Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
terça-feira, 15 de maio de 2012
Fantasma
Autor: Luiz Alfredo Garcia-Roza
Protagonista: Delegado Espinosa
Ano: 2012
Número de Páginas: 216
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: A mulher sentada à beira da calçada na avenida Nossa Senhora de Copacabana só se sente em casa vivendo na rua - estar entre paredes a oprime, ela tem a sensação de que vai morrer sufocada. É tão fina e educada que todos a chamam de Princesa. Seu 'lar' é um trecho do piso de cimento delimitado por pedaços de papelão. Muito gorda, tem dificuldade para se mover. Mesmo assim, não descuida da aparência - alisa bem o vestido sobre as pernas esticadas, penteia-se com esmero e passa batom com pelo menos frequência - sempre que recebe a visita do delegado Espinosa. E o delegado Espinosa visita Princesa várias vezes por dia. Afinal, tudo indica que ela viu quem enfiou uma faca no homem muito branco, talvez um estrangeiro, que amanheceu morto na calçada a alguns metros dela. Mas Princesa costuma sonhar, às vezes até quando está acordada. Isaías é o grande amigo de Princesa. Ele sabe que a amiga viu alguma coisa que não deve ser lembrada. Acredita que precisa proteger a qualquer custo a moça dos perigos que podem surgir da noite - quando ela dorme sozinha na calçada - e do dia, quando os passantes são tantos que é difícil distinguir o inimigo que se aproxima para desferir um golpe. Como Princesa, Isaías é incapaz de lidar com o mundo complicado onde os dois vivem; como ela, é indefeso e vulnerável.

Fatos: Luiz Alfredo Garcia Roza (Rio de Janeiro, 1936) é um escritor brasileiro. Estreou na literatura de ficção em 1996, aos 60 anos de idade. Antes disso, foi professor universitário e autor de livros sobre psicanálise. Sua estréia na literatura ficcional, com a obra O Silêncio da Chuva rendeu-lhe um dos principais prêmios literários do Brasil, o Jabuti na categoria romance. Suas histórias se passam, basicamente, na cidade do Rio de Janeiro, entre os bairros de Copacabana e Peixoto. Neste último reside o personagem recorrente de seus livros, o delegado Espinosa e, em Copacabana, está localizada sua delegacia.

Boas leituras

5 comentários:

simplifique disse...
29 de maio de 2012 às 09:31

Sou fã dos livros do Garcia-Roza.
No domingo, saindo da livraria, vi um senhor com o exemplar do Fantasma na mão. Não pensei duas vezes, hj comecei a devora-lo.
Quem vc indica de romancista policial no Brasil?

Asdrúbal disse...
8 de agosto de 2012 às 19:55

Assim que soube que ele lançou o mais novo romance "Fantasma" também não pensei duas vezes e garanti o meu. Ele é fera! E o Espinosa um personagem cativante! Já estava sentindo falta do Garcia-Roza!

mircoel disse...
31 de agosto de 2012 às 16:41

Eu tambem que sou italiano adorei os livros do garcia roza quando fui no Rio de janeiro. Agora que fico na Italia sou muito feliz que chegou um nuovo livro....que vou comprar cedo ...

Anônimo disse...
14 de setembro de 2012 às 21:57

Aonde posso comprar no RJ?

Anônimo disse...
3 de janeiro de 2013 às 21:50

Garcia-Roza (que admiro tanto como romancista quanto como acadêmico) revela uma escrita madura neste último livro. Não apenas lemos Princesa, uma personagem fascinante do livro, como também a vemos claramente e, sobretudo, a vivemos intensamente. Princesa personifica inclusive a própria literatura, ao nos confrontar com a linha tênua entre realidade e ficção.

Vera Helena Saad Rossi

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails