Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
sábado, 7 de novembro de 2009
A Solução Final (Final Solution)
Autor: Michael Chabon
Tradutor: Alexandre Barbosa
Ano: 2009
Número de Páginas: 112
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Um papagaio que repete sequências de números, um garoto refugiado de guerra e um apicultor recluso compõem a trama sobre um misterioso assassinato numa pequena cidade rural. O livro conta a história de um apicultor de 89 anos que vive recluso numa cabana na cidezinha rural de Sussex Downs, sul da Inglaterra. Seu desdém pelo que acontece longe de sua poltrona é quebrado pela aparição de um menino que caminha pelos trilhos da ferrovia com um papagaio no ombro. Intrigado, aborda a criança e descobre que ela é muda. Já a ave, porém, fala sem parar em alemão, cantando e recitando sequências de números aparentemente sem sentido. O menino, que se chama Linus, é um refugiado judeu alemão de nove anos que é adotado por uma humilde família local, os Panicker. Quando um hóspede da família é assassinado brutalmente numa rua atrás da casa, a polícia logo suspeita de Reggie Panicker, o filho problemático. Mas um inspetor insatisfeito com esse desfecho procura o velho apicultor, famoso pelas proezas dedutivas do passado, em busca de auxílio. O velho se interessa menos pelo assassinato do que pelo sumiço de Bruno, o papagaio africano, com quem Linus tem forte ligação emocional. E assim tem início uma investigação cheia de pistas falsas, interrogatórios e mistérios que se acumulam até a resolução.

Fatos: Michael Chabon é o autor do bestseller The Amazing Adventures of Cavalier & Clay, que venceu o Prémio Pulitzer de 2001. Seu outro livro, "Associação Judaica de Polícia" venceu como melhor romance o Nebula Award, o The Locus Award, o Hugo Award e o Sidewise Award for Alternate History e foi indicado para o British Science Fiction Association Award e o Edgar Allan Poe Award. Além disso, será brevemente adaptado para o cinema pelas mãos dos irmãos Joel e Ethan Cohen. Michael atualmente vive em Berkeley, Califórnia, com a mulher, a romancista Ayelet Waldman, e os filhos.

Comentários na Amazon

Média dos Votos
3.6 / 5

96 Votos
5 estrelas:
(23)
4 estrelas:
(39)
3 estrelas:
(13)
2 estrelas:
(12)
1 estrela:
(9)

Boas leituras

3 comentários:

Dee disse...
7 de novembro de 2009 às 12:34

Hahaha, pareceu legal.

Mas eu tenho receio do autor, por causa do outro livro dele.

La Sorcière disse...
7 de novembro de 2009 às 20:46

Eu gostei!!!!
E não sei nada sobre o outro livro do autor....então....vai para a lista!!!!
Esse blog tá ficando perigoso outra vez....
Bj:)

Thiago Carvalho disse...
7 de novembro de 2009 às 20:52

Oi Alê..

Sobre o outro livro do autor, Associação Judaica de Polícia, eu abandonei, e conheço outras pessoas que abandonaram também.. entãooo.. rsrs

Eu não recomendaria.

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails