
Quando Tommy Campbel, estrela de um time de futebol americano da NFL, é encontrado morto, posicionado exatamente como a escultura de Baco, de Michelangelo, ela é informada pelo FBI que a "obra de arte" feita pelo assassino foi dedicada a ela.
A polícia acredita que a pista-chave que liga o assassinato à professora é o controverso livro que Cathy escreveu sobre Michelangelo e suas esculturas, chamado "Adormecidos na Pedra", e por isso, resolvem contratá-la como consultora para acharem mais rapidamente o "Escultor", como o próprio assassino se autodenomina.
O "Escultor" é meticuloso e extremamente detalhista. Sua obra possui tanta semelhança com a original que até mesmo Cathy teve dificuldades para reconhecer que havia uma pessoa morta por trás da estátua branca pulverizada com Carrara, mesmo tipo mármore que Michelangelo utilizava em suas esculturas.
Começa então uma caçada liderada pelo Agente-Especial-Solteiro-Bonitão Sam Markham, do FBI e pela Bela-Professora-Recém-Divorciada Catherine Hildebrant (romance no ar?) visando parar o “Escultor” antes que ele faça mais vítimas.
O que achei mais interessante no livro, além da trama em si, é que em diversos momentos eu ficava tão curioso a respeito de algumas observações e curiosidades apresentadas sobre Michelangelo e seu trabalho que corria para a internet para me informar melhor e saber se era verdade mesmo. Acho que nunca aconteceu algo parecido comigo com livro algum.
Outro ponto positivo que achei foi a maneira como o autor elaborava os diálogos. De alguma forma ele parecia saber exatamente as perguntas que surgiam na minha cabeça enquanto lia a conversa entre os personagens. O mais interessante é que de repente eu era surpreendido por um deles fazendo exatamente a mesma pergunta que eu havia pensado. Quando isso acontecia eu me sentia como se estivesse participando da investigação através de um personagem que falava por mim. Bem legal.
Como não podia deixar de ser, o livro também tem seus aspectos negativos, como por exemplo, o final (poxa, logo o final?). Não que tenha sido ruim, mas achei que poderia ser melhor trabalhado e com mais surpresas. O final do final (rsrs) até é bem surpreendente (e indica uma possível continuação), mas o seu desenvolvimento nem tanto, pareceu que o autor queria terminar logo o livro, sabe?
Fora o desfecho, outro ponto negativo, que não é nem por mim, mas sim pensando de uma maneira geral, é que existem algumas passagens meio fortes, que acho que nem todos curtem ler, e que também não vou falar sobre para não estragar. =P
Por fim, digo para quem está com o inglês em dia que vale a importação e o tempo gasto, pois o livro é ótimo. Fica a dica para as editoras também. ;)
Para mais informações sobre o livro clique aqui.