Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
terça-feira, 25 de setembro de 2007

Bangcoc 8 (Bangkok 8)
Autor: John Burdett
Ano: 2003
Número de Páginas: 371

Sinopse: Este é um romance policial diferente de tudo o que você já leu. É o que se espera de um thriller...e muito mais. Ambientado na cosmopolita e alucinógena capital tailandesa – envolta em mistérios seculares, internet, volúpia e tráfico de drogas – , o que faz de BANGCOC 8 um livro original e fascinante é a singularidade de seus personagens e o embate cultural de mundos bem distintos.
Numa trama engenhosa e de refinada ironia, o escritor inglês Jonh Burdett, como observa o NY Times Sunday Book Review, "seduz seus leitores fazendo-os pensar não com a lógica dos ocidentais, cuja maior regra é o princípio da causa e efeito, mas como budistas que aceitam, e até mesmo celebram, as reviravoltas ilógicas da vida".
O narrador/protagonista é Sonchai Jitpleecheep, um detetive do 8.º distrito policial. Tailandês de pele clara, filho de uma ex-prostituta e devoto do budismo, ele é poliglota, culto, conhece as grifes da moda e admira bons perfumes. Mora num típico moquifo sem o menor conforto, segue os preceitos de sua religião sem, no entanto, abrir mão de alguns hábitos mundanos como o uso do yaa baa, uma droga altamente consumida na cidade.
A história se inicia quando Sonchai e Pichai Apiradee, únicos tiras honestos de Bangcoc, tentam resgatar um sargento afro-americano preso dentro um Mercedes infestado de cobras. Pichai sofre uma picada de um píton gigante e morre quase imediatamente.
Acompanhado por uma estonteante agente americana do FBI, Sonchai inicia uma longa jornada para vingar a morte de seu parceiro de trabalho e depara-se com uma galeria de personagens instigantes em sua investigação – o fantasma de Pichai, um transexual, grandes negociantes de jade e de yaa baa e até mesmo sua mãe, uma stripper aposentada interessada no potencial comercial do Viagra .
Com os direitos já vendidos para publicação em mais de dez países, Bangcoc 8 vai virar filme pela UGC, a produtora francesa de Amélie Polain.
Opinião: Esse foi o último livro que li. Gostei muito. É um livro realmente diferente. Chega em determinada parte do livro que o foco passa do assassino para o motivo. Bem interessante. Vale a pena ler.
Nota: 8,5

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails