Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Essas são minhas novas aquisições !! Comprei hoje mesmo.
Tentarei terminar 1 deles ainda nesse feriado...
Assim que eu terminar eu coloco minha opinião para vocês
Eis os livros:


Bangcoc 8 (Bangkok 8)
Autor: John Burdett
Ano: 2003
Número de Páginas: 371

Sinopse: Este é um romance policial diferente de tudo o que você já leu. É o que se espera de um thriller...e muito mais. Ambientado na cosmopolita e alucinógena capital tailandesa – envolta em mistérios seculares, internet, volúpia e tráfico de drogas – , o que faz de BANGCOC 8 um livro original e fascinante é a singularidade de seus personagens e o embate cultural de mundos bem distintos.
Numa trama engenhosa e de refinada ironia, o escritor inglês Jonh Burdett, como observa o NY Times Sunday Book Review, "seduz seus leitores fazendo-os pensar não com a lógica dos ocidentais, cuja maior regra é o princípio da causa e efeito, mas como budistas que aceitam, e até mesmo celebram, as reviravoltas ilógicas da vida".
O narrador/protagonista é Sonchai Jitpleecheep, um detetive do 8.º distrito policial. Tailandês de pele clara, filho de uma ex-prostituta e devoto do budismo, ele é poliglota, culto, conhece as grifes da moda e admira bons perfumes. Mora num típico moquifo sem o menor conforto, segue os preceitos de sua religião sem, no entanto, abrir mão de alguns hábitos mundanos como o uso do yaa baa, uma droga altamente consumida na cidade.
A história se inicia quando Sonchai e Pichai Apiradee, únicos tiras honestos de Bangcoc, tentam resgatar um sargento afro-americano preso dentro um Mercedes infestado de cobras. Pichai sofre uma picada de um píton gigante e morre quase imediatamente.
Acompanhado por uma estonteante agente americana do FBI, Sonchai inicia uma longa jornada para vingar a morte de seu parceiro de trabalho e depara-se com uma galeria de personagens instigantes em sua investigação – o fantasma de Pichai, um transexual, grandes negociantes de jade e de yaa baa e até mesmo sua mãe, uma stripper aposentada interessada no potencial comercial do Viagra .
Com os direitos já vendidos para publicação em mais de dez países, Bangcoc 8 vai virar filme pela UGC, a produtora francesa de Amélie Polain.



A Rede (Det grovmaskiga nätet)
Autor: Hakan Nesser
Detetive: Van Veeteren
Ano: 2005
Número de Páginas: 302

Sinopse: Premiado como o Melhor Romance Policial de Estréia da Suécia, A Rede é o primeiro livro de uma série de dez títulos com o detetive Van Veeteren como protagonista. Cético, solitário, melancólico, ótimo jogador de xadrez, obcecado por vencer o colega Münster ao menos uma vez no badminton, Van Veeteren enfrenta os casos policiais da pequena cidade de Maardan, na Suécia, buscando compreender, sobretudo, as motivações secretas da alma humana que levam as pessoas a fazer o mal.
É justamente essa sua atitude que o leva a duvidar da culpabilidade de Janek Mitter, um homem que acorda certo dia e se depara com a própria mulher assassinada na banheira de sua casa. Com a memória destroçada pelo álcool, Mitter acaba condenado à prisão pela morte de Eva, mas Van Veeteren e sua equipe, convencidos de que houve um erro de julgamento, saem em busca dos segredos do passado do casal para tentar capturar o verdadeiro culpado.
Håkan Nesser se revela um hábil narrador, alternando ritmos velozes e pausas meditativas, e dá vida e credibilidade psicológica a um personagem de inquestionável carisma.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails