Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Maigret e o Cliente de Sábado
Autor: Georges Simenon
Protagonista: Jules Maigret
Ano: 2012
Número de Páginas: 160
Editora: L&PM

Sinopse: O dono de uma pequena loja de decorações, Léonard Planchon, tenta, sem sucesso, ligar para Maigret diversas vezes durante um sábado. Ele finalmente o localiza em sua casa e revela que planeja matar sua mulher, Renée, e seu amante, chefe da loja. Maigret promete ajudar, mas um dia depois Planchon desaparece misteriosamente.

Fatos: Criação do belga Georges Simenon (1903-1989), o inspetor da polícia francesa Jules Maigret surgiu pela primeira vez em 1931, numa série de romances que conquistaram legiões de leitores do mundo inteiro e revolucionaram a literatura policial. Ombreando com Sherlock Holmes, Hercule Poirot e Philip Marlowe pelo título de investigador mais fascinante da ficção, Maigret é o mais humano entre os seus pares. Homem de poucas palavras, corpulento, pesado, deliberadamente vagaroso, que percorre as ruas de Paris e cidades do interior da França com seus indefectíveis sobretudo e cachimbo, ele tem sempre um olhar atento para os dramas que ligam as pessoas. E é lançando mão do seu conhecimento instintivo da natureza humana que Maigret desvenda os mais inexplicáveis e – por que não? – comoventes crimes.

Boas leituras

3 comentários:

Estranha Maldição disse...
17 de maio de 2012 às 16:52

Jules Maigret, incontornável. Creio que Simenon fundou um género raro, na história da literatura policiária: cruzou o crime com o humanismo. Um abraço e uma palavra de apreço pelo seu blogue.

clarice Mascena disse...
16 de junho de 2012 às 08:59

Oi, onde posso comprar livros de George Simenon. Sou ceguinha mas posso escaneá-los para ler depois com meu program de voz. Mas não sei onde encontrá-los. Achei apenas três deles na internet para downliad. Da Agatha Chistie eu tenho um montão!
Im abraço da Ceguinha

clarice Mascena disse...
26 de fevereiro de 2013 às 13:28

adoro esse detetive!

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails