Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quarta-feira, 30 de março de 2011
Grotescas (Gurotesuku)
Autora: Natsuo Kirino
Ano: 2011
Número de Páginas: 576
Editora: Rocco

Sinopse: O assassinato de duas prostitutas, ambas ex-estudantes de uma escola para moças de elite em Tóquio, é o ponto de partida desta história, que reconstitui a vida das duas vítimas e da narradora do livro. Filha de uma japonesa e um suíço, a narradora sem nome é atormentada ao longo de toda sua vida por profundos sentimentos de inadequação e rancor, frutos de sua origem mestiça e da constante comparação com sua irmã, Yuriko, dotada de uma beleza fora do comum. A narradora investiga o que teria levado duas ex-alunas de um colégio de elite a prostituir-se nas ruas; reconstrói as memórias de sua família; as dificuldades de aceitação na elitista Escola Q Para Moças, com seu rígido sistema de castas definidas por origem, renda e aparência e sua obsessão pela genética.

Fatos: Natsuo Kirino nasceu em 1951 em Kanazawa e vive em Tóquio desde os 14 anos. Formada em direito, trabalhou em diversas áreas antes de se tornar escritora. É autora de 13 romances e três livros de contos. Com "Do Outro Lado" venceu o Grande Prêmio Japonês de Melhor Romance Policial e ficou entre os finalistas do Edgar Allan Poe de 2004, na categoria Melhor Romance, tornando-se a primeira escritora japonesa indicada a este grande prêmio literário.

OBS: Pelo que vi não é bem um livro policial, mas resolvi postar mesmo assim, pois gostei muito de "Do Outro Lado", da mesma autora.

Comentários na Amazon

Média dos Votos
3.4 / 5

49 Votos
5 star:
(13)
4 star:
(15)
3 star:
(8)
2 star:
(5)
1 star:
(8)

Boas leituras

2 comentários:

Mary Zombie disse...
1 de novembro de 2011 às 03:31

Já tive o prazer de ler o livro anterior da autora q lançaram aqui no Brasil e achei ótimo.
Sé esse seguir pelo mesmo rumo (como parece) vou adquirir certeza! ;)

A. disse...
25 de junho de 2012 às 18:31

"Do Outro Lado" é arrebatador! E já estou providenciando "Grotescas" como minha próxima leitura. Kirino se destacou como uma de minha leituras preferidas mesmo concorrendo com autores de peso como Jun'ichiro Tanizaki (li o excelente "Amor de Perdição", além de "Diário de um Velho Louco" e "Chave") e Natsume Souseki ("Eu sou um Gato").

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails