Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
terça-feira, 19 de junho de 2012
Todas as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajuda-la a reconstruir suas memórias, mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.

Com essa premissa, o livro “Antes de Dormir”, estreia de S. J. Watson, me apresentou uma protagonista confusa, natural para uma amnésica, e que não me conquistou. Quando penso em protagonistas, gosto de imaginá-los com características marcantes e personalidade forte, munidos de algo que chame minha atenção. A amnésia até é uma característica incomum e curiosa, e que, sabendo usá-la bem, como Jonathan Nolan soube ao criar o roteiro do filme “Amnésia” (Memento), pode ser bem interessante. Infelizmente, no caso do livro, não foi. Christine passou metade do livro lamentando sua situação, explicando como é ruim acordar sem reconhecer seu marido, sem lembrar o que aconteceu no dia anterior e etc. Esse lamento em exagero diminuiu o ritmo do livro, tornando a leitura cansativa em certas partes.

No entanto, apesar da protagonista pouco convincente, o autor conseguiu manter um bom suspense em relação à origem do acidente que causou a condição de Christine. Além disso, tivemos as famosas reviravoltas na trama que nós leitores sempre gostamos. Ben, o marido, Claire, a amiga, Dr. Nash, o médico e a própria Christine são suscetíveis à culpa e inocência até o final do livro, o que é bem legal tratando-se de um thriller.

Apesar da ideia ser um pouco batida, que pode ser vista, por exemplo, no filme “Como se Fosse a Primeira Vez” (50 First Dates), foi a primeira vez que a vi aplicada com foco no mistério e, por isso, me interessei pelo livro. Não me arrependi de tê-lo lido, pois fiquei curioso para saber o final da história, que não decepciona no quesito mistério/surpresa, apesar de achar que teria mais impacto em uma versão cinematográfica, mas que poderia ter suas consequências melhor trabalhadas. Para finalizar, um ponto negativo que eu gostaria de destacar, mas que pode ter sido resultado das minhas muitas pequenas leituras (lia cerca de 3, 4 páginas por dia), foi a narrativa. Em determinados pontos eu me confundia, pois não sabia ao certo se o que eu lia era fruto do diário da Christine ou simplesmente a narração dela, o que me incomodava um pouco.

Resumindo, o livro não é uma obra prima, mas para estreia foi um bom trabalho. Segue abaixo um resumo dos pontos positivos e negativos:

Pontos Positivos: Bom suspense e final interessante. 
Pontos Negativos: Narrativa confusa e buracos na trama (difícil falar deles sem contar spoilers).

Nota Final: 8,0

1 comentários:

Anônimo disse...
17 de outubro de 2012 às 10:44

olá eu estou lendo este livro e estou adorando ele e otimo,e recomendo.

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails