Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Índole
Autor: Kito Mello
Protagonista: Márcio
Ano: 2010
Número de Páginas: 352
Editora: Livropronto

Sinopse: Nascido em um lar conturbado, Márcio apanha calado da mãe desequilibrada, cresce sendo humilhado constantemente por seus pais que lhe ensinam sempre as piores lições, carregando por conta disso, muita mágoa em seu coração. Quando torna-se adulto, é envolvido em uma trama suja que o leva preso. A primeira noite é um pesadelo; do interior das celas ouvem-se os gritos de sevícias que outros presos mais fracos sofrem, outros cantam raps imitando o som de disparos de pistolas, fuzis e granadas. Provada sua inocência, ele sai da prisão, mas é rejeitado por todos. sem esperanças, perde a vontade de viver e acaba internado em uma clínica psiquiatrica, mas acaba fugindo. Com a ajuda de um médico e um advogado, consegue regularizar sua situação, mas está literalmente sozinho, sem família, trabalho e filhos. Seu último bastião de afeto é seu avô, mas durante o tempo em que esteve preso, o avô morreu. Confrontado com seus algozes, vem à tona a vontade de vingar-se de todos os que destruíram seus sonhos e dá termo a sua vendeta. Pressionado para não ser preso novamente, ele foge para fora do país e acaba conhecendo um homem que o convida para trabalhar em uma organização sionista em Israel que combate o terrorismo. Lá ele encontra Sarah e por ela se apaixona, mas ela se decepciona quando descobre o que ele faz. Há um desencontro entre eles, e somente 10 anos depois, ele retorna para reconstruir sua vida e reencontrar seu amor, mas o passado tem uma conta alta a lhe cobrar.

Fatos: Autor-Roteirista, nascido no Rio de Janeiro, em 1962, formado em Administração de Empresas e Educação Física, mas depois de viajar por 1 ano e 2 meses, até o Alasca, em Prudhoe Bay e escrever um Diário de Bordo, descobre sua verdadeira vocação e participa de vários cursos de formação para roteirista, workshop, seminários internacionais, concursos literários, editais, festivais e mostrasde cinema, onde concorre e ganha algumas premiações.

OBS: Pela sinopse não consideraria um romance policial, mas recebi informações do autor que sim. O livro tem até trailer com narração de Cid Moreira. Confira:



Boas leituras

4 comentários:

A VERDADE SOBRE A TERRA disse...
26 de novembro de 2010 às 20:18

Bora fazer uma parceria? Os 200 primeiros seguidores de @livrokito no twitter, indicados por vc, concorrerão ao sorteio de um exemplar de Índole autografado. Vc faz o teu controle e as promoções para os que seguirem e derem RT à partir de vc.

Um abraço.

Kito Mello

Anônimo disse...
17 de fevereiro de 2011 às 18:32

Acabo de receber mais uma resenha de Índole pelo Blog: "Livros me Mordam", que me deixou bastante feliz. Para quem ainda está em dúvidas sobre começar a lê-lo, disponibilizo a resenha na Íntegra.

"Índole é um livro que traz pra nós, uma história que poderia ter sido vivida por qualquer garoto que cresce em um lar desestruturado.

O livro é uma biografia não autorizada de uma personagem imaginária que poderia ser encontrada numa caminhada por aí.

Márcio nasce dentro de um lar infeliz com um pai malandro da pior espécie, uma mãe gananciosa até o último fio de cabelo e uma irmã completamente influenciada por esse clima impróprio e hostil.

Para que você entenda a vida de Márcio, tem que entender a história de seus pais. É exatamente ali que tudo começa. O avô paterno da personagem principal é um homem honesto, trabalhador ao extremo e muito determinado a conquistar uma vida estável, mas é exatamente por isso que peca. Logo se torna um pai omisso na vida do filho único, Saulo, (pai de Márcio) e o guri acaba crescendo acalentado pela mãe que apesar de ver todos os defeitos do rapaz, tapa o sol com a peneira.

Como resultado, Saulo se torna um canastrão de marca maior, leva várias mulheres para cama e não aceita a fidelidade no casamento com Heloneida.

Dessa forma Márcio e Bia, sua irmã, crescem, cada um à sua maneira, influenciados pela ausência da verdadeira maternidade e paternidade.

Márcio ainda dá sorte porque seu avô se aproxima dele, o que gera bons frutos para o caráter do menino. Eu disse caráter.

Dessa forma Márcio cresce tentando escrever sua vida de forma melhor e abre mão de algumas coisas por algum tempo, mas não há maneira de se livrar de sua própria índole. Não mesmo.

O livro tem em suas 344 páginas um grande história pra contar. Conhecer Márcio foi uma lição de vida onde eu aprendi que você é o que quiser ser, apesar de toda e qualquer circunstância.

Kito escreve de forma primorosa, com um vocabulário um pouco além dos romances que têm saído por aí. A cada página eu queria já ter lido cinco, só para saber o que estava pra acontecer.

Confesso que avancei algumas vezes, por curiosidade, mas depois voltei. haha.

O cenário carioca é bem explorado, o autor aproveitou a Cidade Maravilhosa para ambientar um ''caso da vida'' com propriedade e maestria.

Por vezes senti o livro como um roteiro de novela de TV, dadas as descrições e contextualizações sempre bem escritas e delongadas.

Nessa novela, cada capítulo guarda uma linha imprescindível de uma enorme tapeçaria que é a vida da personagem e todos que a envolvem.
E bem como em qualquer novela, o mocinho faz coisas boas e ruins. O caráter e a crença de Márcio são revelados às pitadas. O que nos faz sentirmos envolvidos com ele, ainda mais compadecidos com sua situação.

Márcio é apenas fruto, até certo momento, do que fizeram com ele. Cada passo, escolha e atitude foram motivadas pelos erros e acertos das pessoas ao seu redor.

Mas ainda falando da enorme tapeçaria, existe mesmo esse exemplo em algumas culturas. Quando você olha o lado contrário, o avesso do tapete, não entende bem e não vê a beleza no meio de tantos fios embolados. Mas quando você vê o lado certo percebe que cada linha é importante para a fabricação de uma linda tapeçaria.

Ler e quase viver a saga de Márcio pela sobrevivência nessa jaula de sentimentos selvagens que existe dentro dele, tendo como adestradora sua própria índole, vale a pena.

Kito escreve muito bem, teve uma ideia arrebatadora, que é falar da realidade e como isso resulta, o que não podia ser diferente, o que faz de Índole um dos melhores livros sobre a realidade que eu já li.

Autoria nacional de altíssimo nível.

Parabéns, Kito."

Índole:
Cinco Estrelas

O livro já se encontra à venda na FNAC, Cultura, no Blog do autor, na Estante Virtual e no site da Editora.

A promoção aqui continua. E no twitter @livrokito, quando chegarmos a 200 seguidores sortearei 2 livros.

Abs.

Kito Mello

Anônimo disse...
4 de março de 2012 às 10:55

hummm.....
pra quem conhece o autor, essa é uma biografia " "
pois,não relata a verdadeira história do personagem , caracterizando ficção....

Day disse...
21 de setembro de 2012 às 06:47

Um dos melhores livros que li nos últimos tempos, por ser carregado de humanidade, ou seja, mostra a verdadeira face da sobrevivência de um ser machucado pela vida. Amo!

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails