Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quarta-feira, 12 de março de 2008


O Estrangulador (El Estrangulador)
Autor: Manuel Vázquez Montalbán
Ano: 1999
Número de Páginas: 210

Sinopse: "Meu nome é Albert DeSalvo e sou o Estrangulador de Boston": assim começa este diário de um louco que trucidou 37 vítimas. Intoxicou pai e mãe com gás, jogou os filhos de um despenhadeiro no litoral da Nova Inglaterra, atropelou um delinqüente com seu Jaguar último tipo, enforcou tanto a própria mulher como uma freira do Congresso Eucarístico, além de prostitutas e críticas de arte, empalou um aposentado nas grades de uma mansão art déco, congelou uma acrobata no freezer e não deixou escapar de sua sanha nem o ex-secretário geral do Partido Comunista.
Matar é seu ofício, mas, quando ameaçam submetê-lo a uma lobotomia, o homem se transforma. Movido pelo instinto social-democrata que, em suas palavras, alimenta qualquer cérebro na hora de salvar a pele, o louco, digamos, toma juízo. Murado em sua cela de enfermaria, povoando seu imaginário de personagens vivos para em seguida matá-los, Albert se torna um homem triste, incomunicável, autista. Finge que não matou ninguém. Finge que está em Boston, quando provavelmente está em Barcelona. Finge que é casado com uma esposa tricoteira e aceita ser pai de três filhos: um aidético, um sem-teto e um pluridivorciado. Albert é um simulador e um mitômano, mas também um criminoso de verdade que mata com critérios objetivos, frios e racionais.
Este romance de Manuel Vázquez Montalbán retrata um fim de século em que a geometria venceu a compaixão e a solidariedade. Em sua permanente tensão entre agressividade e conformismo, O estrangulador pode ser lido também como alegoria de duas atitudes possíveis diante do mundo: a subversão e a resignação. Ou, mais simplesmente, é o diário de um louco que um dia acreditou no que lhe disse o seu sorumbático psicanalista argentino, que apenas cantarolava a letra de um tango: "Verás que tudo é mentira, verás que nada é amor".

Fatos: Montalbán é autor da série protagonizada pelo detetive Pepe Carvalho, personagem que apareceu pela primeira vez em Yo maté a Kennedy (1972). Suas histórias foram traduzidas em diversas línguas e adaptadas para o cinema e para a TV. O autor recebeu o Premio Planeta por Los Mares del Sur, o prêmio Internacional de Literatura Policial (na França) e o Premio de la Crítica, também obteve o Premio Nacional de Narrativa e o Premio Literario Europeo. O livro O Estrangulador é bastante diferente dos que estou acostumado a postar aqui, mas confesso que achei bem interessante. Espero que tenham gostado também.

OBS.1: Não coloquei os comentários na Amazon, pois não havia nenhum

OBS.2: Quem ainda não se inscreveu no sorteio tá esperando o que ?? Inscreva-se !!
Se você está se perguntando : Sorteio ?? Que sorteio ?? Clique AQUI

Boas leituras

1 comentários:

Anônimo disse...
13 de março de 2008 às 00:44

Hey!

Realmente, resumo beeem diferente. E eu gostei! Só fiquei meio assim em relação a narrativa. Será que é legal?

Ah, procurei o livro da Janet Evanovich na Sub e na Ame e não achei. =/ Mas acabei comprando o A Fêmea da Espécie. E Conspiração Mortal, claro!

Até, o/

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails