Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Céu de Origamis
Autor: Luiz Alfredo Garcia-Roza
Protagonista: Delegado Espinosa
Ano: 2009
Número de Páginas: 264
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Cecília é uma secretária competente. Depois que seu patrão sai do consultório dentário ela guarda todo o equipamento, desliga os aparelhos, tranca a porta e vai embora. Doutor Marcos é um homem tranquilo, e o trabalho com ele é sem sobressaltos. Hoje ele e a mulher vão jantar em casa de amigos. Fato raro, pensa a secretária. Em geral, doutor Marcos e a mulher ficam em casa. Estranho, para um casal jovem como eles. Cecília gosta de trabalhar no consultório. Tudo é sempre tão previsível que ela jamais poderia imaginar que no dia seguinte receberia a visita da polícia em busca de informações sobre seu patrão. Na véspera o doutor desaparecera sem deixar sinal. Não havia registro de acidentes de trânsito nem de nenhum tipo de ocorrência policial. Só que ele simplesmente não chegara em casa. E, como se não bastasse, havia um detalhe absurdo: o carro de doutor Marcos estava estacionado exatamente onde deveria estar, em sua vaga na garagem do prédio onde morava. O que teria acontecido com o dentista? Sobre ele, Cecília explicaria a Espinosa: “Sempre foi atencioso e gentil, nunca alterou a voz, nunca reclamou com mau humor de alguma coisa. Ele parece irreal”.

Fatos: Luiz Alfredo Garcia Roza (Rio de Janeiro, 1936) é um escritor brasileiro. Estreou na literatura de ficção em 1996, aos 60 anos de idade. Antes disso, foi professor universitário e autor de livros sobre psicanálise. Sua estréia na literatura ficcional, com a obra O Silêncio da Chuva rendeu-lhe um dos principais prêmios literários do Brasil, o Jabuti na categoria romance. Suas histórias se passam, basicamente, na cidade do Rio de Janeiro, entre os bairros de Copacabana e Peixoto. Neste último reside o personagem recorrente de seus livros, o delegado Espinosa e, em Copacabana, está localizada sua delegacia.

Já está participando da promoção? Não? Clique aqui e participe!

Boas leituras

2 comentários:

Josué de Oliveira disse...
11 de novembro de 2009 às 13:24

Ora, vejam só. Estava me perguntando onde andava o Garcia-Roza.

Gostei da sinopse, porque gosto de tramas que envolvem desaparecimentos.

Ainda assim, pé atrás total. O Garcia-Roza não conseguiu criar nada plenamente bom desde O Silêncio da Chuva. Escreve maravilhosamente bem, desenvolve os personagens melhor ainda, mas peca invariavelmente nos finais.

Bem, espero que este seja um exceção. Espero mesmo.

sr araujo disse...
15 de novembro de 2009 às 21:00

Humn que legal!
Tenho todos os livros polícias dele!

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails