Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Olá pessoal, =)

Primeiro gostaria de pedir desculpas pela demora. Meus dias têm sido muito corridos e não pude dar ao blog e a vocês a atenção que merecem. Mas cá estou para contar como foi o 2º Encontro de Literatura Policial. \o/

O encontro começou com poucas pessoas, o que me desanimou um pouco, mas ao longo do evento mais gente foi chegando e passou a ficar bem legal. Os organizadores foram: Laís, do Blog da Coleção Negra, Helô e André do marketing da editora. Logo no início cada um dos participantes se apresentou e falou um pouquinho sobre o que acha da literatura policial e de seus blogs pessoais. Em seguida os organizadores apresentaram o livro Olhos de Falcão e seu vídeo de divulgação, que achei muito bem feito e pode ser visto abaixo:



Depois do vídeo acima foi exibido um segundo com o depoimento da própria autora sobre seu livro. Em seguida foi aberto um bate-papo geral bastante construtivo que teve assuntos como: falta de respeito das editoras com o leitor ao publicar séries fora de ordem, problemas com traduções e livros e autores prediletos. Após o bate-papo foi apresentado o próximo lançamento policial da Bertrand, o livro Domínio Sombrio, da escritora escocesa Val McDermid, que em breve postarei aqui. ;)

Para animar ainda mais o pessoal, a editora realizou um quiz que era pra ter sido individual mas acabou sendo coletivo, onde todo mundo ajudou todo mundo. =P Não levei prêmio nenhum pois não fui sorteado, infelizmente, mas fiquei feliz de ter participado. No final do encontro alguns dos presentes ainda se reuniram para lanchar e continuar o papo em um restaurante.

Pontos Positivos:
  • A reação dos organizadores às críticas feitas. Eles anotaram todas as sugestões e responderam grande parte das dúvidas surgidas nas discussões.
  • Prêmios do quiz. Entre eles exemplares dos livros: Liga, Desliga; Olhos de Falcão e Destino: Inferno.
  • Bate-Papo informal. A troca de informações entre leitor e editora foi realmente muito interessante.
  • Conhecer pessoalmente amigos virtuais. Outro grande ponto alto do evento!! =)
Pontos Negativos:
  • Duração do evento. Achei o tempo muito curto. Ficou um gostinho de quero mais.
  • Cortes no bate-papo para "divulgar" livros. É compreensível, pois era um evento organizado pela editora e um dos intúitos era a divulgação de seus produtos.
  • Minha crise alérgica. Espirrei o tempo inteiro durante o evento... rsrs... Minha cabeça começou a doer por causa disso e meu olho não parava de lacrimejar, ou seja, foi complicado. =P

Resumidamente foi isso que aconteceu. Espero que esse seja o primeiro de muitos encontros aqui no Rio de Janeiro. Adorei conhecer todo o pessoal e bater um papo, mesmo que tenha sido por um tempo curto. Gostaria de aproveitar e parabenizar a Editora Bertrand pela organização do evento. Segue abaixo uma foto de todos os participantes (para quem não me conhece, sou o último da direita na fileira de cima):

Boas leituras

9 comentários:

Unknown disse...
21 de junho de 2010 às 23:20

Sempre muito bons posts.

Carol disse...
22 de junho de 2010 às 08:34

Esses encontros parecem ser muito legais... pena que não moro em sp :(

Leitura Nossa disse...
22 de junho de 2010 às 09:31

Ai que inveja... é nesses momentos que sinto falta de morar em cidade grande...
Como gostaria de participar desses eventos!!

beijos,
Dé...

Natália Alexandre disse...
22 de junho de 2010 às 09:33

Estou eseprando ansiosa a vez de Salvador !!!

Josué de Oliveira disse...
22 de junho de 2010 às 09:35

Hahahaha, morri de rir no "Minha crise alérgica". Tava tenso mesmo, cara.
Ah, e eu sou o cara de camisa branca com estampa de coelho evil com cara de caveira.
No mais, curti, apesar da pouca duração e tal. A experiência foi válida e benvinda. Tomara que rolem outros encontros e que, neles, eu me sente longe do Thiago pra não tomar banhos alérgicos. Hehehe!

Dee disse...
22 de junho de 2010 às 14:34

Inveja masteeeer! Quero muito coisas assim em BH!

Anônimo disse...
22 de junho de 2010 às 18:25

Foi bem divertido. Parabéns à editora! Tomara que agendem outros! Realmente poderia ter durado mais um tiquinho, não é?
Por sinal, também estou na foto. Sou o bonito. hehehehe

Raphael Montes

Coleção Negra disse...
24 de junho de 2010 às 05:49

Ei muito legal seu post, thiago!!! só o li agora e adorei sua franqueza. No entanto, no fim das contas, foi bem legal fazer né? E acredito que ter estado lá como leitor tb! E reunir tanta gente que gosta do gênero. Foi muito gratificante pra nós também!! O feed back de vcs todos foi superimportante!
Uma pena sua crise alérgica :(, mas com certeza sua presença foi ótima.
beijos, Laís

Lorran Feital disse...
29 de junho de 2010 às 15:01

Cara, eu queria muito ter ido nesse encontro, mas fui padrinho de um casamento no mesmo dia. Aí não dá, né.

Temos que promover mais eventos desse tipo. É fantástico.

Parabéns pelo belo post.

Abraço

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails