Os Subgêneros da Literatura de Crime e Mistério
 
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Jogos Sagrados (Sacred Games)
Autor: Vikram Chandra
Protagonista: Sartaj Singh
Ano: 2008
Número de Páginas: 992 (isso mesmo 992)
Editora: Companhia das Letras
Previsão de Lançamento: 26/09/2008

Sinopse: O herói e o vilão de "Jogos Sagrados" não se conhecem pessoalmente; trocam umas poucas palavras pelo interfone, tamanha a distância que separa o humilde inspetor Sartaj Singh de Ganesh Gaitonde, chefão da máfia de Mumbai.A suspeita morte do gângster no bunker que mandou construir em Mumbai marca o início da investigação que levará o detetive Singh a uma jornada pelas contradições e mistérios da Índia moderna, onde tradição e mudança se chocam diariamente. A trajetória de Gaitonde é contada pelo próprio, em retrospectiva linear. Já o sinuoso caminho que Sartaj Singh percorre até chegar aos motivos que levaram o gângster ao suicídio, caracterizado por idas e vindas, avanços e retrocessos, serve de metáfora para a conturbada trajetória do país. A descrição crua e seca da violência em "Jogos Sagrados" transcende o meramente sangüinário graças à nitidez das histórias em quadrinhos que inspiraram o autor. Elementos da cultura pop, como agentes secretos e gurus fanáticos, convivem com o imenso caldeirão de tradições da cultura indiana. Sartaj Singh, policial ligeiramente corrupto, cansado de sua luta inglória, enfrenta com cinismo pessimista os inúmeros obstáculos que impedem a solução de um mistério capaz de ameaçar em seu desfecho a própria existência da Índia. Já Gaitonde, ajudado pelo consultor financeiro especializado em lavagem de dinheiro Paritosh Shah, envolve-se com um grupo extremista que pretende acirrar as disputas entre hindus e paquistaneses até levá-los a uma guerra sem quartel. Quando se dá conta do alcance do projeto que ajudou a concretizar, o poderoso gângster entende que não passa de um peão no xadrez implacável da luta política, e que pode ser descartado. E começa uma corrida contra o relógio que o levará ao desespero.

Fatos: Vikram Chandra é um autor indiano que já venceu diversos prêmios e vem recebendo muitos elogios da mídia pelos seus livros e contos. Jogos sagrados venceu o Hutch Crossword Book Award de 2006 como o melhor de livro de ficção.

Comentários na Amazon

Média dos Votos


57 Votos
5 estrelas: 52% (30)
4 estrelas: 19% (11)
3 estrelas: 10% (6)
2 estrelas: 10% (6)
1 estrela: 7% (4)

Boas leituras

2 comentários:

Eduardo disse...
24 de outubro de 2009 às 11:41

O livro eh bom. A trama, os personagens, contudo se voce gosta de livros com acao desista desse. A estoria eh construida lentamente ao longo das suas 992 paginas. Lembra o poderoso chefao, ambientado na India e com menos acao..

Unknown disse...
23 de fevereiro de 2010 às 13:16

gostei da dica, e aqui vai a minha...li um livro "A Ordem é Amém", que relata a história de um falso pastor que tem sua vida transformada por Deus, é um livro muito surpreendente e emocionante, leiam vcs vão gostar eu o encontrei no site:www.seteseveneditora.com.br

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!

Related Posts with Thumbnails