Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
terça-feira, 4 de setembro de 2007

A Lágrima do Diabo (The Devils Teardrop)
Autor: Jeffery Deaver
Detetive: Parker Kinkaid
Ano: 2002
Número de Páginas: 430

Sinopse: Para bom entendedor, meia palavra basta. E para bom detetive forense, um bilhete pode dizer muito sobre quem o escreveu. Em A LÁGRIMA DO DIABO, o consagrado romancista norte-americano Jeffery Deaver volta a usar o universo das técnicas de investigação criminal como enredo. Depois do policial tetraplégico de O colecionador de ossos — sucesso absoluto de crítica e vendas —, Deaver dá vida a Parker Kinkaid, um ex-agente, perito em documentos, numa trama repleta de criminosos perversos, mulheres sensuais, detetives durões e psicopatas perigosos. O livro é mais um título da Coleção negra, dedicada aos maiores mestres da literatura policial.
A LÁGRIMA DO DIABO conta a história do massacre de uma pequena multidão de inocentes numa estação de metrô em Washington, na tranqüila manhã de 31 de dezembro de 2000. Quando a cidade está se preparando para as comemorações da virada do milênio, um assassino misterioso dispara contra os passageiros do metrô e desaparece. Um gênio do mal, um psicopata perigoso capaz de continuar com as chacinas a cada quatro horas se suas exigências não forem atendidas — 20 milhões de dólares, é o que diz o bilhete recebido pelo prefeito.
O bilhete é a única pista do FBI, que recorre a Parker Kincaid para descobrir o que for possível sobre o assassino, auto-intitulado O coveiro. Kinkaid, especialista em documentos antigos, era um promissor agente do FBI que trocou a carreira no Bureau por uma vida de consultor free-lancer para colecionadores e pela companhia diária dos seus dois filhos. Ele reluta, mas acaba tomando a frente das investigações que procuram antecipar os passos do criminoso, para evitar que ele mate mais gente.
A LÁGRIMA DO DIABO segue as elocubrações de Kincaid à procura do assassino, num enredo repleto de ramificações: interesses políticos e jornalistas corruptos. A investigação vai ligando as primeiras pistas bem devagar. Mas, à medida que o prazo vai se esgotando, o ritmo da trama se acelera, culminando em um final absolutamente empolgante e surpreendente.

Opnião: Prendeu minha atenção desde o início do livro. Com um final surpreendente e com o ritmo cada vez mais acelerado, digo que foi um dos melhores livros que já li.
Nota: 9.5

1 comentários:

Christiano Pinto disse...
20 de maio de 2009 às 14:05

Comprei este livro hoje em um sebo.
Gostei do que li e gravei o nome. paguei 20,00.
Estou doido para iniciar a minha leitura.

Abração.

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails