte.net

Henrique Wagner disse...
17 de fevereiro de 2012 às 13:48

Thiago, vc escreve com incrível poder de síntese e sem usar jargões chatíssimos de quem quer mostrar serviço. Tudo muito simples, acessível, funcional. Parabéns. Vou ficar de olho em seu blog. Por adorar literatura policial e de mistério, e por ter gostado de sua escrita "despachada". O grande crítico radicado no Brasil, Otto Maria Carpeaux, escreveu um excelente artigo para uma revista da década de 70 sobre a história da Literatura Policial. Eu recomendo... abç.
Abç.

LuisGustavoBD disse...
3 de julho de 2012 às 20:44

De todos, "Whodunnit" e "Serial Killer", de longe. Um "Quarto Fechado" também faz bem de vez em quando, só não gosto muito de "Espionagem" e "Suspeitos Limitados". :P

Anônimo disse...
1 de setembro de 2012 às 22:21

Estou escrevendo um thriller histórico sobre o nazismo. Quando eu publicar, dá uma forcinha,divulga aqui, seria uma honra para mim.
Já li vários livros que voce indicou aqui, estou lendo bastante thrillers. abraço.

Anônimo disse...
10 de julho de 2013 às 20:09

Estou escrevendo um thriller histórico, mas nao posso contar ainda do que se trata.

signodoportal disse...
23 de abril de 2014 às 10:44

A-M-O romances de serial killer: é mmmttt interessante ver uma inteligência numinosa regida por algo tão contraditório como uma doença mental. Deste gênero aconselho mt mesmo "O Aliciador" de Carrisi e "O Psicanalista" de Katzenbach

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails