Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
sábado, 23 de maio de 2009
Para quem não sabe, um novo filme sobre Sherlock Holmes sairá ainda no final desse ano. O novo filme foi dirigido por Guy Ritchie e teve o roteiro escrito por Anthony Peckham. A produção do longa ficou por conta de Joel Silver, Lionel Wigram, Susan Downey e Dan Lin. Robert Downey Jr. e Jude Law viverão Sherlock Holmes e Dr. Watson, respectivamente, na nova adaptação do personagem de Arthur Conan Doyle.

O filme será baseado na HQ de Lionel Wigram intitulada Sherlock Holmes, que foca mais a ação, abordando elementos como a habilidade de Holmes no boxe e na esgrima.

O próximo Sherlock Holmes a aparecer nas telas de cinema terá muito pouco a ver com a imagem consagrada do famoso detetive. Terá "dons de luta tão letais quanto seu lendário intelecto", conta o material promocional do filme, que deve estrear no ano que vem.

"Ele é um esquisitão, estudante de algum tipo de arte marcial nebuloso", diz Robert Downey Jr., que interpretará Holmes. "E também patriota, boêmio, um cara que não opera nos moldes da Scotland Yard", completa o ator.

Para fazer o inseparável Watson, o escalado foi Jude Law. O escudeiro do detetive será "um cirurgião do Exército, veterano de guerra, que tem uma relação de co-dependência com Holmes, mas com vida própria", nas palavras de Downey Jr.

O filme será dirigido por Guy Ritchie, que fez "Snatch", "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes" e uma infinidade de títulos menos lembrados.

Vai haver bastante luta? "Provavelmente. Queremos fazer um filme de diversão, então deve ter mais cenas de luta", diz o diretor, que avisa que não será nada parecido com seus filmes anteriores, de estilo bastante similar. "Eu tenho alguns truques na minha manga."

A idéia é que o filme tenha muito menos a ver com as versões anteriores para o cinema --e foram muitas, com Sherlocks de Charlton Heston a Roger Moore-- e mais com os livros do escritor escocês Arthur Conan Doyle, que criou o personagem na Inglaterra vitoriana dos anos 1880.

"A melhor fonte são os livros mesmo", disse Downey Jr., na entrevista coletiva para apresentar o filme, em Londres.

"O que eu imaginava na minha mente quando lia os livros não é o que eu via na tela. Estamos tentando ser tão autênticos quanto possível", completa Ritchie. Uma HQ feita por Lionel Wigram também servirá de base para o longa.

Sherlock Holmes e Watson terão pares românticos: Irene (Rachel McAdams, de "Penetras Bom de Bico"), e Mary (Kelly Reilly, de "Bonecas Russas"). "Ela é admiradora do Holmes e do trabalho dos dois, mas está apaixonada pelo Watson", diz Reilly.

"Ela tem um relação volátil com Sherlock, é um pouco misteriosa, você imagina se no final eles vão ficar juntos", conta McAdams.

Matéria tirada da Folha Online


Segue abaixo o trailer:



Boas leituras

10 comentários:

Dee disse...
23 de maio de 2009 às 19:44

Se não pelo filme, com certeza iria pelo Downey e o Law.
Prontofalei.

Ei, eu sou uma garota, o que posso fazer? :D

Thiago Carvalho disse...
23 de maio de 2009 às 21:42

ahuahuahua.. =D

Depois vou procurar saber do elenco feminino do filme também !! rsrsrs

Josué de Oliveira disse...
24 de maio de 2009 às 14:27

Na boa, isso vai ser uma porcaria imensa.

Um filme centrado em Sherlock Holmes não pode ser pipoca. O personagem é complexo demais para isso. O Robert Downey Jr. me enjôa: mesma cara sempre, mesmo tom de voz...

Mas as pernas da Rachel McAdans...

CARA.

Thiago Carvalho disse...
24 de maio de 2009 às 14:50

Olha o que ele falou para a imprensa:

Na entrevista coletiva, o ator foi ligeiramente ríspido com um repórter que perguntou se ele sabia fazer um sotaque inglês para Holmes: "Ganhei um Bafta [o Oscar britânico] por Chaplin, então talvez isso dê uma boa indicação para você sobre a minha capacidade", disse, com sotaque inglês.

Se acha pouco né.. rsrs

Josué de Oliveira disse...
24 de maio de 2009 às 16:26

Grande coisa, fazer sotaque inglês é tranquilo, até pq a preparação de elenco para filmes assim deve ser ecepcional.

Putz, aquelas cenas do Holmes lutando... caraca, esse filme tá me irritando meses antes de sair. Tomara - TOMARA! - que eu esteja errado, mas me parece apenas mais um produtão.

Christiano Pinto disse...
24 de maio de 2009 às 17:30

Hummmm, tb acho que o filme será uma bomba... Muita ação... não sei não....
Será que vai ter aqueles quebra-cabeças??

Abração!!

Thiago Carvalho disse...
24 de maio de 2009 às 20:09

Josué,

O Robert Downey Jr disse que esse foi o filme mais caro que ele já trabalhou, e olha que ele fez Homem de Ferro..

Abraços

Cristiano,

Acho que o filme vai ser mais focado na ação do que nos quebra-cabeças.. Sei lá.. mas acho que não vou gostar não.. =/

Abraços

Dee disse...
24 de maio de 2009 às 21:23

Groupie à parte, sei lá, eu costumo gostar desse tipo de filme. Eu não sou muito "ah-vou-odiar-porque-não-é-igual-ao-livro", até porque...

Momento verdade:

... eu só li um Holmes até hoje e não gostei tanto assim.
Prontofalei.

Josué de Oliveira disse...
25 de maio de 2009 às 11:15

Momento verdade (2):

Eu tbm não gosto dos livros do Holmes, Dee. Sobretudo a linguagem. Mas, de todo modo, não gosto de romances-enigma em geral.

O problema é que adoro o personagem. Como a literatura policial estava nos primórdios na época, qualquer coisa que fizesse com o Holmes venderia e seria considerada clássica em nossos dias. Não havia naquela época, como há hoje, um grande apelo pela qualidade. Nesse sentido, acredito que, se fosse criado hj, Sherlock Holmes literalmente chutaria bundas.

O personagem é supercomplexo, cara, e isso me fascina muito mais que as trama feiosas criadas pelo Conan Doyle. Sua paixão pela lógica, o fato de tomar cocaína na veia para ficar mais inteligente, o vício em ópio... ISSO deveria ser explorado num filme. Não essa coisa que fizeram.

Mas, como já disse, TOMARA que eu esteja errado.

Hellen Christine disse...
30 de setembro de 2009 às 14:06

O seu blog é perfeito, mas com este post vc me conquistou de vez!!!
Parabéns!!!
Exelênte gosto por livros!

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails