Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
terça-feira, 6 de julho de 2010
Infelizmente o Brasil deu adeus à Copa do Mundo de 2010. Ahhhh =/. Mas de quem foi a culpa? Dunga? Felipe Melo? Mick Jagger? Galvão Bueno? Não sei, mas agora também não adianta ficar chorando e lamentando a derrota. Bola pra frente e que venha 2014, e dessa vez sem o Dunga!! \o/

Mas Thiago, por que você tá falando sobre Copa do Mundo em um blog sobre literatura policial? Calma, calma universitário. Logo você vai saber. Todos sabem que a Copa foi a primeira a ser realizada no continente africano e que o país escolhido para sediá-la foi a Africa do Sul, certo? Então, que tal falarmos um pouco sobre romances policiais sul-africanos? Pois é, lá não se fala só em jabulani, vuvuzelas e nos bafana-bafana não.

Enquanto pesquisava na internet eu encontrei dois livros que gostaria de destacar, Blood Safari e A Beatiful Place to Die, de Deon Meyer e Malla Nunn respectivamente, ambos autores sul-africanos. Eis os livros:

Blood Safari (Onsigbaar)
Autor: Deon Meyer
Protagonista: Lemmer
Ano: 2009
Número de Páginas: 384
Editora: Atlantic Monthly Press

Sinopse: Quando alguém rico e famoso visita a África do Sul, sua primeira parada é na Body Armor, uma companhia de segurança pessoal que oferece dois tipos de proteção: grandes e intimidadores homens musculosos chamados de "gorilas", ou magros e famintos ex-guarda-costas do governo, conhecidos como "invisíveis". A pequena e bela Emma le Roux vê o nome de seu irmão divulgado como principal suspeito de assassinatos em Cape Town, fato que seria impossível, já que ele está desaparecido e dado como morto há vinte anos. Ao tentar investigar, Emma é atacada e, por pouco, consegue escapar. Então, para ajudá-la, ela decide contratar Lemmer, um "invisível" que nunca falhou como guarda-costas. Enquanto procuram por respostas, eles se envolvem em tensões raciais e políticas, ganância, corrupção e tanta violência que se Lemmer falhar, ambos estarão mortos.

Fatos: Deon Meyer nasceu na cidade de Paarl, na África do Sul. Após o serviço militar e de estudar na Universidade de Porchefstroom, ele ingressou como repórter no Die Volksblad, um jornal diário. Desde então ele trabalhou como assessor de imprensa, redator publicitário, diretor de criação, gerente web, estrategista de internet e consultor de marca. Atualmente vive em Melkbosstrand, ainda na África do Sul, com sua esposa, Anita e quatro filhos.

Comentários na Amazon

Média dos Votos
4.3 / 5

49 Votos
5 estrelas:
(26)
4 estrelas:
(15)
3 estrelas:
(6)
2 estrelas:
(2)
1 estrela:
(0)


A Beautiful Place to Die
Autora: Malla Nunn
Protagonista: Emmanuel Cooper
Ano: 2009
Número de Páginas: 384
Editora: Atria

Sinopse: Em 1950, na África do Sul, a cor da pele de um assassino importa mais do que a própria justiça. Quando o capitão Willem Pretorius, um policial africâner, é brutalmente assassinado na pequena cidade de Jacob's Rest, o detetive Emmanuel Cooper é enviado para investigar. Os africâners locais e a família do oficial morto veem Cooper, um sul-africano "inglês", com suspeita. Logo, a poderosa policia Security Branch é designada para assumir a investigação. Mas Cooper não está interessando em conveniências políticas, ou fazer amigos de alto cargo, ele somente quer o assassino atrás das grades. Enquanto ele faz sua própria investigação, ele descobre a violência, os segredos e os desejos por trás da fachada perfeita de Jacob's Rest. Quanto mais ele cava, mais perigosa a investigação se torna. Cooper tem seus próprios segredos, e se ele conseguir sobreviver tempo suficiente para descobrir a verdade sobre a morte do capitão Pretorius, isso pode salvar sua vida.

Fatos: Nunn Malla nasceu na Suazilândia, África do Sul e atualmente mora em Sydney, na Austrália. Ela é um cineasta com três filmes premiados com o seu crédito e já escreveu seu seu segundo romance, chamado "Let the Dead Lie". "A Beautiful Place to Die" foi indicado para os prêmios Edgar e Macavity, ambos em 2010.

Comentários na Amazon

Média dos Votos
4.3 / 5
53 Votos
5 estrelas:
(26)
4 estrelas:
(20)
3 estrelas:
(4)
2 estrelas:
(2)
1 estrela:
(1)

Espero que tenham gostado e que alguma editora se interesse, pois os livros parecem bem interessantes, principalmente o segundo (estou pensando em comprá-lo em inglês mesmo). O post demorou mas chegou. =)

Boas leituras

2 comentários:

Dee disse...
6 de julho de 2010 às 12:37

Gostei mais do primeiro do que do segundo.

Droga, tenho que parar de ler esses posts sobre livros importados! Tenho mais vontade de comprá-los do que os em português!!!

Elvis disse...
6 de julho de 2010 às 20:41

Que post Thiago, sempre pensava em ti pedir pra falar sobre escritores da África e até que enfim chegou....kkk, meu sonho de consumo é ler Malla Nunn e Deon Meyer, mas preferencialmente Malla........parabéns pelo post, perfeito!

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails