Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
sábado, 8 de dezembro de 2007
A Morde de um Estranho (Smiert postotónniego)
Autor: Andrei Kurkov
Ano: 2006
Número de Páginas: 284

Sinopse: Viktor é um escritor frustado. Na tentativa de ser publicado, distribui pelas redações de jornais seus contos breves. Somente um editor lhe telefona, mas o que oferece a Viktor é escrever necrológios. Ele aceita a proposta do Notícias da Capital e passa a exaltar a vida de políticos importantes e a descrever seus últimos instantes de vida. No entanto, nenhum deles está morto, e cabe a Viktor usar sua verve literária para descrever a morte que imagina que eles terão, facilitando assim o trabalho da imprensa na cobertura de uma eventual morte.
Durante os primeiros meses, o novo emprego parece satisfatório, mas conforme lê nos dias subseqüentes à entrega dos textos suas ficções se tornarem fatos nas páginas policiais, começa a desconfiar que seu verdadeiro trabalho é escrever roteiros para alguma misteriosa equipe executar.

Fatos: Andrei Kurkov é ucraniano, escritor, jornalista e roteirista. Autor de treze romances e novelas, cinco livros infantis e mais de vinte roteiros para filmes e documentários cinematográficos, foi editor da revista Dnipro e roteirista de cinema. Na imprensa européia, é conhecido por retratar por um viés ácido e com toques de nonsense o cotidiano colapsado de uma sociedade pós-União Soviética.

Sinceramente.. me interessei muito por essa sinopse. Parece ser um livro bem interessante. Nunca ouvi falar do autor mas é um livro que certamente um dia vou ter, pois fiquei muito curioso. Acho que vale a pena comprá-lo, apesar de poder estar enganado.

4 comentários:

fernando disse...
13 de fevereiro de 2009 às 11:17

Estou lendo esse livro. O comprei por acaso na FNAC por R$ 3,90.
Até agora me interessou pela narrativa ágil, mas ainda estou esperando a história engrenar de vez(estou na pág. 83), se bem que já há algumas indicações de que as coisas não são tão despretensiosas como se mostraram até então.

fernando disse...
13 de fevereiro de 2009 às 11:21

estou lendo esse livro. comprei por acaso no fnac por R$3,90. até agora me interessou a narrativa ágil, apesar de não dizer ainda "a que veio" (estou na pág. 83). se bem que já há indicações na história de que as coisas não são simples como aparentam de início.

Thiago Carvalho disse...
13 de fevereiro de 2009 às 11:26

Na época que eu postei esse livro eu queria comprá-lo..
Mas o tempo foi passando e eu já tinha até me esquecido dele !!

Obrigado por lembrar.. rsrs

Abraço

Anônimo disse...
18 de julho de 2011 às 19:19

Li este livro e estranhei que haja tão pouco sobre ele na internet. é uma prosa que flui muito bem, uma escrita objetiva, às vezes poética (em doses bem proporcionadas) e uma trama bem atraente, mesmo que um tanto improvável. Há pequenos derrapões que em nada comprometem o resultado final do livro. Um interessante desfecho para dúvidas que vão se somando ao longo da narrativa. Recomendo muito esta leitura.
anelise fontoura

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails