Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Sempre gostei de ler, e após a leitura de tantos livros me surgiu uma vontade de um dia escrever um. Ficava imaginando como seria ter uma história própria publicada, elogiada ou criticada... E o que me motiva a um dia realizar esse sonho é saber que certas pessoas estarão dedicando boa parte do tempo delas entretendo-se com algo que saiu da sua cabeça, que você criou.

Infelizmente escrever um livro não é uma tarefa fácil (pelo menos pra mim), já tentei também escrever músicas e na minha opinião nunca ficaram boas.. rsrsr
Meu grande problema é a falta de criatividade (acho que é o problema de todos que tentam escrever um livro e não conseguem). Não consigo ter boas idéias, e quando tenho, é muitooo parecida com algo que já existe.

Na minha última viagem fiquei pensando no ônibus algumas idéias para livros, e como sempre, só apareciam na minha mente algo que já foi escrito ou histórias absurdas e sem sentido. Mas de todas essas idéias que tive 2 se destacaram, me fazendo crer que poderiam dar certo se fossem exploradas corretamente e bem escritas (o que acho difícil eu conseguir.. rsrs.

1 delas eu postarei agora na forma de sinopse, a outra ainda não finalizei, mas assim que eu terminar, colocarei aqui no blog pra vocês avaliarem.

Fiz até uma capa pro livro..hahauhahua
Espero que gostem.. aí vai:


Coincidências
Autor: Thiago Carvalho
Ano: 20??
Número de Páginas: Indefinido

Sinopse: Henry Caldwell Henrique Castro era um rapaz ímpar. Bonito, bom caráter, inteligente e de um futuro certamente promissor, Henry Henrique levava uma vida tranqüila até que sua noiva, Sandra Rummerfield Rocha, uma linda jovem de 25 anos, foi assassinada 1 dia antes de seu casamento em uma tentativa de assalto onde ela teria reagido. Depois de 2 anos sem relacionamentos sérios, Henry Henrique, hoje um empresário bem-sucedido dono de um patrimônio estimado em 7 milhões de dólares reais, conheceu Elisa Friis Frias, uma mulher atraente por quem se apaixonou perdidamente. Não precisou de 1 ano para que Henry Henrique idealizasse Elisa como a mulher de sua vida e a única capaz de fazê-lo esquecer totalmente da morte de sua ex-noiva Sandra. O empresário então não perdeu tempo e pediu a moça em casamento, que não pensou duas vezes em aceitar o pedido do milionário. De casamento marcado e com sua empresa faturando cada vez mais, Henry Henrique não poderia estar mais feliz. Mas por ironia do destino, 1 dia antes do casamento, por coincidência ou não, Elisa sofre um acidente fatal que deixa todos em estado de choque. Inconformado com a morte de sua amada, o empresário quer respostas e para isso ele começa uma busca incessante pela verdade escondida atrás desses acontecimentos desastrosos e descobre que nem tudo foi o que pareceu e nem todos são inocentes como imaginava. Ele passa a crer que tudo está interligado e foi premeditado para tentar destruí-lo, e em sua lista de suspeitos, não falta gente com motivos para isso.

Gostaria que vocês dessem suas opiniões sobre a sinopse e o título. Podem mandar por e-mail: romancespoliciais@gmail.com, utilizar o formulário de contato ao lado ou até mesmo opinar por comentário nesse post. Críticas, sugestões e etc serão bem-vindos.

Obrigado desde já.

Boas leituras.

14 comentários:

Unknown disse...
18 de janeiro de 2008 às 14:58

gostei muito!
acho que dá pra desenrolar uma história bem legal...só pela sinopse já deu vontade de ler...=)
gostei dos nomes também...=)
beijos!

Anônimo disse...
18 de janeiro de 2008 às 22:37

vim no seu site por causa de um post no orkut. Vc pediu para darmos opnião, então lá vai:
Seu livro será claramente um suspense policial com um enredo interessante porém demasiado "batido". Surpreende-me o fato de vc, um autor brasileiro, usar nomes de personagens "americanizados", colocando-se no filão de best-sellers americanos, falta originalidade... Usar o plano de fundo já batido dos policiais americanos é enveradar pelo lugar comum e, pior, alienígeno à nossa cultura. Creio que fosse uma boa idéia trazer o enredo para um contexto brasileiro, nada de nomes de romance americano e, eu diria, nada de empresários, afinal, isso é o comum desse tipo de gênero mas não é o que existe no dia-a-dia. Escrever a mesma idéia com personagens e cenários bem brasileiros, daqueles que vemos na rua todos os dias, na minha opinião, faria um livro melhor. Pode parecer difícil escrever sobre nosso enredo, parece não ser fértil para histórias, mas isso ocorre porque é um terreno original, mata virgem, a ser explorado por nossa imaginação e não seguindo a trilha mais que consolidada que outros deixaram para trás.

Thiago Carvalho disse...
18 de janeiro de 2008 às 23:11

Obrigado pelos comentários acima !!

Realmente passarei a usar um plano de fundo brasileiro. De início pensei que seria mais fácil escrever um enredo americanizado, mas logo depois vi que nada melhor do que falar de algo que eu vivo, que é a minha realidade.

Obrigado pelos conselhos pessoal !!
Continuem postando a opinião de vocês, que é muito importante para mim.

Abraços

Anônimo disse...
19 de janeiro de 2008 às 12:45

Também vi seu comentário no orkut e resolvi postar aqui.

Eu concordo com o rapaz aí de cima. Logo que comecei a ler sua sinopse vi que suas idéias são boas, prenderiam o leitor sim, porque a maioria das pessoas gosta de um bom romance policial (eu gosto). Mas eu também senti um pouco a falta de originalidade, muita coisa á explorada em romances desse gênero americanos. Eu sei que esses são os mais comuns, difícil um romance policial brasileiro, mas eu cito "Agosto" de Rubem Fonseca como um ótimo exemplo. E ele ainda usou o contexto histórico, o que, pra mim, deixou o livro bem mais atraente.

Talvez para se fazer um romance desse tipo com pano de fundo brasileiro você precise de alguma (ou muita) pesquisa. Mas acho que valeria a pena investir. Você é criativo e temos poucos autores explorando essa linda, no Brasil ;)

Anônimo disse...
19 de janeiro de 2008 às 14:12

É, eu também concordo com o que já foi dito. o/

Thiago Carvalho disse...
19 de janeiro de 2008 às 14:28

Obrigado mais uma vez pelos comentários, vocês estão me ajudando muito !!

Tentarei pensar em algo para transportar a trama para o Rio de Janeiro e vou modificar algumas coisas na sinopse para parecer menos clichê !!

Eu tenho já uma sinopse para outro livro.. postarei-a mais tarde !! Espero que gostem, apesar de achar a outra história mais clichê do que essa, pois é de serial killer.. =P

Fuiiii

Mr. Letras disse...
19 de janeiro de 2008 às 20:39

Foi uma ótima iniciativa passar o enredo no Brasil. Isso deixa o seu estilo de escrita um pouco fora do de Sidney Sheldon, pois foi isso que eu senti ao ler a sua sinopse.

Caso você queria mais opiniões, pode pedir. Passarei a sua sinopse para um grande mestre da literatura da nossa cidade aqui. Ele é um ótimo crítico e creio que poderá te ajudar.
Colocarei também o link do seu blog lá no meu para ajudá-lo.

Abraço.


www.mrletras.blogspot.com

Anônimo disse...
19 de janeiro de 2008 às 21:11

Realmente é uma boa idéia Thiago. Acho que você poderia evitar esses famosos clichês, por exemplo, fazendo personagens mais comuns, sem idealizações. Mesmo o seu "herói", faça-o mais humano, apresente seus defeitos, deixe no ar seu caráter. Isso ajuda a criar mais suspense.

Thiago Carvalho disse...
19 de janeiro de 2008 às 21:33

Mr. Letras:

Fico muito grato pela ajuda oferecida !! Colocarei o link para o seu blog aqui também, sempre que precisar de uma força também, pode contar comigo !!

Abraços

Ricardo Duarte:

Obrigado pela sugestão e pelo contato. Quanto a "humanização" do personagem com certeza ela será feita. Mas somente no decorrer do livro eu apresentaria os defeitos do meu "herói". Vou tentar pôr algo na sinopse que não deixe ele tão herói assim.

Valeu pelas dicas !!
Abraços

denizeker disse...
21 de janeiro de 2008 às 21:43

Acho que vc deve continuar sim, tem tudo para dar certo. O começo é legal, e eu gostei das idéias que te deram.
Seria interessante se vc continuasse a postar o livro, pelo menos o início dele.
Vc conhece o livro Os anjo de Badaró? Ele foi escrito pela internet e eu amei esse livro, li em um dia.
"Mário Prata escreveu seu novo livro ao vivo pela Internet, durante seis meses. Nesse período os internautas acompanharam a criação da obra e sugeriam mudanças. O enredo traz uma morte misteriosa, pitadas de sexo e muito humor. Conhecemos a história de Ozanam Badaró, um ginecologista que tirou a sorte grande, pois seu trabalho consistia em "provar" garotas de programa."

Thiago Carvalho disse...
21 de janeiro de 2008 às 21:55

Denize

Não conheço esse livro não.. mas vou procurar me informar !!

Meu medo de ir postando o livro pela internet é roubarem a idéia. Tudo bem que não tenho pretenção nenhuma de virar me tornar um autor de sucesso, mas vai que o livro acaba ficando interessante e alguém vai lá e me toma. O que posso fazer é postar tipo só os 2 primeiros capítulos...

Minha idéia era terminar esse livro até o fim desse ano. Mas não sei se vou conseguir.. esse ano vai ser meio atarefado.

Obrigado pela visita, pelo comentário e pelas sugestões.

Beijos e volte sempre

Anônimo disse...
22 de janeiro de 2008 às 17:52

Ei, Amor!!!
Não resisti e resolvi dar uma passadinha por aqui..rsrs
Quero te dizer que é uma idéia ótima..e gostei do segundo comentário feito, muito interessante mesmo dar um toque brasileiro nesse livro, mostrando como o país "vive"..afinal, existem histórias ótimas a nível de Brasil, né..rsrsr!!!
Quero dizer tb que estou muito orgulhosa com sua iniciativa e estarei te apoiando sempre, pode contar comigo com algumas idéias..rsrsr..vamos colocar um pouco de coraçõezinhos, ursinhos e estrelinhas..rsrsrs
Passarei sempre por aqui...com tanto capricho que este blog está..confesso que estou despertando o gosto por romances policiais..rsrsrs
Te amo muito!!
bjOkas!

Thiago Carvalho disse...
24 de janeiro de 2008 às 02:43

Ôô princesa..
Obrigado pela força !!

Você é a que mais está me animando e me ajudando a colocar essa minha idéia em prática.
Quero muito te agradecer por isso..

Com certeza, se eu conseguir escrevê-lo, o livro terá uma dedicatória à você, tá ??

Espero que você passe a gostar de romances policiais mesmo.. assim você me ajuda nas despesas dos livros comprando alguns..hahahaha

Obrigado por tudo
Te amo muito !!
Beijos

Anônimo disse...
18 de janeiro de 2009 às 15:33

Oi!
Meus parabéns, sua idéia é muito legal!
Também sonho em virar escritora, mas sempre acho que meus livros ficam muito amadores.
Recentemente comecei um livro que acho que vai ter algum futuro! É de ficção, mas não vou falar a idéia aqui pois tenho medo de alguém roubá-la! rsrsrs..
É uma história interessante... até eu achei, e olha que eu não curto muito histórias policiais...
Beijos, boa sorte pra sua carreira!! ;D

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails