
A Equipe de homicídios liderada por Goran Gavila, um criminologista que mesmo civil tem mais influência sobre ela que o próprio inspetor-chefe Roche, um líder preocupado somente com holofotes, encara seu pior desafio: seis braços direitos de meninas entre 9 e 13 anos são encontrados em um bosque. Cinco dessas crianças identificadas desapareceram na última semana, restanto apenas a última menina, que a equipe acredita estar viva.
Conforme a investigação evolui, ao invés das pistas encontradas levarem ao serial killer responsável pelas atrocidades, elas conduzem os investigadores a diferentes caminhos. Cada cadáver que emerge faz com que os policiais tenham que investigar outros crimes cometidos no passado, o que dificulta e atrasa o rumo das investigações. Para ajudar a equipe formada por: Gavila, um criminologista e pai solteiro que luta para esquecer a dor do abandono repentino de sua esposa; Stern, o agente durão famoso por suas balinhas de menta; Boris, o galanteador e atrapalhado, porém prestativo, especialista em interrogatório e Sarah Rosa, a fria e ciumenta agente especialista em tecnologia, Mila, uma misteriosa e fechada especialista em encontrar pessoas desaparecidas é recrutada de última hora.
Os personagens da trama são bem entrosados, até porque já trabalham juntos há bastante tempo, sendo Mila a única novata, que chega com uma certa desconfiança da equipe, principalmente por parte de Sarah Rosa, que parece se incomodar por deixar de ser a única mulher no time. Porém, assim que descobrem as qualidades da moça, aos poucos, a "abraçam" na equipe, principalmente Goran, por quem a moça passa a ter grande admiração e Boris, que se encanta com a novata ( romance? leia o livro e descubra! =D ).
Agora, depois de apresentar um pouco da história a vocês, falarei mais sobre minhas impressões sobre o livro. Já adianto que no geral, achei-o muito interessante. O autor logo na primeira página nos apresenta o primeiro de diversos relatórios que vão aparecendo na trama sobre um misterioso detento cujos habitos são bem estranhose além disso, a investigação foi muito bem conduzida, o que me manteve preso durante toda a leitura. Fora o fato de que o tema principal nos instiga a pensar sobre o que pode ou não ser considerado crime e o quanto alguém pode ser culpado mesmo não tendo encostado um único dedo na vítima.
Como todo bom romance policial, várias reviravoltas marcaram presença no livro, o que é sempre ótimo para evitar monotonia e desinteresse. As tramas paralelas, como um antigo caso mal sucedido da equipe, o problema de Goran e sua ex-mulher e um suspense envolvendo o passado de Mila, só aumentaram a tensão e a vontade de chegar logo ao final do livro, que tenho que admitir que ainda não sei se gostei. Explicarei o porquê abaixo.. rsrsrs
Como nem tudo são flores e nada é perfeito, "O Aliciador" também tem suas falhas, na minha opinião. Não sei se por problema de tradução ou do autor, boa parte das reviravoltas pareceram meio confusas para mim. Tudo bem que em no máximo 5 páginas essas dúvidas eram sanadas, mas é meio chato ter a impressão, mesmo que momentânea, que não entendeu alguma passagem e ter que voltar o texto. Talvez seja um recurso do autor para surpreender na surpresa da reviravolta, se é que me entendem ( meio confuso isso... rsrs ).
Outro fator que me incomodou foi incluir elementos que não estavam previstos na sinopse nem em informações sobre o livro, e exagerando um pouquinho diria que poderia até mudar o "estilo" ou "classificação" do livro. Não quero citar o fator para não "spoilear", apesar de não considerar dessa forma ( tem gente que é chata com isso ), mas parece que o autor não sabia sair da sinuca de bico que se enfiou e tirou uma carta da manga. Resumindo, achei desnecessário.
Agora o final, o tão esperado final, rsrs. Como disse acima, não sei se gostei ou não, pois achei-o surpreendente em parte, mas não como um todo. Quando finalmente o desfecho da história aparece, o livro acaba e fica aquela impressão de algo solto. Pode ser porque o livro tenha uma continuação prevista pelo autor, não sei, o que é totalmente viável de acontecer, até pelo sucesso que o livro fez. Mas no geral, como disse acima, o livro é muito interessante e vale o dinheiro investido
Minha grande dúvida após a leitura do livro é: qual o principal objetivo de uma equipe de homicídios? Será que esse objetivo realmente foi atingido? Deixo essas perguntas no ar para vocês me responderem depois que lerem também. ;)
OBS: Sim, são 3:30 e eu ainda to acordado. =P. Culpa desse livro, que me fez varar madrugada lendo e resenhando.