Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Finalmente, após dias de avaliações para decidir quais seriam os vencedores da promoção, chegamos ao resultado final. \o/

Em primeiro lugar gostaria de agradecer à Editora Record, por ceder os livros e tornar essa ótima promoção viável. Gostaria de agradecer também à Adriana Nascimento, que foi a mediadora dessa parceria, e é claro, não poderia esquecer de todos vocês que participaram e enviaram suas respostas. Muito obrigado ;)

Vale ressaltar que deu um trabalhão escolher os vencedores, pois foram muitas respostas legais, inteligentes, criativas e engraçadas. Tive que escolher um subconjunto das que eu mais gostei e mandar para a editora dar o parecer final. Sinceramente, deu pena ter que deixar algumas respostas de fora, mas infelizmente só podiamos escolher 5 vencedores. =/

Agora vamos ao que interessa, a divulgação dos vencedores. Lembrando que o prêmio será:

1º colocado = 1 exemplar de cada um dos 5 livros pertencentes à promoção.
2º ao 5º colocado = 1 exemplar do livro escolhido na resposta enviada ao blog.

Os vencedores foram:

1º Lugar:
“Eu quero ganhar o livro para ajudar ele, o livro, a descobrir tudo o que acontece na trama. Eu sei quem é o vilão e o que aconteceu com a pobre garotinha em 1984. O meu faro detetivesco infalível já desvendou tudo. Mas como vou revelar o mistério para o livro, se ele está longe de mim? Como ele chegará ao final da história sem alguém para acompanhá-lo e conduzi-lo? Somente uma mão amiga poderá indicar a direção e fazê-lo caminhar no rumo certo. E eu prometo tratá-lo com carinho, folheando-o calmamente, para não estressá-lo. Afinal, ninguém soluciona um caso estressado. A auto-estima também é essencial e por isso vou exibi-lo a todos os que eu conheço. Na minha estante, ele ficará na frente de todos os outros livros.
Porém, ao nos envolvermos na história, é preciso cautela. Por isso, seguiremos de mãos dadas, página por página, para não cairmos em nenhuma armadilha. Terei de orientá-lo para que não confie ou desconfie da pessoa errada. E também mostrarei ao livro que ele carrega todas as respostas dentro de si e que só obterá o sucesso com o apoio de alguém mais experiente que ele, que aponte em quais páginas, sentenças e palavras, ou até nas enigmáticas entrelinhas, estarão escondidas as pistas. Modéstia parte, sou mais velho do que ele nesse ramo e tenho outros livros como testemunhas que sou expert quando o assunto é mistério. Sozinho, o livro não conseguiria chegar ao final da história, não teria forças para vencer a última página. Acabaria triste em alguma vitrine por aí, deprimido porque não encontrou o seu objetivo na vida e não obteve as respostas para as suas perguntas existenciais. Somente nas mãos daquele que melhor o compreende, do seu mestre, amigo e leitor leal, ele se sentirá levando uma vida plena e feliz.”
Jefferson Maleski
2º Lugar:
“Porque ler um romance policial me torna automaticamente parte do mistério, permitindo que eu imagine ser o próprio detetive, e percorra os olhos atentamente pelas páginas para detectar qualquer detalhe, qualquer informação necessária para 'contribuir' com alguma peça do quebra-cabeça... até atingir os últimos capítulos, onde o mistério é lentamente esclarecido após horas de desconfiança e suspense. E então, ao finalizar o livro, poderei me orgulhar por ter acertado e raciocinado de forma correta e sentir que pude ajudar, mesmo que “indiretamente”; ou então descobrir que meus palpites estavam completamente equivocados, mas sem interferir de forma alguma na satisfação e orgulho em ter mais um caso solucionado.”
Renata Takushi
3º Lugar:
“Quero ganhar o livro Cave Canem porque ando sem grana para comprá-lo e ele me parece muito bom! Infelizmente, as contas aqui em casa só crescem: estou devendo a luz, o gás, o telefone e qualquer dia acabarei sendo até o ladrão da água da vizinhança! Mas também não quero ganhar fácil! Para conquistar a vitória, pretendo dar meu suor, minha carne e sangue! Nada na vida vem fácil! Estou disposto a lutar na guerra do Iraque, enfrentar cara a cara os meus adversários e até passar uma noite no Mi’raj! E se, depois disso tudo, você vier me perguntar o que se perdeu, vou responder: Que perdeu o quê, rapaz? Eu ganhei! Ganhei a promoção do blog Romances Policiais! Uhul!”
Raphael Montes
4º Lugar:
“Gostaria de ganhar o livro O Que Se Perdeu, da Catherine O'Flynn, porque a literatura policial, que nunca foi flor que se cheirasse, hoje, para sobreviver, vive de negociatas. Deixe-me explicar: Depois de passar décadas sendo vista como uma literatura menor, visando apenas entreter o leitor, seduzindo-o com tramas bem armadas, nas quais, aparentemente, o que importava era apenas se saber o culpado, os romances policiais nas últimas décadas, numa jogada de mestre, conseguiram conquistar o público e crítca com obras que, além de serem de uma qualidade, muitas vezes, excelente, conseguiu manter relações com outros estilos literários, como o terror, o político, o psicológico, o histórico, o romance e até a ficção científica. Com a malandragem típica dos escorraçados da sociedades (ou no caso, o meio literário) a literatura policial conseguiu se unir com os outros estilos ditos superiores e mostrar que é tão boa quanto todos eles.
O Que Se Perdeu parece ser um exemplo do que acabo de falar, ou seja, parece ser o casamento perfeito do policial com o suspense, estilos distintos, irmãos, mas com DNA diferentes. Além de ter - espero - muitas pitadas de psicológico. Catherine é uma boa escritora e sua trama me parece ser bastante original. O que pode haver de mais original do que uma menina que enxerga os podres dos outros em um shopping? Inclusive vejo nisso uma paródia com a própria literatura policial, essa dama de péssima fama, que nos fascina tanto porque brinca com o que nós temos de pior dentro de nós. Vai dizer que não temos?
Por tudo isso, creio que O Que Se Perdeu não irá me decepcionar e eu, como amante e pretenso escritor de literatura policial, já me sinto na obrigação de ter esse romance. Se for pela promoção, muito melhor.”
Julio César Gonçalves Corrêa
5º Lugar:
“Eu quero ganhar o livro A Noite no Mi'raj por que é uma obra que foge do padrão de moda dos livros do gênero romance policial que tem se passado quase unicamente nos EUA, Inglaterra ou França. O fato foi o que mais me chamou a atenção. É um ponto positivo para desejá-lo tanto. Sem comentar sobre a parceria com uma perita forense - uma mulher. Isso, no mundo machista que é o Oriente Médio, acredito ser contraditório demais para ser ignorado.”
Normanda Sampaio

Parabéns aos vencedores e obrigado pela participação de todos. =D
Quem não venceu não precisa ficar triste, pois logo aparecerão outras oportunidades de se ganhar ótimos prêmios aqui no blog. É só ficar atento!

Boas leituras

14 comentários:

Unknown disse...
7 de agosto de 2009 às 18:13

Noooooooooossa!! Não acredito!!

Eu nunca participava de concursos desse tipo, porque nunca sabia o que escrever.. mas confesso que esse realmente me atraiu.
Que emoção, haha xD

Parabéns aos vencedores!

La Sorcière disse...
7 de agosto de 2009 às 18:20

As frases são realmente muito boas!
Parabéns aos vencedores!

La Sorcière disse...
7 de agosto de 2009 às 18:22

Ahhh...esqueci uma coisa: Buuuuááááá!!!!!

Thiago Carvalho disse...
7 de agosto de 2009 às 18:29

As frases foram muito boas mesmo..
Mesmo a que não foram escolhidas também estavam muito boas!!

Se não tivesse limitado a 5 vencedores, ou seja, se dependesse só de merecimento, eu poderia facilmente escolher uns 20 vencedores..

Parabéns aos vencedores!!
Parabéns Renata !! \o/

JLM disse...
7 de agosto de 2009 às 18:40

q legal isso, me deixou emocionado aqui. realmente to dando pulos de alegria. agora vou ler as outras frases vencedoras com carinho.

parabéns aos vencedores, ao blogue pela promoção vitaminada e para a editora record, pelo apoio. amo mto tudo isso.

1 abraço.

Anônimo disse...
7 de agosto de 2009 às 19:29

Parebéns pessoal! Mandaram muito bem! Se eu fosse criativa assim, hahahahaha

Lirielll disse...
8 de agosto de 2009 às 02:03

Faço minhas as palavras da Lívia!!!!

Particularmente, eu gostei muuuito do 1º e o 3º, mas todos estão ótimos ^^

Ai meu Deus, onde q tá meu dom??? o.o
Não acho ele d jeito nenhum ... qd eu vejo uns textos interessantes assim quase entro em crise existencial =P

Julio Cesar Corrêa disse...
8 de agosto de 2009 às 08:12

OOOOOOOOOOOOObaaaaaaaaaaaaaaa!
Estou feliz por ter sido contemplado e também por ter sido contemplado no meio de tantas respostas inteligentes!
Brigaduuuuuuuuu

Leitura Nossa disse...
8 de agosto de 2009 às 08:45

Com os olhos rasos de lágrimas, venho felicitar os ganhadores... "Pausa para ir buscar um lencinho"... que se esforçaram, foram criativos e venceram...
Parabéns pela iniciativa Thiago...

beijos,
Dé...

Normanda Sampaio disse...
8 de agosto de 2009 às 12:18

OHHHHHHHH! Feliz Aniversário para mim!!! Que presentão!

Quero agradecer ao Thiago pela iniciativa do concurso, a editora Record (olha o discurso de um feliz campeã ... XD), aos que participaram e aos vencedores.

Obrigaduuuuu e parabéns pessoal!

Thiago Carvalho disse...
8 de agosto de 2009 às 13:25

Valeu gente!! =D

Parabéns aos vencedores!!
Espero conseguir novas parcerias assim para realizar novas promoções dessas!!! A participação de vocês foi muito legal \o/

Beijos e abraços

Dee disse...
8 de agosto de 2009 às 13:45

Também queria ser criativa assim. [3]

Parabéns aos ganhadores! \o/

Raphael Montes disse...
8 de agosto de 2009 às 15:45

Uhul!!!! Ganhei, ganhei!!!
Realmente, parabéns ao blog e à Record pela iniciativa... São de projetos e divulgações assim que a gente precisa!

Abraços!

Renata Palheiros disse...
8 de agosto de 2009 às 18:21

ahhh :( não ganhei, mas tenho uma xará entre as vencedoras XDDDD
PARABÉNS A TODOS!

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails