Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
terça-feira, 25 de maio de 2010
O Homem Mais Procurado (The Most Wanted Man)
Autor: John Le Carré
Tradutor: Marcelo Schild
Ano: 2010
Número de Páginas: 350
Editora: Record

Sinopse: Após o 11 de Setembro, Hamburgo tornou-se uma cidade suspeita, pois acolhera alguns dos autores do atentado. Na calada da noite, um jovem checheno faminto entra clandestinamente na cidade. Em uma bolsa pendurada ao pescoço esconde uma quantia incontável de dinheiro. É um muçulmano devoto e afirma chamar-se Issa. Determinado a lidar com o imigrante apenas para manter em segredo as conexões imorais do pai, o banqueiro Tommy Brue descobre na advogada Annabel, uma alemã que decide salvar Issa da deportação, uma aliada, e ambos se unem para defender Issa, acusado de colaborar com o terrorismo.

Fatos: John le Carré nasceu em 1931. Depois de cursar as universidades de Berna e Oxford, ensinou em Eton e passou cinco anos no Ministério das Relações Exteriores britânico. O espião que saiu do frio, seu terceiro livro, garantiu-lhe reputação mundial.

Comentários na Amazon

Média dos Votos
3.7 / 5
173 Votos
5 estrelas:
(56)
4 estrelas:
(48)
3 estrelas:
(38)
2 estrelas:
(16)
1 estrela:
(15)

Boas leituras

10 comentários:

Anônimo disse...
25 de maio de 2010 às 11:38

Você já leu algum desse autor, Thiago? Sabe se é bom?

Thiago Carvalho disse...
25 de maio de 2010 às 12:36

Oi Lilian

Nunca li não.. sabe como é né? Terrorismo, espionagem e etc, não é comigo! =P

Mas dizem que dentro do seu gênero, é um dos melhores.

La Sorcière disse...
26 de maio de 2010 às 06:48

Thiago, John Le Carré é fantástico!! Li O Espião que Saiu do Frio e foi uma leitura sensacional... mas que retratava a espionagem no tempo da guerra fria, o que está meio longe da nossa atual realidade. Tenho mais dois dele em casa (esqueci o nome :P).
Vc não gosta de espionagem, né? Uma pena!! São histórias bem legais!
Bjks
Alê

Josué de Oliveira disse...
27 de maio de 2010 às 10:59

O Jardineiro Fiel também é bom PRA CARAMBA.

Dee disse...
29 de maio de 2010 às 16:38

Terrorismo, espionagem e etc, não é comigo! [2]

Me cansei só com a sinopse.

Debyh disse...
15 de julho de 2010 às 14:22

Eu li esse livro, gosto do genero de espionagem até certo ponto o livro foi bem estruturado, mas lá pra o final foi ficando estranho, não sei explicar como, mas ficou faltando algo... Gostei mais ou menos desse livro, foi o primeiro do autor que eu li. Há livros bem melhores no genero espionagem.

Beto disse...
18 de agosto de 2010 às 17:19

oi Debyh!
quais autores tu indicas?
abração

Debyh disse...
24 de agosto de 2010 às 17:21

Bom com ctza Robert Ludlum, já li varios dele, mas principalmente a trilogia Bourne. Os de Ian Fleming (007) apesar de serem curtinhos tbm são mto bons.

Lobo Solitário disse...
9 de novembro de 2010 às 21:11

Em matéria de espionagem John Le Carré é "O Cara". E, provavelmente, é o único entre os autores do gênero que tem reconhecidas qualidades literárias (se bem que eu não me impotraria muito com isso, o importante é saber narrar uma boa história).

Só li dois livros do autor até agora (menos por falta de oportunidade do que por falta de vontade): "O espião que saiu do frio" e "Sempre um colegial" (eis a epígrafe que ele escolheu para este último: um verso de W. H. Auden: "Eu e o leitor sabemos/ o que todo colegial aprende:/ o amor com amor se paga,/ e o mal se paga com o mal").

Seus livros são mais focados nos bastidores da espionagem, sem muita ação, e com uma linguagem bem singular.

Agora, se quer uma autor de espionagem que foca suas narrativas na ação (e eu quero dizer acão ininterrupta) eu sugiro Frederick Forsyth (O dia do Chacal, O dossiê Odessa, O Afegão, e outros), Ken Follet (Triângulo, O buraco da agulha), Jack Higgins (A Àguia Pousou).

Anônimo disse...
28 de janeiro de 2012 às 14:33

John Le Carré retrata o espião como ele realmente é: nada a ver com caros bólidos ou armas sensacionais. A maioria dão ótimos jornalistas, talentos natos em cavoucar/observar e relatar, de forma imparcial.

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails