Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
sábado, 24 de novembro de 2007
Instinto Assassino (Killer Instinct)
Autor: Joseph Finder
Ano: 2007
Número de Páginas: 368

Sinopse: Jason Steadman nunca tinha sequer segurado uma arma na mão. Apesar da pistola Colt 45 ficar grande demais entre seus dedos, naquele momento ele não tinha alternativa senão puxar o gatilho. Estava diante de um inimigo declarado e era uma questão de matar ou morrer.

Jason via-se naquela situação de filme e perguntava-se o que ele havia feito de errado. Ele sabia a resposta. Tudo havia começado 10 meses atrás quando perdeu o controle do carro ao voltar para casa depois de um dia normal de trabalho. O socorro não demorou a chegar. O motorista do guincho era de poucas palavras, mas Jason, como bom vendedor, deu um jeito de entabular uma conversa. Quando percebeu, já estava convidando o recém-conhecido para jogar softball com os companheiros de empresa.

Nos dias seguintes, Jason conseguiu um emprego para o novo amigo na área de segurança da empresa. Kurt Semko havia saído das Forças Armadas por conduta desonrosa, mas Jason responsabilizou-se pela sua contratação. Kurt tinha lutado no Afeganistão e no Iraque e encarava a vida como se estivesse em uma batalha. A convivência com Kurt fez bem a Jason. Ele passou a fazer exercícios, deixou um pouco de lado os livros de auto-ajuda em que era viciado e passou a desenvolver algo que seu chefe considerava fundamental em um vendedor, o instinto assassino.

Depois de conhecer Kurt, a vida de Jason deslanchou. Ele conseguiu, com a ajuda de informações obtidas pelo amigo de formas não muito claras, ser promovido. Além disso, em todos os negócios em que entrava acabava sempre tendo vantagens sobre os concorrentes – e os adversários normalmente enfrentavam contratempos. Algum tempo depois, Jason começou a perceber que nem tudo estava acontecendo por acaso.

Kurt costumava dizer que faria qualquer coisa para ajudar Jason no que fosse preciso, depois de ele ter conseguido o emprego na Entronics, mas aquilo parecia estar indo longe demais. Jason não queria mais informações de origem suspeita, tampouco queria que Kurt fosse a sua casa com tanta freqüência. Ele já havia conquistado Kate, consertando pequenos problemas domésticos, como o cabo da tevê ou o piso da escada. Jason queria tirar Kurt de sua vida, mas mal sabia que era tarde demais. O amigo havia se tornado o pior inimigo imaginável.

Fatos: Hora zero, terceiro romance do autor, contou com a colaboração oficial da CIA e do FBI. E Crimes em primeiro grau, seu trabalho seguinte, tornou-se um filme de sucesso, dirigido por Carl Franklin e estrelado por Morgan Freeman e Ashley Judd. Finder também escreve sobre espionagem e intrigas internacionais para The New York Times, The Washington Post e The New Republic. Finder também se tornou um mestre do thriller moderno, com uma habilidade surpreendente para escrever sobre as intrigas típicas do meio empresarial. Gostei bastante da sinopse do livro e estou muito curioso pra lê-lo. Já está na minha lista de próximas aquisições.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails