Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Amberville - A Lista da Morte (Amberville)
Autor: Tim Davys
Protagonista:
Ano: 2010
Número de Páginas: 352
Editora: Amarilys

Sinopse: Eric tinha tudo: uma carreira de ascensão meteórica no ramo da publicidade, uma bela esposa e um apartamento magnífico no bairro mais cosmopolita da cidade. No entanto, seu passado ambíguo não estava tão distante como havia imaginado. Quando Nicholas, seu antigo chefe, bate em sua porta à procura de um último favor em memória dos velhos tempos, sua vida é virada de cabeça para baixo. Amberville, seu mundo, é habitado por seres que, a despeito de serem bichos de pelúcia, são tão humanos quanto a mais humana das virtudes ou vícios: trabalham, trapaceiam, casam-se, traem, viciam-se em drogas, pagam por sexo, odeiam, roubam, envelhecem... e amam. Nicholas Pombo, o chefão do crime para o qual Eric trabalhava quando era apenas um urso adolescente e rebelde, descobriu que seu nome consta na tão desacreditada Lista da Morte, a lista que define quais bichos de pelúcia devem ser levados pelos Choferes. A ameaça de Pombo é clara: se o urso não conseguir salvá-lo, sua esposa, Emma Coelho, será feita em pedaços. Com a ajuda de seus antigos parceiros de boemia, um corvo traumatizado que trocou a vida do crime por um plácido emprego no departamento de corte e costura de uma loja de shopping; uma gazela viciada em pílulas suspeitas e, não se sabe ao certo, michê sadomasoquista; e uma cobra burocrata corrupta, responsável pelo orçamento da pasta de cultura da cidade, Eric precisa correr contra o tempo, vasculhando cada um dos bairros de Mollisan Town para encontrar pistas que o ajudem a solucionar esse mistério. Se os bichos de pelúcia levados pelos Choferes não são escolhidos aleatoriamente, e a Lista da Morte não é apenas um mito, quem, então, é responsável por ela? E como é possível salvar alguém dessa sentença?

Fatos: Tim Davys é o pseudônimo utilizado por um misterioso autor sueco. Não consegui achar quase nada na internet sobre ele. A biografia que encontrei no site da editora americana que o publicou foi: "Eu nasci em um país distante, bem distante. Antes dos vinte, eu nunca havia lido um livro. Quadrinhos, revistas e filmes me ensinaram a contar história. Eu estudei literatura, arrumei um emprego, uma esposa e comprei um cachorro. Eu estudei psicologia, arrumei outro emprego e escrevi um livro. Hoje sou muito mais velho que costumava ser. Meu cachorro está muito velho também, mas nunca comentaria a idade da minha esposa. A ideia é seguir em frente para se manter vivo, escrevendo bastante e se adaptando à vida em Nova Iorque. Mas se tem alguma coisa que aprendi nessa vida (e eu sei que tem) é que ela nunca termina da maneira que você esperava.

OBS: Não sei se é um romance policial, mas tem crime envolvido então resolvi postar. A grande pergunta é: personagens bichos de pelúcia. Será que dá samba?


Comentários na Amazon

Média dos Votos
3.4 / 5

47 Votos
5 estrelas:
(10)
4 estrelas:
(11)
3 estrelas:
(17)
2 estrelas:
(5)
1 estrela:
(4)

Boas leituras

9 comentários:

Natália Alexandre disse...
31 de maio de 2010 às 13:40

Segundo a editora é um romance policial noir.

O autor é todo misterioso hein? Fiquei curiosa sobre ele, tb! rs


Bjs.

Anônimo disse...
31 de maio de 2010 às 17:51

Não parece um bom livro. No entanto, a sinopse é deveras curiosa. Se o autor tiver MUITO talento, há chances de sair algo muito bom. Vamos combinar... Pelo menos, é diferente e original.
Aprovado.

Raphael Montes

La Sorcière disse...
31 de maio de 2010 às 21:38

Tô louca para ler o livro!! Achei super diferente!!!!
Bjks
Alê

Josué de Oliveira disse...
31 de maio de 2010 às 22:22

Definitivamente, eu sou um cara chato.
Esse livro me parece uma paródia.
Minha posição sobre paródias: não curto.
Por que não fazer algo sério?

Como disse, sou chato.

Ana Clara disse...
1 de junho de 2010 às 00:55

Eu também sou chata. Não curti nem um pouco.

Igor Galante disse...
1 de junho de 2010 às 10:56

Olá Thiago, sou jornalista e estou preparando uma reportagem sobre literatura policial. Pesquisando, encontrei seu blog. Você pode por favor fazer contato comigo no email igor.galante@diarioweb.com.br ou mesmo igorgalante@hotmail.com ?

obrigado

Dee disse...
2 de junho de 2010 às 16:39

Gente, eu A M E I!!!
Quando bati o olho na capa, fiquei matutando, "é um urso de pelúcia mesmo? Por quê?". Aí fui lendo a sinopse...

Vai pra listinha de desejados DJÁ!

Thiago Carvalho disse...
2 de junho de 2010 às 18:39

A opinião do pessoal tá bem dividida.
é 8 ou 80.. rsrs

Anônimo disse...
20 de junho de 2010 às 21:09

Sinceramente não gostei nem um pouco, pois nao faz meu estilo... eu gosto de romance policial e nao esse tipo de historia....
mas gosto é gosto e isso nao se discuti....

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails