Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
O Matador
Autora: Patrícia Melo
Protagonista:
Ano: 2009
Número de Páginas: 240
Editora: Rocco

Sinopse: Um jovem da periferia da cidade grande perde uma aposta de futebol e pinta os cabelos de louro. Essa simples brincadeira desencadeia uma série de ocorrências que farão do protagonista deste romance um criminoso brutal. Num estilo vertiginoso, com extrema violência verbal à qual não faltam sensibilidade e humor, ainda que abrasivo, Patrícia Melo nos mostra o percurso de um jovem frustrado e perplexo, que já não sabe a diferença entre a matança e o baile funk, entre o amor e o ódio. Neste seu segundo livro, Patrícia Melo mergulha nas raízes da violência urbana e confirma as qualidades apontadas pela crítica em Acqua toffana: a prosa ágil, o vigor narrativo, o controle sobre o texto, a ironia, a visão ácida, a criação de personagens aparentemente incoerentes, ao mesmo tempo banais e esquisitas. O resultado não deixa ninguém indiferente.

Fatos: Patrícia Melo é uma escritora brasileira. Escreve principalmente obras policiais, conhecida por seus livros dedicados à analisar a mente de criminosos. Em 2001, ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura por seu trabalho em "Inferno". No mesmo ano, havia iniciado no teatro trabalhos com a peça "Duas Mulheres e um Cadáver". Voltaria ao teatro em 2003, com a peça "A Caixa". Na televisão, Patrícia acumulou dois trabalhos: a minissérie "Colônia Cecília", que foi ao ar em 1989 na Rede Bandeirantes e "A Banqueira do Povo", produção portuguesa exibida em 1993. No cinema, ficou conhecida por adaptar o livro Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca para o cinema. Curiosamente, Rubem Fonseca seria responsável por adaptar seu romance Matador para o cinema em 2003, no filme O Homem do Ano.

Boas leituras

2 comentários:

Josué de Oliveira disse...
24 de novembro de 2009 às 10:41

Esse livro tinha saído pela Cia Das Letras, certo? Não entendo pq rola essa coisa da troca de editoras. Alguém se habilita a me explicar?

SampaVelox disse...
27 de junho de 2010 às 15:49

Josué, a autora Patrícia Melo deu suas explicações em uma entrevista para o Estadão sobre sua saída a Cia. das Letras:

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,patricia-melo-leva-toda-sua-obra-para-a-rocco,436738,0.htm

Segundo a entrevista, desde 2008 a autora já pensava em mudar de editora por questões pessoais que envolvem a saída de seu marido da regência da Osesp, que tem como um de seus conselheiros o editor Luiz Schwarcz, dono da Cia. das Letras.
Particularmente, acredito que a saída de seu (nosso) confesso mestre Rubem Fonseca da mesma Cia. das Letras tenha tb contribuído para sua saída (ele saiu em abril; ela saiu em setembro):

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,rubem-fonseca-deixa-a-editora-companhia-das-letras,363614,0.htm

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails