Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A Árvore dos Janízaros (The Janissary Tree)
Autor: Jason Goodwin
Detetive: Yashim Togalu
Ano: 2007
Número de Páginas: 360

Sinopse: Istambul, 1836. A Europa está em fase de modernização, e o Império Otomano sente que não pode ficar para trás. No momento em que o sultão se prepara para propor uma grande reforma institucional que aproximaria seu país do Ocidente, uma série de crimes violentos desestabiliza sua autoridade. A solução é convocar um detetive com trânsito livre tanto no submundo quanto na corte – o eunuco Yashim Togalu.
Com apenas dez dias para descobrir quem está por trás dos assassinatos e roubos que assustam a cidade, Yashim se embrenha num labirinto de becos, haréns e bazares da capital, na companhia de personagens exóticos, como um embaixador sem pátria e um travesti dançarino. A investigação aponta para a volta de um grupo clandestino, os Janízaros, por quatro séculos defenderam o império como tropa de elite, mas acabaram tomados pela corrupção.
Goodwin começou sua carreira escrevendo livros de viagem. "Uma expedição de cinco meses do Leste Europeu a Istambul despertou seu interesse pelo Império Otomano, cenário de A Árvore dos Janízaros", explica o autor, que também escreveu outros dois livros inspirados pela mesma viagem, On Foot to the Golden Horn [A pé até o chifre dourado] e Lords of the Horizons: a History of the Ottoman Empire [Senhores dos Horizontes: Uma história do Império Otomano].
Mas é em A Árvore dos Janízaros que a combinação de pesquisa histórica e ficção se dá na medida certa. O livro é ambientado num mundo extraordinário – mas real. Jason Goodwin transforma a cidade de Istambul – com suas cores, aromas e mistérios – em personagem desta história sedutora.

Fatos: Esse livro foi vencedor do Edgar Allan Poe Awards de 2007, um dos mais importantes prêmios da literatura policial. Nunca li.. Mas pretendo ler em breve, pois deve ser muito bom. Será minha próxima aquisição com certeza.

Se você gostou do livro e deseja comprá-lo clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails