Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
domingo, 24 de julho de 2011
O Caso Neruda (El Caso Neruda)
Autor: Roberto Ampuero
Protagonista: Cayetano Brulé
Ano: 2011
Número de Páginas: 424
Editora: Benvirá

Sinopse: Velho e doente, o poeta Pablo Neruda volta ao Chile no inverno de 1973, depois de deixar o posto de embaixador do governo de Salvador Allende em Paris. Em sua vida repleta de êxitos, resta um mistério a desvendar — uma dúvida que o atormenta quando percebe que sua vida está próxima do fim. Nesse momento, Neruda conhece o detetive cubano Cayetano Brulé, a quem confia a missão de seguir o rastro de Beatriz de Bracamonte, uma mulher de múltiplas identidades e paradeiro desconhecido, única pessoa capaz de elucidar o passado do poeta. Enquanto Brulé empreende sua caçada em países como México, Cuba, Alemanha Oriental e Bolívia, Neruda aguarda impaciente a chegada de notícias em um ambiente cada vez mais tenso com a iminência de um golpe militar contra o governo.

Fatos: Roberto Ampuero (Chile, 1953) é professor de redação e escrita criativa na Universidade de Iowa. Exilado durante a ditadura de Augusto Pinochet, radicou-se em Cuba, antes de se mudar para os Estados Unidos. É um dos mais importantes autores contemporâneos, muito graças à saga do detetive chileno de origem cubana Cayetano Brulé, protagonista de romances como Quem matou Cristian Kustermann?, Boleros em Havana e deste O caso Neruda.

OBS: Esse livro é o primeiro da Série Negra (plágio da Coleção Negra? rsrs), uma coleção da Editora Saraiva (Selo Benvirá) dedicada aos Romances Policiais.

Boas leituras

1 comentários:

jed disse...
31 de agosto de 2011 às 17:36

Oba, Thiago. Do Neruda mesmo li Confesso que vivi, que, obviamente, não é um livro policial. Mas este, do Ampuero é totalmente ficcional - falo da história em si, não do personagem real - ou apresenta dados biográficos , digo, tem algo de verdadeiro? De todo modo, vai para minha lista de Desejados no Skoob. Grato.

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails