Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quarta-feira, 22 de julho de 2009
O Revólver de Maigret (Le Revolver de Maigret)
Autor: Georges Simenon
Protagonista: Jules Maigret
Ano: 2009
Número de Páginas: 176
Editora: L&PM

Sinopse: Só então ele começou a suspeitar da verdade. Quando fora passar algumas semanas nos Estados Unidos, a convite do F.B.I., falou-se muito de armas. Antes de Maigret partir, os americanos lhe deram de presente um revólver de que tinham muito orgulho, um modelo Smith & Wesson 45 especial, de cano curto, cujo gatilho era extremamente sensível. O nome do comissário estava gravado nele. To J.-J. Maigret,
from his F.B.I. friends. Maigret nunca usara o revólver. No entanto, justamente na véspera, tirara-o da gaveta para mostrá-lo a um amigo, na realidade mais colega que amigo, a quem convidara para tomar uma bebida depois do jantar.

Fatos: Jules Maigret é o mais famoso personagem do escritor belga Georges Simenon (1903- 1989), um dos autores mais lidos e cultuados do século XX. Taciturno, amante do cachimbo e de uma boa cerveja, o inspetor Maigret conquistou – em 75 romances e várias histórias curtas – legiões de admiradores em todo o mundo. Lançando mão de sua profunda compreensão da natureza humana como principal instrumento na solução de crimes, tornou-se um marco da literatura policial, ao lado dos mais célebres investigadores, como Auguste Dupin, Sherlock Holmes, Hercule Poirot e Philip Marlowe.

Boas leituras
Quer ganhar 5 ótimos livros policiais de graça? Então participe clicando AQUI

2 comentários:

La Sorcière disse...
24 de julho de 2009 às 10:04

Thiago, vc sabe em qual livro Maigret aparece pela primeira vez? Li muitas indicações à leitura dos livros de Simenon, mas queria ler o primeiro...
Bj, tô adorando seu blog!

Thiago Carvalho disse...
24 de julho de 2009 às 10:24

Olá Sorcière,

Achei isso aqui no site da editora:

"Em setembro de 1929, o comissário Maigret faz sua primeira aparição na história Train de nuit, ainda num papel secundário, e ainda escrito sob pseudônimo (Christian Brulls). Mas em 1930, no folhetim La maison de l’inquiétude, Maigret trata de um inquérito do início ao fim. Simenon oferece à editora Fayard uma série de romances com o personagem. A proposta é aceita na condição de que Simenon produza, também, romances populares. Pietr-le-Letton, o primeiro romance do comissário Maigret assinado por Georges Simenon é publicado em 1930 no periódico Ric et Rac."

Espero ter ajudado!
Obrigado pelo comentário e pelo carinho

Beijos

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails