Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Box 21
Autores: Roslund & Hellström
Protagonistas: Sven Sundkvist e Ewert Grens
Ano: 2010
Número de Páginas: 352
Editora: Planeta

Sinopse: Uma mulher gravemente ferida chega a um dos maiores hospitais de Estocolmo. Os médicos, horrorizados, descobrem que os ferimentos foram causados por espancamento. Seu nome é Lydia Grajauskas. Três anos antes, Lydia e sua amiga Alena Sljusareva foram seduzidas pela promessa de uma vida melhor em Estocolmo, porém, em pouco tempo descobriram que foram vendidas a aliciadores para serem escravas sexuais. Ainda durante a viagem, as jovens são estupradas e espancadas. Ao chegarem ao seu destino, são aprisionadas em um cativeiro e obrigadas a se prostituir. O policial Sven Sundkvist e o introspectivo detetive Ewert Grens estão de plantão quando Lydia é resgatada e levada ao hospital. Ao chegarem lá, porém, eles têm outro objetivo em mente: interrogar um traficante de drogas que é levado ao mesmo hospital após sofrer uma overdose. Sundkvist e Grens sabem que o traficante foi companheiro de cela do mafioso Jochum Lang, um criminoso que 25 anos antes, foi o responsável por ferir a companheira e parceira de Grens, deixando-a com danos cerebrais e físicos irreversíveis. Enquanto Lydia está no hospital, Alena consegue fugir. Orientada por Lydia, ela caminha até a Estação Central de Estocolmo onde os poucos pertences que conseguiram juntar estão guardados em um armário, o Box 21. Alena consegue levar o conteúdo do armário para Lydia que partirá em uma busca desesperada por vingança. De maneira surpreendente, histórias paralelas se encontram carregadas de tensão, e caminham para um inesperado clímax.

Fatos: Anders Roslund é um dos mais ilustres jornalistas da Suécia e trabalhou durante muitos anos como chefe de notícias para a equivalente suéca da CNN e da BBC. Borge Hellström é um ex-criminoso que trabalha para reabilitar jovens delinquentes e dependentes de drogas, e foi um dos fundadores da instituição de prevenção de crimes chamada KRIS. Box 21 foi indicado para 4 prêmios: The Swedish Academy Crime Writers, The Swedish Booksellers' Prize, The Platinum Pocket Award e The Stockholm City Prize, sagrando-se vencedor nos últimos 2.

Comentários na Amazon

Média dos Votos
3.8 / 5

28 Votos
5 estrelas:
(10)
4 estrelas:
(7)
3 estrelas:
(7)
2 estrelas:
(2)
1 estrela:
(2)

Boas leituras

7 comentários:

Natália Alexandre disse...
7 de julho de 2010 às 14:27

Nossa.... a cotação ta apertadinha, mas se concorre a 4 prêmios deve ser ao menos bonzinho :):)

bjss

La Sorcière disse...
7 de julho de 2010 às 20:23

O livro é bem a minha cara, gosto de enredos assim bem sombrios... mas minha fila tá imensa e eu tô mais modesta com meus planos de leitura...
Bjks
Alê

Ana Clara disse...
8 de julho de 2010 às 18:42

Violência e vingança... Achei interessante.

mas minha fila tá imensa e eu tô mais modesta com meus planos de leitura... [2]

Sapo Joe disse...
12 de agosto de 2010 às 14:35

Comecei a ler este livro por bons comentários na internet e por este post. Me chamou a atenção que na livraria, o livro vinha envolto por uma tarja lacrada dizendo "Aviso: Conteúdo violento e polêmico".

Ainda não terminei ele, mas tá demorando para engrenar a história.. espero ansioso quando pegar fogo. Postarei o que achei assim que terminar.

Unknown disse...
22 de novembro de 2010 às 15:10

Estou finalizando a leitura do livro. No entanto, não deu para entender como foi capaz de ganhar tantos prêmios. É do tipo de livro que você mesmo se pergunta se não seria capaz de fazer melhor. Infelizmente, a falta de cuidado na tradução, inúmeras passagens desnecessárias aliada a má estruturação da edição indicam que o que vêm impresso na capa e adjuntos não faz o livro. Pelo menos não, na minha opinião.

Anônimo disse...
16 de dezembro de 2010 às 00:58

Esse livro é demais! e "A Besta" dos mesmos autores segue a mesma linha! quem gostou da narrativa de Box 21 vai adorar A besta!

Anônimo disse...
23 de fevereiro de 2011 às 17:20

Tb achei o livro confuso e lento. Sem contar que realmente o que está na capa não condiz com o interior do livro. Gostei de "A Besta" dos mesmos autores mas esse não convenceu,pena!

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails