Na falta de lançamentos, que tal falarmos um pouquinho sobre os diferentes tipos de história que encontramos na literatura de crime e mistério? Interessante, não? Por isso resolvi fazer um resumo de cada um deles que eu lembrei.
"Whodunnit", abreviação de "who done it?" (quem fez isso?), é o tipo de história cujo foco está no autor do crime, seja ele qual for. Normalmente, nesse estilo, o suspense envolvendo o responsável pelo assassinato/roubo/etc é mantido até o final, sendo revelado somente nas últimas páginas. A grande sacada utilizada pelos autores que escrevem nesse estilo é incluir falsos suspeitos e utilizar reviravoltas na história para poder prender o leitor e fazer com que a história não fique monótona, já que o
grand finale só será revelado no fim.

O estilo
"Noir" (preto em francês) é caracterizado por conter doses de violência e sexo, além de possuir personagens mais humanizados. Os detetives nesse tipo de história utilizam, além do cérebro, seus punhos para resolver seus problemas. Apesar de serem focados em um crime, outras tramas paralelas também são apresentadas, e são elas que normalmente humanizam o personagem ao apresentar seus problemas e defeitos.

Os
"Thrillers Médicos" utilizam, obviamente, conceitos médicos no enredo de suas histórias. Normalmente os responsáveis pela investigação são médicos ou estudantes de medicina, que lutam contra crimes como: epidemias misteriosas, erros médicos, experiências ilegais e etc. Porém, não só de crimes contra a saúde vivem esse tipo de históra, muitas vezes os médicos utilizam seu conhecimento para solucionar também outros crimes fora do âmbito hospitalar.

Parecido com os thrillers médicos em sua estrutura, os
"Thrillers Jurídicos" utilizam conceitos jurídicos ao invés de médicos e são protagonizados normalmente por advogados/promotores/estudantes de direito que investigam crimes envolvendo tribunais ou utilizam seus conhecimentos na área para solucionar outros tipos de casos. Grande parte desses thrillers são histórias de advogados lutando pela inocência desacreditada de seus clientes ou promotores tentando colocar atrás das grades criminosos que não foram condenados por falta de provas ou outro motivo qualquer.

Os livros de
"Espionagem" tem como foco intrigas internacionais envolvendo agentes secretos em buscas de informações privilegiadas sobre a inteligência inimiga para prever ou planejar ataques . Grande parte desses livros utilizam guerra e/ou terrorismo como pano de fundo e recorrem às mais diversas tecnologias e técnicas de espionagem para entreter o leitor.

Os romances do estilo
"Quarto Trancado" são interessantes pois as circunstâncias do crime são sempre misteriosas e incompreensíveis, já que são praticamente impossíveis de acontecer. Vale lembrar que esse tipo não abrange somente crimes em quartos trancados por dentro, impossibilitando a fuga do seu responsável, mas também outros. Alguns exemplos: vítimas assassinadas depois de seu assassino morrer, pessoas atingidas por tiros que percorreram trajetórias improváveis, ou seja, qualquer crime envolvendo situações inusitadas.

Nesse tipo de livro o crime possui
"Suspeitos Limitados" e conhecidos, ou seja, o risco de no final aparecer um personagem responsável por eles é nula. Esse fato é o grande atrativo desse tipo de romance, já que desde o início você já sabe quem são os suspeitos, mas não qual é o verdadeiro criminoso e nem seus motivos. Normalmente as histórias desse estilo se passam em locais privados, como festas, jantares familiares, ilhas, ou qualquer lugar que não haja chance de outras pessoas, além dos presentes, terem acesso.

Esse último, mas não menos importante, estilo é autoexplicativo. Livros envolvendo
"Serial Killers", ou assassinos em série
, são quase sempre interessantes e normalmente envolvem corrida contra o tempo por parte dos policiais/detetives para detê-lo e evitar que ele faça novas vítimas. O mais legal desse tipo de livro é que os assassinos costumam desafiar os policiais deixando pistas para que eles possam chegar até ele. Os investigadores, geralmente profilers (pessoas que traçam perfil psicológico dos criminosos) , utilizam os padrões adotados pelo próprio serial killer para prever seus movimentos e capturá-lo.

Os
"Thrillers Psicológicos" são caracterizados pelos danos mentais que os personagens estão sujeitos ao decorrer da história. Normalmente esses danos são causados por jogos que prendem os envolvidos e os levam a situações extremas. Nesse tipo de thriller o autor foca mais nas alterações do estado psicológico dos personagens do que no crime propriamente dito. Um recurso muitas vezes utilizado para explicar melhor a psique dos personagens é o flashback, onde o autor volta no tempo para mostrar acontecimentos passados que influenciaram direta ou indiretamente no comportamento deles.

Os
"Thrillers Históricos" são caracterizados por retratarem personagens ou eventos históricos, sendo eles fictícios ou não. Apesar de ser ficção, a licença artística é permitida somente se os autores não desviarem muito a trama da História. Quando isso acontece, ou seja, quando o escritor decide guiar o rumo de seu livro desviando-o da realidade, ele pode acabar caindo em outro subgênero, que é a História Alternativa, conhecida por especular sobre o que teria acontecido se eventos históricos tivessem ocorrido de forma diferente.
Posso ter me esquecido de algum estilo, mas qualquer coisa é só me avisarem que eu adiciono depois (como fez o Raphael ao me lembrar dos Thrillers Psicológicos).
O interessante é que esses estilos, que não são bem estilos e sim tipos de histórias, nem sempre aparecem separados, ou seja, nada impede que um livro possua 2 ou mais deles, e não necessariamente existem separadamente.
Eu tenho os meus preferidos:
"Serial Killers",
"Suspeitos Limitados" e
"Quarto Trancado", e você? Comente e conte-nos quais são. Aguardo a opinião de vocês.