Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
O Campeonato
Autor: Flávio Carneiro
Protagonista: André
Ano: 2009
Número de Páginas: 384
Editora: Rocco

Sinopse: André tem 26 anos e um único vício: ler romances policiais. Sem rumo na vida, pressionado pela namorada e pelo irmão mais velho e bem-sucedido profissionalmente, o rapaz resolve fazer um curso de detetive particular por correspondência, unindo sua paixão literária à necessidade de arranjar um emprego. Depois de anunciar seus serviços de detetive num jornal, André recebe enfim seu primeiro cliente, um milionário que se identifica apenas como Montenegro e cujo filho, Pedro, de 18 anos, desapareceu misteriosamente. As pistas são escassas e os responsáveis pelo desaparecimento do rapaz não entraram em contato com a família pedindo resgate. Juntos, André e seu inseparável amigo e assistente, o Gordo, começam a desvendar segredos que envolvem figuras da alta sociedade carioca, personagens misteriosos e belas mulheres, como a sedutora detetive Mariana e a adolescente Lívia. A investigação leva André a descobrir uma bizarra competição, batizada apenas de O Campeonato, que pode colocar em risco sua vida e a de pessoas próximas, numa espiral de suspense que se mantém até o fim. Passeando por bairros e bares tradicionais do Rio de Janeiro, os personagens percorrem as ruas de Copacabana, Leblon, Alto da Boa Vista, Tijuca, Vila Isabel, Engenho Novo, Lapa e Santa Teresa, frequentando endereços tradicionais da boemia carioca, com direito a citações de autores como Rubem Fonseca, Dashiell Hammet, Rex Stout e Agatha Christie, entre outros.

Fatos: Flávio Carneiro nasceu em Goiânia, em 1962, e mora em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro. É escritor, roteirista e professor de graduação e pós-graduação em literatura brasileira e comparada, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde leciona desde 1995. Flávio já publicou doze livros e escreveu dois roteiros para cinema.

Boas leituras

21 comentários:

La Sorcière disse...
4 de novembro de 2009 às 20:29

Apesar da sinopse ser reforçada (quase um testamento!) não me interessou....
Vc gostou?

Thiago Carvalho disse...
4 de novembro de 2009 às 20:33

E olha que eu tive que dar uma cortada na sinopse para não ficar maior..rsrs

Eu até achei interessante sim, mas acho que faltou explicar melhor o que seria esse Campeonato.. não é?

Bjos

Alvaro Figueiredo disse...
4 de janeiro de 2010 às 15:05

Estou lendo o livro e estou gostando. Nunca tinha lido nada do Flávio. A leitura é bem leve, super divertida e, a exemplo do personagem que é um leitor compulsivo, dá pra ler tranquilamente na praia, no ônibus e na fila do banco. Como sou fã de autores considerados mais "complexos" como Rubem Fonseca, Dennis Lehane, Patricia Highsmith e Garcia Roza, até o momento (página 110) eu diria que o livro é uma brincadeira para matar o tempo (não que isso seja sinal de falta de qualidade). Em função das críticas e resenhas que tinha lido, eu esperava um texto mais elaborado, sofisticado, mas tudo bem, a leveza e a linguagem coloquial dão enorme prazer. Estou torcendo para continuar com o mesmo gás até o final.
Mudando de assunto, alguém já leu Naquele Dia, o último do Dennis Lehane? Parece que ele mudou de estilo e fiquei meio desconfiado com os críticos chamando o livro de "épico americano"... para mim isso é ruim...rs...
Abraços e parabéns pelo blog.
Alvaro Figueiredo

Thiago Carvalho disse...
4 de janeiro de 2010 às 15:19

Oi Alfredo,

Ainda não li o último do Lehane não, mas estou querendo ler. Estou aguardando opiniões de pessoas que já leram para saber se arrisco ou não.. rsrsrs

Um abraço e volte sempre!!

Alvaro Figueiredo disse...
5 de janeiro de 2010 às 17:57

Beleza. Fico aguardando as opiniões também (livro é caro... rs).
Quanto ao O Campeonato, a estória esquentou. Ficou mais pesada, portanto, melhor...hehehe. Quando acabar avalio melhor.
Abraços,
Alvaro (e não Alfredo...rs).

Thiago Carvalho disse...
6 de janeiro de 2010 às 10:18

Oi Alvaro, desculpe pela troca do nome.. rsrs

Vamos ver se alguém nos ajuda a decidir se compramos ou não. Agora só nos resta esperar.

Abração

Raissa Cunha disse...
14 de outubro de 2011 às 12:54

Estou lendo o livro e estou adorando, essa síntese está muito bem feita.

Sabrina Veloso disse...
19 de maio de 2012 às 09:29

Esse livro não teria uma segunda parte?

Anônimo disse...
18 de julho de 2012 às 13:49

esse livro e otimo gostei muito de ler leio de novo muito interessante adorei de mais quero um pra mim meu de4us

Anônimo disse...
18 de julho de 2012 às 13:52

sera que não tem continuaçâo quero saber o fim da historia para onde foran se ander fica com o louirinha e o gordo augusto tudo

Anônimo disse...
4 de agosto de 2012 às 21:31

Tipoo,tm q ter a continuação pra saber ond foi o Gordo o Andre e a Livia....O MELHOR LIVRO Q JA LI EM MINHA VIDA..

Anônimo disse...
5 de outubro de 2012 às 13:51

Eu amei esse livro ... Para mim tem q ter a continuação*-*

Ednete Sacramento disse...
23 de dezembro de 2012 às 18:14

ja i esse livro e ele é ótimo, é uma leitura bem instigante!

isa disse...
5 de maio de 2013 às 12:33

Perfeito o livro gente recomendo *-*

isa disse...
5 de maio de 2013 às 12:35

Perfeito o livro gente recomendo *-*

Unknown disse...
17 de maio de 2013 às 14:49

O livro é sensacional.

Adria Rebecca disse...
5 de junho de 2013 às 18:27

Foi um dos melhores livros que já li e tem msm q te continuação quero saber o que aconteceu com eles esse livro é muito divertido e misterioso gosto como se desmancha a historia é ótimo!!amei e recomendo...

Anônimo disse...
17 de junho de 2013 às 14:59

li o livro e foi incriável, amei...........
não gostei muito do final......

Anônimo disse...
18 de agosto de 2013 às 21:17

'só sei q esse livro é uma caixinha de surpresa.
surpreendente!

Anônimo disse...
3 de outubro de 2013 às 10:20

esse livro é maravilhoso, a cada página eu imaginava um final !

Administrador disse...
17 de outubro de 2013 às 14:02

Simplesmente o melhor livro que ja li *_*

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails