Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Naquele Dia (The Given Day)
Autor: Dennis Lehane
Tradutor: Luciano Vieira Machado
Protagonistas: Danny Coughlin e Luther Laurence
Ano: 2009
Número de Páginas: 696
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Certos momentos históricos são capazes, de definir uma nação. Ao ambientar este que é seu mais ambicioso romance no fim da Primeira Guerra Mundial, o autor escolheu uma dessas encruzilhadas em que o novo confronta-se com o velho, em que um passo em falso pode conduzir todo um povo a um futuro incerto. São tempos sombrios. Os soldados que voltam para casa encontram indústrias bélicas fechando as portas, desemprego, conflitos raciais e políticos de toda sorte. Por um lado, anarquistas e comunistas aproveitam para intensificar suas atividades entre os operários. Por outro, setores da população negra começam a unificar-se num embrião das lutas por direitos civis que tomariam os Estados Unidos nas décadas seguintes. Em meio a esse já turbulento cenário, políticos americanos acenam para uma proibição na venda de bebidas alcoólicas, e a gripe espanhola começa a atravessar o Atlântico.Ambientado em Boston, cidade natal do autor e que figura em quase todos os seus livros, "Naquele Dia" conta a história de duas vidas em rota de colisão. Danny Coughlin, descendente de irlandeses, é filho de um capitão de polícia e seguiu os passos do pai. Escalado para infiltrar-se em organizações bolcheviques e anarquistas, envolve-se na luta trabalhista e passa a defender a sindicalização do departamento de polícia. Caminhando no fio da navalha entre a ilegalidade e o trabalho de infiltrado, Danny acabará por se tornar figura-chave de uma guerra entre o governo e as forças da lei que se assoma no horizonte. Já Luther Laurence, o jovem negro cuja vida aos poucos se ligará à de Danny, chega a Boston por um mero acaso. Demitido para dar espaço à mão de obra que virá da Europa com o fim da guerra, e fugindo da polícia por um crime cometido em outro estado, Luther tentará passar despercebido em meio aos inúmeros conflitos sociais que o cercam. Mas Boston, cidade conhecida pela forte imigração de irlandeses, não é exatamente receptiva aos negros, e, entre a fuga da polícia e a busca por algum tipo de sobrevivência, Luther se verá embrenhado em uma briga que, se não é sua, passará a dominar seu dia a dia.

Fatos: Dennis Lehane nasceu em Dorchester, subúrbio de Boston no qual situa a maioria de suas histórias. Por seu livro de estréia, Um drink antes da guerra, o autor recebeu o Shamus Award 1994. Em 2001, Lehane quebrou a seqüência de livros estrelados pela célebre dupla de detetives Patrick Kenzie e Angela Gennaro para publicar Sobre meninos e lobos (Mystic River), que teve os direitos para o cinema comprados pelo diretor e ator Clint Eastwood. Além de Mystic River, "Gone, Baby, Gone" e "Shutter Island" também foram adaptados. "Naquele Dia" também terá sua versão cinematográfrica, que será dirigida por Sam Raimi (Homem-Aranha) e tem estréia prevista para 2010.

Comentários na Amazon

Média dos Votos
4.2 / 5

150 Votos
5 estrelas:
(81)
4 estrelas:
(33)
3 estrelas:
(20)
2 estrelas:
(11)
1 estrela:
(5)

Boas leituras

10 comentários:

Josué de Oliveira disse...
6 de outubro de 2009 às 11:43

Caraca, tô feliz pacas. Depois de dois anos! Até que enfim, hein Cia das Letras?!?!

Não para ser policial - pelo menos não como os outros - mas eu vou ler assim mesmo, custe o que custar. Lehane mostrou que sabe ser prolixo à pampa em "Mystic River", mas independente disso o cara sabe escrever.

Lehane ruleia supremo.

Thiago Carvalho disse...
6 de outubro de 2009 às 11:48

Po..

Encarar outro livro de quase 700 páginas agora não dá não..
Ainda to lendo "A Rainha do Castelo de Ar". =/
Antes de pegar esse do Lehane vou ter que ler algo mais leve..

Mas é uma ótima notícia mesmo!! \o/

Dee disse...
6 de outubro de 2009 às 16:12

Realmente, pra quem é fã, boa notícia.

Mas posso dizer? Cansei só com a sinopse e nem li tudo.
Não gostei.

La Sorcière disse...
6 de outubro de 2009 às 17:33

Dennis Lehane,juntamente com Jonathan Kellerman, são meus autores prediletos de romances policiais. Acho até, que gosto mais de Lehane com seus fantásticos detetives Patrick e Angela!Ahhhh e amei também Sobre Meninos e Lobos!
Concordo com o Josué, tem que ser lido, independente de não ser um policial, afinal, Lehane é imperdível!!
Afffe....até que enfim um lançamento de peso!!! As coisas estão meio paradas, ou só eu que estou achando?

Natália Alexandre disse...
7 de outubro de 2009 às 07:50

Adoro ler sobre os períodos´pós guerra!

Alê, não é só vc não querida... tb to achando tudo muito parado, ou melhor, menos divulgado, porque anúncios de lançamentos de romances, vejo em tudo que é lugar, já os policiais, praticamente não vejo, por isso corro aqui pro blog do Thiago, para não ficar perdida nas atualizações do gênero policial.

Agora o que eu não entendo é: uma boa propaganda faz vender, até qdo o produto não é grande coisa. E pq as editoras malmente divulgam livros?? ainda mais livros bons?? Juro que adoraria saber.

Anônimo disse...
8 de outubro de 2009 às 16:01

Porque literatura policial, Nat, é considerada subliteratura aqui no Brasil. Vá entender.

Eu vi o filme Sobre Meninos e Lobos e detestei. Por isso (pode parecer bobeira) nunca pensei em tentar o autor. Acho que fiquei traumatizada, hahaha.

E, Thiago, COMO ASSIM vc ainda tá lendo a Rainha do Castelo de Ar? Eu devorei esse livro... rs...

E pra mim, Stieg Larsson é supremo. Tenho Kellerman e Crais na minha pilha e ainda não pude dar uma chance a eles. Preciso consertar esse erro. Sem esquecer do Coben! (Meu Deus, muitos livros na fila, pouco tempo... /suspiro)

Josué de Oliveira disse...
9 de outubro de 2009 às 12:45

Lilian, Sobre Meninos e Lobos é prolixo, foi uma experiência que o autor fez dentro de outros gênero. Tem partes fantásticas, e outras chatas.

Leia alguma coisa Kenzie-Gennaro. Indico Um Drink Antes da Guerra, primeiro da série, pq se vc lê fora da ordem pega um monte de spoiler.

Bonespedia disse...
10 de outubro de 2009 às 09:47

Oh, estou fazendo a coleção do Dennis Lehane. Pena que comecei pelo final, mas vou comprar o restante no Estante.

Gone Baby Gone é td de bom, sinopse fantástica. Não é a toa que Dennis Lehane é o autor da obra Meninos e Lobos.

Bjus querido.

hammer disse...
17 de outubro de 2009 às 23:59

Menino/as acreditem
Eu li todos os livros publicados no Brasil do Dennis e vale a pena. As vezes um livro não te cai bem, vc. não tá bem ,o assunto te desagrada mas , tente mais , pq o saldo é positivo !!

Igor Nascimento disse...
16 de junho de 2012 às 20:52

Quando menos se espera, Lehane segue me surpreendendo nesse livro viciante. Valeu apena
ter comprado.

Lehane tem pontos negativos..."Estrada Escura" é um exemplo, mas é um autor fora do comum, fez algo inedito e ousado q foi escrever tres histórias em uma em "Naquele Dia" com 700 paginas, e conseguiu isso com uma perfeita sicronia.

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails